Metaverso é um tema que está super em alta e que rende muitas discussões e dúvidas e, dentre elas, é comum não entender muito bem quais são as tecnologias necessárias para que esse ambiente esteja disponível e funcional.

Nesse local virtual onde tudo o que é necessário para interação deve estar disponível, todas as interações possíveis são capturadas e analisadas em tempo real, bem como todas as respostas são personalizadas para cada usuário; é essencial que todas as informações pessoais e os ativos da empresa sejam mantidos em segurança.

E tudo isso que citamos aqui, envolve recursos tecnológicos específicos. Interessante não? Quer saber mais? Confira esse conteúdo para você. Boa leitura!

Tecnologias utilizadas no Metaverso: conheça!

Como você já deve saber, o Metaverso é uma representação virtual de um espaço real, no qual é possível interagir com entidades físicas (tanto pessoas quanto objetos) e, também, entidades digitais (outras soluções digitais e organizações online), a fim de ter experiências em uma realidade virtual. 

Para que isso seja possível algumas tecnologias precisam ser implementadas, de modo a possibilitar essa interação da melhor forma possível. Buscando ajudar a entender melhor que tecnologias seriam essas, trouxemos aqui alguns dos principais itens que compõem o Metaverso. Veja:

  1. Realidade aumentada

Um dos maiores diferenciais do Metaverso é justamente proporcionar ao usuário a sensação de que ele está, de fato e fisicamente, no ambiente que ele visualiza no Metaverso. Isso é possível através de recursos de realidade aumentada.

  1. Sensores com Internet das Coisas

Através de sensores com IoT, o usuário consegue ter uma experiência absoluta de imersão no Metaverso. Um exemplo são as experiências de realização de exercícios, nos quais os sensores são capazes de aumentar a intensidade das atividades, a partir do momento que identificam maior disposição ou resistência do usuário.

  1. Machine Learning

Com o Machine Learning e inteligência artificial, o Metaverso consegue aprender as melhores formas de lidar com o usuário, aprimorando a experiência e processando informações em tempo real. Isso é um recurso essencial tanto para fidelizar a experiência do usuário quanto para ampliar a eficiência operacional da empresa, no caso daquelas que utilizam o Metaverso para essa finalidade.

Vagas ProgramaThor - tecnologias utilizadas no Metaverso
  1. BI e Analytics

Essas tecnologias fornecem dados relevantes que apoiarão melhorias na experiência do Metaverso, através da coleta de dados, processamento e aplicação das informações obtidas, em estratégias de aperfeiçoamento.

  1. Soluções de Cyber Security

Se engana quem pensa que o mundo virtual do Metaverso está livre de ataques cibernéticos. Inclusive, há experiências relacionadas a dinheiro, com transações de bitcoin, por exemplo; por isso, soluções que garantam a segurança da informação no Metaverso, são fundamentais. Um bom exemplo é o uso de Blockchain.

  1. Blockchain

O Blockchain desempenha um papel significativo em qualquer implantação do Metaverso, visto que é a melhor solução para conectar ativos físicos com a experiência digital, bem como uma solução essencial para a segurança na tramitação de dados.

Você já experienciou o Metaverso?

Muitas empresas têm utilizado o Metaverso como inovação para trazer uma experiência diferenciada para os seus clientes ou mesmo para seus colaboradores. O mercado diz que o Metaverso seria o último estágio de maturidade para qualquer empresa que passa pela Transformação Digital.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários, sobre o tema!

ProgramaThor - tecnologias utilizadas no Metaverso

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar