No conteúdo que postamos sobre inteligência emocional no trabalho, você deve ter visto que técnicas de rapport são muito importantes para apoiar um ambiente acolhedor e agradável para se trabalhar.

Se você tem interesse em melhorar o clima organizacional da sua empresa através de um ambiente que proporcione mais engajamento e até mesmo visando diminuir o turnover, acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre o que é rapport e como aplicar.

O que é rapport?

Ao pé da letra, rapport é uma palavra de origem francesa que significa “estabelecer uma relação”. Só por esse significado já dá para entender por que esse é o nome dado a técnica desenvolvida para aprimorar os relacionamentos e, com isso, gerar resultados positivos.

Quanto a técnica, é proveniente dos métodos aplicados em psicologia e visa, basicamente, criar empatia entre pessoas: quando você conversa com alguém e identifica as suas opiniões e percepções no outro, diz-se que uma conexão rapport foi estabelecida.

Falando do ambiente organizacional, sabemos que empresas são formadas por pessoas que precisam relacionar-se da melhor forma possível a fim de estabelecer times colaborativos e de alto desempenho.

Isso só é possível quando as pessoas confiam umas nas outras, há apoio e compreensão mútuos. Mas, nem sempre isso é possível facilmente. É aí que a técnica rapport pode ser aplicada.

Como aplicar o rapport no ambiente organizacional?

É natural utilizarmos técnicas de rapport inconscientemente em nosso dia a dia. A diferença é que no âmbito profissional podemos saber quais são essas ações, para aplicá-las conscientemente.

Confira como aplicar o rapport e criar conexões mais produtivas no ambiente profissional:

No recrutamento e seleção

  • Capriche em processos seletivos menos intimidadores e mais acolhedores;
  • Deixe os candidatos à vontade para expor suas opiniões;
  • Incentive que os candidatos façam todas as perguntas que desejarem;
  • Não deixe de perguntar como o candidato está, como foi o seu dia, além de desejar boa sorte e se colocar à disposição;
  • Ao perceber nervosismo no candidato, procure tranquilizá-lo;
  • Mostre interesse genuíno ao que o candidato tem a dizer;
  • Demonstre otimismo quanto a participação do candidato no processo seletivo;
  • Sempre que couber, compartilhe experiências positivas com os candidatos;
  • Peça aos candidatos feedbacks sobre o processo de recrutamento e seleção.

Não deixe de conferir também o nosso conteúdo com dicas para atrair os melhores candidatos.

Vagas ProgramaThor - o que é rapport?

No relacionamento com cliente

  • Disponibilize canais que permitam aos clientes contatar a empresa sempre que necessário;
  • Dê atenção genuína as opiniões de clientes, principalmente reclamações;
  • Canais (de preferência digitais) que facilitem a interação dos clientes com a empresa, são indispensáveis;
  • É importante que haja planos de ação definidos e eficientes para tratar e retornar as reclamações dos clientes;
  • Use e abuse do CRM para lidar com seus clientes da melhor forma;
  • Agilidade é algo que os clientes mais consideram. Portanto, aposte em processos que agilizem o atendimento ou a prestação de serviço da sua empresa. Nunca deixe o cliente esperando;
  • Busque sempre uma atuação empática com os clientes. Pense como cliente ao lidar com ele e não como um funcionário que está “do lado da empresa”.;
  • Tenha em mente que cada cliente importa. Em algumas situações, as empresas podem pensar que um único cliente insatisfeito não fará diferença. No entanto, vivemos uma era digital, no qual as opiniões são facilmente divulgadas e impressões estabelecidas rapidamente. Todo cuidado é pouco.

No relacionamento interpessoal (do time)

  • É importante que haja sessões de 1:1 com cada colaborador e suas lideranças;
  • Promover a integração entre o time é essencial, não apenas no onboarding, mas periodicamente;
  • Aplicar feedback assertivos é indispensável. Somente com isso é possível manter o alinhamento entre as expectativas do colaborador e da empresa;
  • Promova encontros de discussões colaborativas e abertas, como brainstorm, nos quais os colaboradores tenham total abertura para expor opiniões e dar ideias;
  • Incentive a colaboração entre os times, de modo que cada ajuda seja sempre reconhecida;
  • Demonstre interesse de modo rápido e honesto, ao lidar com algum colaborador;
  • Modere sempre o tom de voz e apoie um ambiente sem conflitos;
  • Jamais exponha opiniões sem conhecer o contexto das situações.

Sua empresa possui um clima organizacional bacana?

Proporcionar um clima agradável, que engaje os funcionários, é o desejo e ao mesmo tempo o desafio de todas as empresas. Para isso é preciso se aproximar dos colaboradores, entender as necessidades, saber lidar com os diferentes perfis, bem como manter as expectativas funcionários x empresa, alinhados.

Sabendo disso, aplique a ferramenta rapport e colha os benefícios dessa ferramenta. Se você tiver sugestões de outras técnicas que apoiem um bom clima organizacional, não deixe de escrever aqui! 

ProgramaThor - o que é rapport?

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