Se você pretende ingressar na área de tecnologia, mas não sabe por onde começar, saiba que conhecer alguns termos comuns e informações importantes para iniciantes em TI, é uma boa ideia!

Afinal, o segmento de tecnologia realmente é muito amplo, permitindo que você se especialize em áreas muito específicas. Além disso, TI costuma ser uma área repleta de termos que nem sempre são simples de compreender.

Portanto, siga nessa leitura e conheça alguns termos comuns e informações importantes para iniciantes em TI!

Termos comuns e informações importantes para iniciantes em TI

A lista de termos relacionados a TI é extensa, portanto, listamos aqui os mais comuns quando se fala em início de carreira, de modo que você poderá começar a estudar na área ou ingressar em alguma atividade relacionada a tecnologia no seu trabalho, sem se sentir perdido. 

Confira alguns termos em ordem alfabética, bem como informações importantes sobre esses termos:

  • Algoritmo: algoritmo é uma sequência lógica de etapas ou passos, que funcionam como instruções para realização de alguma ação. No caso de TI, existem algoritmos para análises estatísticas, por exemplo.
  • Analytics: significa inteligência analítica e trata-se de uma área abrangente e multidimensional que utiliza de técnicas matemáticas, cálculos estatísticos, modelagem preditiva, para encontrar padrões em dados e extrair conhecimento significativo, gerando informações relevantes para os negócios da empresa.
  • AWS: essa sigla significa Amazon Web Services, que é a plataforma de serviços na nuvem, da empresa Amazon.
  • B2B: significa Business to Business, que é um termo que define operações realizadas entre empresas.
  • B2C: significa Business to Customer, que é um termo que define operações realizadas entre empresa e clientes.
  • Back-End: se refere a parte interna, central e que engloba todo o funcionamento da aplicação, ou seja, que não é possível de ser visto pelo usuário. É a parte que contém, de fato, a lógica de programação do sistema.
  • Backup: se refere a realização de cópias de segurança de arquivos para mantê-los seguros. Antes essa cópia era armazenada em dispositivos físicos, mas atualmente a melhor solução é a realização de backup na nuvem.
  • BI: significa Business Intelligence –  Inteligência de Negócios. Em resumo, trata-se de um conjunto de metodologias, tecnologias e processos; que capturam, tratam e transformam grandes quantidades de dados extraídos a partir dos trâmites realizados pelo negócio da empresa; em informações relevantes para os negócios da empresa.
  • Big Data: pode ser definido como um conceito que descreve uma enorme quantidade de dados, sejam eles estruturados ou não. Esses dados são gerados com grande frequência e agilidade, fazendo necessária tecnologias capazes de criar meios de captura, manutenção de modo seguro e confiável, além é claro, de permitir a manipulação desses dados para geração de informações de valor para o negócio da empresa.
  • Cache: funciona como uma biblioteca em computadores e dispositivos móveis, que guarda dados e informações temporários, acessados com maior frequência, a fim de melhorar a performance do sistema.
Vagas ProgramaThor - termos comuns para iniciantes
  • Chatbot: é um software que possui a capacidade de conversar com um usuário humano em uma linguagem natural escrita ou falada, por meio da técnica de machine learning, que utiliza algoritmos e dados capazes de aprender padrões, identificar informações e gerar respostas em tempo real. Inclusive, o uso de chatbots no RH têm sido cada vez mais comum.
  • COBOL: Commom Business Oriented Language, é uma linguagem de programação orientada para processamentos em bancos de dados. 
  • Cloud Computing: serviços relacionados a computação e que estejam armazenados e disponíveis na internet (também conhecido como armazenamento em Cloud) geram o conceito de computação na nuvem.
  • CRM: o CRM engloba uma série de estratégias de negócios, com auxílio de tecnologias e outras ferramentas, que reunidos servem para ajudar nos procedimentos de gestão e compreensão das necessidades dos clientes. Isso permite antecipar ações e prover informações valiosas para empresa.
  • Data Mining: conhecido também como Mineração de Dados, o Data Mining consiste na exploração e análise de uma grande quantidade de dados, com a finalidade de encontrar padrões consistentes que sejam relevantes para o negócio ou para a busca de soluções para problemas específicos.
  • Debug: é o processo de analisar um código fonte em busca de problemas que estejam comprometendo o funcionamento adequado da solução.
  • DEV: é a abreviação da palavra developer, que é desenvolvedor em inglês.
  • Firewall: é um dispositivo encontrado em redes de computadores, utilizado para garantir maior segurança no acesso à rede.
  • Front-End: como a própria denominação indica, se trata de toda a parte da frente de uma aplicação, ou seja, a interface de comunicação de um aplicativo, site ou software que o usuário tem acesso e pode visualizar através de telas, como computadores, tablets, celulares.
  • Full Stack: é um profissional programador que tem conhecimento necessário para atuar em todo o ciclo de desenvolvimento de um software. Para isso, é necessário que essa pessoa tenha larga experiência em front-end e em back-end.
  • GitHub: é uma plataforma essencial para desenvolvedores, pois além de proporcionar desafios onde você poderá colocar o seu conhecimento em prática, o site é uma grande comunidade open source, na qual é possível ser ajudado.
  • HTTP: Hypertext Transfer Protocol é um protocolo de comunicação utilizado para endereçar os sites da internet.
  • IOT: Internet of Things ou “Internet das Coisas” em português, é uma etapa importante da revolução tecnológica. Essa inovação conecta dispositivos eletrônicos variados e de utilização comum no dia a dia como eletrodomésticos, eletroportáteis, maquinários de indústria etc; criando facilidades que aprimorem a utilidade desses dispositivos.
  • Java: é o nome de uma das linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo.
  • Machine Learning: a ideia principal do Machine Learning é analisar um compilado de dados para identificar padrões que possam ser utilizados como respostas para um cenário, através dos dados analisados, observações e interações com o mundo. Tecnicamente falando, o seu objetivo é generalizar diversos padrões de respostas, a partir de dados previamente estabelecidos.
  • Phyton: é uma linguagem de programação muito conhecida e utilizada principalmente para quem trabalha com dados.
  • Query: codificação utilizada para realização de consultas em bancos de dados.
  • Ruby: é uma conhecida linguagem de programação orientada a objetos.
  • Server: também conhecido como servidor, pode ser um software ou um computador com alta capacidade de armazenamento e performance; que fornece serviços a uma rede de computadores e, também, pode ser utilizado como local de armazenamento de dados.
  • URL: Uniform Resource Locator, se refere ao endereço no qual se encontra algum recurso ou site, por exemplo.
  • VM: Virtual Machine, se refere a uma máquina virtual que pode ser um software, que executa programas como um computador físico e em tempo real.
  • VPN: VPN é um serviço que protege a privacidade enquanto se está conectado à internet. A Rede Virtual Privada permite que o endereço de IP se torne oculto e, também, torna possível o uso de Wi-Fi públicos sem tornar o usuário vulnerável. 

Você já conhecia alguns desses termos?

Esperamos que você possa aproveitar esse conteúdo para aprender mais sobre alguns termos comuns e informações importantes para iniciantes em TI. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos do blog, para aprender sobre diversos outros temas. E se tiver dúvidas sobre termos que não foram citados aqui, escreva aqui!

ProgramaThor - termos comuns para iniciantes

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar