Muito tem se ouvido falar em diversidade nas empresas e, também, fora delas. E não é para menos: vivemos uma nova realidade no mundo atual, na qual há espaço de sobra para todos e que não permite mais nenhum tipo de exclusão e diferenciação de pessoas. Afinal, se há tanta modernidade e evolução em tudo que nos cerca, nada mais natural do que movimentar a sociedade para que evolua também, deixando os preconceitos e a falta de empatia, de lado. Então, faça parte dessa transformação social e confira esse artigo!

O papel do RH na busca da diversidade e da inclusão social

Promover a diversidade no seu quadro de colaboradores ainda é um desafio para a maioria das empresas. Isso ocorre por diversos fatores, entre os quais predominam a quebra de paradigmas e a conscientização de líderes e gestores. 

Se por um lado há um trabalho significativo das áreas de gente das empresas, para torná-las aderentes ao movimento da diversidade e da inclusão, promovendo essa ideia nos canais de recrutamento e difundindo por toda a empresa; por outro, é preciso que o RH se engaje para que esse movimento não pareça meramente comercial, mas sim, um objetivo fidedigno da instituição.
E não há dúvidas de que a melhor forma de fazer isso é conscientizando a empresa como um todo, sobre a importância de atrair talentos de todos os gêneros, raças, etc.; incluindo a abertura de oportunidades para pessoas com deficiências e, também; incentivando o protagonismo feminino na empresa.

vagas programathor

Mas afinal, o que é diversidade e como promovê-la na empresa?

Ao falar de diversidade é preciso ter em mente que isso vai muito além de preferência sexual, como a maioria das pessoas pensam. Pois, a diversidade envolve gênero, deficiência, origem, idade, etnia, estado civil, religião, além de estilos de vida e de pensamento. Por isso, é preciso ter cuidado e estar por dentro do que deve ser trabalhado na empresa, para conscientizar a todos, antes de pensar em incluir a diversidade nos processos de recrutamento e seleção.

A diversidade e a inclusão e o papel do RH

Para facilitar esse processo é importante que o RH:

  • Promova ações que enfatizem a relevância da diversidade para os gestores e líderes da empresa;
  • Saliente que essa inclusão torna a empresa um ambiente muito melhor para o convívio e desenvolvimento de pessoas, uma vez que oferece a oportunidade de respeitar ideias opostas, conhecer e admirar histórias de vida variadas e aprender sobre novos hábitos e culturas;
  • Reforce os conceitos de diversidade e inclusão, solucionando possíveis conflitos e má interpretações;
  • Reforce a importância e os benefícios da empresa em manter equipes com qualidades distintas, incluindo variados grupos culturais;
  • Deixar claro para todos que um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo é mais saudável, além de colaborar significativamente com a conscientização da sociedade.

É importante também que o RH busque o engajamento dos envolvidos e mantenha uma comunicação transparente com toda a empresa.

Benefícios de promover a diversidade e a inclusão social

Quando uma empresa é inclusiva, ela permite que seus colaboradores enxerguem seus objetivos e compartilhem das mesmas ideias. Isso impulsiona a empresa rumo as inovações e transformações necessárias para acompanhar as tendências de mercado, destacando-a.

Além disso, existindo respeito e ética, é normal que haja menos conflitos no ambiente de trabalho, com mais colaboração, empatia e aceitação das diferenças. Assim, a empresa cresce financeiramente e culturalmente, tornando-se bem-sucedida.

Você está pronto para fazer parte deste movimento?

A Constituição Federal diz que todos somos iguais perante a lei, com direitos e deveres. Mas já que boa parte da sociedade infelizmente ainda tem dificuldade para aceitar e aplicar isso, que cada empresa possa então fazer a sua parte para reverter esse cenário. O que você pensa sobre isso? Deixe aqui os seus comentários!

diversidade nas empresas

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar