Com o contínuo avanço da tecnologia de inteligência artificial, surgiram novas possibilidades para a sua aplicação em empresas que buscam inovar e manter sua competitividade no mercado. Um uso cada vez mais popular é no recrutamento e seleção de funcionários, processo que normalmente demanda muito tempo e energia da equipe de RH.

Com a ajuda da inteligência artificial, o recrutamento e seleção estão cada vez mais rápidos, funcionais e apresentando resultados mais satisfatórios. Se você deseja entender melhor como essa tecnologia pode ajudar o RH de uma empresa, confira esse post!

O que é a inteligência artificial?

Em resumo, a inteligência artificial é uma tecnologia criada para imitar a capacidade humana de analisar dados, resolver problemas, detectar erros e tomar decisões. Quando configurada corretamente com padrões estabelecidos por uma equipe competente, a inteligência artificial é capaz de criar soluções automáticas para entregar melhores resultados.

Porém, ela não substitui inteiramente o trabalho humano! A tecnologia otimiza processos mecânicos e programáveis e faz com que a equipe tenha mais tempo para investir em entrevistas, por exemplo, ao invés de passar horas analisando currículos.

Como usar inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Nos processos seletivos, a inteligência artificial pode ser aplicada de inúmeras maneiras, conforme a necessidade de cada empresa e equipe.

Atualmente, muitas empresas já utilizam essa tecnologia em fases iniciais do processo seletivo, como no uso de plataformas digitais para aplicação de questionários e seleção de currículos. Muitas vezes, até as entrevistas preliminares são feitas on-line.

Confira as aplicações mais comuns da inteligência artificial no recrutamento e seleção:

  • Divulgação inteligente de novas vagas;
  • Aplicação de questionários;
  • Análise e ranqueamento de currículos;
  • Criação de padrões objetivos do que é esperado dos candidatos;
  • Uso de assistente virtual para responder perguntas dos candidatos durante o processo seletivo;
  • Criação de um banco de dados de candidatos.

Em todos esses usos, a tecnologia da inteligência artificial é programada para ter a mesma visão e entendimento que um ser humano, porém o processo torna-se muito mais rápido e eficaz. Um bom exemplo de tecnologia assim é o Machine Learning.

vagas programathor

Principais benefícios do uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção

1- Agilidade e otimização do tempo

A inteligência artificial promove um processo de triagem de candidatos mais focado e ágil, uma vez que usa padrões pré-estabelecidos e analisa os dados de forma mais rápida do que um ser humano faria.

Isso faz com que a rotina dos profissionais responsáveis pelo recrutamento seja muito mais fácil, o que permite que eles tenham tempo para se dedicar a outras atividades de sua função.

2- Seleções objetivas

O uso da inteligência artificial permite uma seleção muito objetiva dos candidatos, pois elimina o viés de interpretação humana. Muitas vezes, os candidatos são beneficiados ou prejudicados devido a impressões e interpretações subjetivas do recrutador, portanto o uso da tecnologia pode tornar a seleção mais democrática e imparcial.

3- Aumento da qualidade das contratações

Uma vez que a inteligência artificial seleciona a melhor combinação entre currículo e vaga oferecida, a tendência é que sejam triados somente os melhores candidatos. Isso permite que a equipe de RH tenha uma função mais estratégica e direcionada na empresa.

Com menos tempo perdido com candidatos inapropriados para a vaga, o RH poderá dedicar-se mais às entrevistas de pessoas que realmente têm potencial. Sem dúvidas, isso resulta em contratações mais acertadas.

4- Redução de custos

Com o menor tempo gasto no recrutamento e seleção auxiliados pela inteligência artificial, bem como o menor número de erros cometidos pela tecnologia, observa-se uma redução importante dos custos operacionais desses processos.

5- Melhora no engajamento do candidato

Processos seletivos tendem a ser longos e cansativos para os candidatos. O uso da inteligência artificial pode tornar essa experiência muito mais rápida e simples para os candidatos e fazer com que seu engajamento seja maior. Isso faz com que a sua empresa não perca bons candidatos devido a um processo seletivo arrastado.

O futuro do recrutamento e seleção

Com todas essas vantagens, fica claro que o uso da inteligência artificial é o futuro dos processos seletivos. Você sabia, inclusive, que a inteligência artificial está sendo muito utilizada também durante a pandemia?

E você, teve boas experiências com o uso da inteligência artificial na sua empresa? Deixe um comentário nos contando, além de dúvidas sobre o tema e sugestões para novas pautas!

inteligência artificial no recrutamento e seleção

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar