Como o próprio nome dá a entender, os Frameworks surgiram como “estruturas” preestabelecidas ou conjunto de práticas, a fim de auxiliar e direcionar a execução de determinadas ações. Ficou complicado para entender? Acompanhe esse artigo e saiba mais!
O que são Frameworks?
O Framework funciona como uma solução predefinida para resolver problemas específicos, seja no desenvolvimento de um software ou de um projeto, por exemplo. É composto por técnicas, ferramentas e alguns conceitos relevantes para apoiar a solução. De maneira geral, funciona como uma “caixa de ferramentas” para ajudar na implementação de algo.
Conheça alguns exemplos de Frameworks
Funciona como se fosse um “modelo” que se encaixa à determinada situação, para direcionar e facilitar as tomadas de decisões ou mesmo as ações, para alcançar uma solução. Alguns exemplos de Frameworks são:
Em gestão de projetos:
- Canvas,
- Kanban;
- BP (Business plan);
- Matriz SWAT;
- OKR (Objective and Key Results), etc.
No desenvolvimento de sistemas web:
- Django;
- Spring;
- Angular,
- React, etc.
No desenvolvimento de sistemas em Java:
- Hibernate;
- Java Bean Validator;
- Spring MVC
No desenvolvimento de sistemas em PHP:
- Zend Framework;
- CodeIgniter;
- Laravel.
No desenvolvimento mobile:
No mundo dos softwares, os Frameworks funcionam como um conjunto de aplicações, que em um projeto, interagem entre si para realizar alguma função dentro do sistema, ou mesmo para apoiar e facilitar o seu desenvolvimento.
Nesse caso, trata-se da união de alguns códigos-fonte comuns entre vários projetos de software, com intenção de prover uma funcionalidade genérica. Outro exemplo comum de utilização de Framework é na implantação de um sistema, cujo exija o envolvimento de diversas áreas da empresa.

Os benefícios de utilizar um Framework
A criação e a melhoria de Frameworks, permanecem em crescimento. Isso demonstra que, cada vez mais, as empresas percebem os benefícios de utilizá-los, principalmente quando se trata do desenvolvimento de um software muito complexo. Confira alguns desses benefícios na utilização de Frameworks para o desenvolvimento de software:
- Redução de custos;
- Redução de retrabalho;
- Aumento de produtividade;
- Facilidade de manutenção;
- Reaproveitamento de funções;
- Aumento de segurança;
- Facilita a passagem de conhecimento.
As facilidades de trabalhar com Frameworks
Entendendo que uma empresa se baseia em um conjunto de processo e que, um projeto de TI bem sucedido requer facilidade de gestão e de desenvolvimento, fica fácil perceber o quanto um Framework pode ser decisivo para apoiar o sucesso, ajudando a otimizar o desempenho dos processos envolvidos.
Os Frameworks contribuem muito para o alinhamento e a melhoria contínua dos processos, do início ao fim da implementação. Um ponto que deve ser considerado, no entanto, é que normalmente é necessária uma curva de aprendizado, para que a utilização do Framework possa acontecer da forma mais produtiva possível. Mas isso não deve ser visto como um impedimento para a sua utilização, pois, os benefícios e vantagens são muitos.
No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre os 08 frameworks mais usados no desenvolvimento web, vale muito a pena dar uma conferida. Se você concorda com os benefícios de utilizar Frameworks ou tem experiência com a sua utilização, não deixe de registrar aqui! Além disso, caso haja dúvidas, sugestões ou comentários, escreva também!

Consiga um emprego!
Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.
Sobre o autor
