Entenda aqui tudo sobre o que é um Cientista de Dados e como esse tipo de profissional pode ser essencial para as empresas trabalharem seus dados, da melhor maneira possível. Saiba mais nesse conteúdo e descubra porque o Cientista de Dados tem sido um profissional cada vez mais bem cotado no mercado.

O que é e o que faz um Cientista de Dados?

É possível resumir o Cientista de Dados como o profissional responsável pelo Big Data da empresa. Esse profissional é considerado um especialista em dados, com foco analítico e que é capaz de buscar e propor soluções técnicas para resolução de problemas e implementação de melhorias que envolvam dados. 

Em sua maioria, os Cientistas de Dados ou especialistas em dados, possuem conhecimento científico e matemático, inclusive matemática da computação. É comum, que as empresas busquem esses profissionais com a expectativa de que atuem como analistas de tendências de mercado, pois, apesar de o Cientista de Dados ser um profissional da área de TI, ele possui grande interface com as áreas de negócio da empresa.

Esses profissionais representam um papel relativamente novo no mercado e estão sendo cada vez mais requisitados nas empresas dos mais diversos ramos. Os Cientistas de Dados costumam ser muito bem remunerados, devido sua especialidade em executar análises complexas de dados e pesquisas, que são essenciais para fornecer informações fundamentais para as decisões estratégicas da empresa.

Atribuições desse profissional na área de TI

O crescimento da importância do Cientista de Dados no mercado e a tendência de aumento na busca desse profissional pelas empresas, estão relacionados com a preocupação de que as mesmas têm tido com o uso do Big Data.

Isso porque o Big Data é uma massa gigante de dados não estruturados, que geram informações de grande importância para as empresas quando devidamente tratados. Alguns exemplos dessas informações são a identificação de tendências de mercado, levantamento de opiniões de clientes, percepção de comportamento de clientes, identificação de clientes em potencial, etc.

Em resumo, um Cientista de Dados precisa saber:

  • Demonstrar dados em gráficos ou formato pictórico;
  • Machine Learning;
  • Deep Learning;
  • Reconhecer de padrões;
  • Preparar, tratar e converter dados;
  • Analytics.

A importância dessa especialização no futuro

Com a enorme tramitação de dados rolando nos dias atuais, em virtude da revolução tecnológica e aumento significativo de uso dos canais digitais; há cada vez mais informações relevantes que podem ser de grande utilidade para as empresas.

Redes sociais, sites de busca, aplicativos de smartphone, blogs, formulários online, lojas virtuais, entre outros canais digitais; geram uma grande quantidade de dados relevantes sobre clientes e, também, ajuda a identificar clientes em potencial. Essas informações podem apoiar a gestão da empresa, direcionando produtos e serviços, demonstrando tendências de mercado nas quais a empresa deve apostar ou evitar, ajudar a estimar, planejar e direcionar o crescimento da empresa e muito mais.

Que tal se tornar um Cientista de Dados?

Entendendo a importância da internet e de todas as facilidades que a tecnologia oferece, estando o mundo digital cada vez mais presente na vida das pessoas; fica fácil perceber porque as empresas devem aproveitar a enorme quantidade de dados que tramitam nas redes, para aprimorar os seus negócios.

Se você se identifica com o perfil desse tipo de profissional, aproveite a tendência e especialize-se para se tornar um Cientista de Dados!

Compartilhar