Com o aumento considerável de dados tramitando entre sistemas nos últimos anos, graças aos avanços da era digital; nada mais assertivo do que fazer uso dessas informações em estatísticas e análises que possam contribuir com as estratégias de negócios das empresas.

Entenda mais sobre como isso acontece no mundo do BI e Analytics, acompanhando esse artigo! Assim, se você é ou pretende ser um programador especializado em dados, você ficará por dentro da importância dessa área para as empresas!

Entenda o que é BI

BI significa Business Intelligence, ou seja: Inteligência de Negócios. Em resumo, trata-se de um conjunto de metodologias, tecnologias e processos; que capturam, tratam e transformam grandes quantidades de dados extraídos a partir dos trâmites realizados pelo negócio da empresa; em informações relevantes para os negócios da empresa.

É comum que esses dados isolados (quando cada departamento trata seus dados de maneira isolada, por exemplo) não signifiquem muito para as decisões estratégicas da empresa. No entanto, ao reunir essas informações, analisá-las e aplicá-las como base na definição de estratégias, a empresa consegue atuar baseando-se em dados que refletem a percepção de seu negócio, mercado e clientes; no momento atual. 

É por isso que no mercado é comum ver o BI como uma área de inteligência empresarial que abrange todos os setores das empresas, reunindo dados importantes de toda cadeia de processo de negócio. O objetivo central do BI é auxiliar na interpretação e análise dos dados, para identificar oportunidades e riscos em potencial para o negócio.

vagas programathor

O que é Analytics

Analytics significa inteligência analítica, e trata-se de uma área abrangente e multidimensional que utiliza de técnicas matemáticas, cálculos estatísticos, modelagem preditiva e, também, a tecnologia de Machine Learning; para encontrar padrões em dados e extrair conhecimento significativo, gerando informações relevantes para os negócios da empresa. Pode se dizer então, que o Analytics é a inteligência por trás do BI.

Qual a importância da inteligência de dados para o mercado, hoje?

A inteligência de dados permite que as empresas compreendam o comportamento dos clientes frente ao mercado e fiquem atentas às mudanças nesse comportamento. Isso contribui para que sejam tomadas decisões estratégicas conduzidas de acordo com o que os clientes esperam, e que tendem a melhorar os resultados da empresa.

Através das informações certas, a empresa é capaz de fortalecer seu relacionamento com os clientes, explorar novas demandas e ainda lançar ou acompanhar tendências. Isso tudo é possível, graças a era digital que trouxe a vantagem de obter uma quantidade enorme de dados relacionados ao comportamento dos clientes dentro dos processos organizacionais, como por exemplo:

  • Informações de Vendas;
  • Ações de Marketing;
  • Histórico de comportamento dos clientes;
  • Necessidades e excessos de estoque;
  • Atendimento ao cliente;
  • Investimentos em inovação.
importância do BI e Analytics

Que tal ser um programador especializado em BI e Analytics?

Se você se informar sobre as oportunidades de mercado para quem deseja atuar na área de inteligência de dados, verá que a demanda por esse profissional só cresce. Mais uma vez, é a inovação digital se mostrando a favor das empresas. Por isso, aproveite essa oportunidade e se especialize!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre metodologia ágil, vale a pena dar uma olhada! Lembrando que, caso haja dúvidas, sugestões, comentários ou dicas; não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar