Assim como em diversas outras profissões, o desenvolvedor de software é um profissional que pode se especializar em diversas linguagens e tecnologias, bem como nos tipos de desenvolvimento que prefere atuar, resultando em diferentes perfis de atuação.

Como nem sempre é algo fácil de compreender, trouxemos aqui um conteúdo explicativo sobre os principais perfis de desenvolvedores de software, da atualidade. Acompanhe!

Conheça os principais perfis de desenvolver, atualmente!

Consideram-se 4 os principais perfis de desenvolvedores, mais comuns no mercado nos dias atuais. São eles: back-end, front-end, full stack e mobile. Entenda mais sobre cada um deles:

Desenvolvedor front-end

O desenvolvedor front-end é aquele que atua no desenvolvimento da camada do sistema que fará a interface com o usuário, como a página da internet ou a “tela” de um sistema corporativo. Subentende-se que esse profissional goste mais de atuar com a parte visual do sistema, ou seja, a parte que o cliente vê, pois é essa parte que ele desenvolve e testa.

vagas programathor

Desenvolvedor back-end

Como desenvolvedor back-end, esse profissional atua mais na parte lógica do sistema, ou seja, nas regras de negócios, funcionalidades, regras de segurança, interações com base de dados e integração com webservices e APIs. É isso tudo o que faz com que o sistema funcione, de fato.

Por isso, é comum que o desenvolvedor back-end atue em conjunto com o desenvolvedor front-end, de modo a alinhar as ideias a fim de entregar um projeto que atenda às necessidades funcionais do usuário final, conciliando-as com uma interface intuitiva, interativa e fácil de utilizar. Nesses três últimos quesitos inclusive, está em alta um novo tipo de profissional: aquele que é especialista em UX (User Experience).

Desenvolvedor full stack

É possível considerar o desenvolver full stack como o mais “ousado” dentre esses 4 perfis de desenvolvedores citados nesse conteúdo. Isso porque esse profissional atua em diferentes partes do sistema (back-end, front-end, banco de dados, etc.), sendo necessário que ele detenha conhecimento em diversas tecnologias. O dinamismo desse profissional possibilita que ele atue em projetos variados, o que oferece uma gama maior de oportunidades.

No entanto, pode ser complexo ter de se especializar em variadas tecnologias ao mesmo tempo, tendo que desempenhar uma boa programação em linguagens de programação diversificadas.

Desenvolvedor mobile

O desenvolvedor com perfil mobile é um dos perfis que mais está em alta no mercado, nos últimos anos! Isso porque esse profissional tem sido cada vez mais demandado, com o crescente aumento do uso de recursos mobile.

Conclusão

No blog da ProgramaThor, temos um artigo com dicas de como se destacar em entrevistas front-end, também disponibilizamos um artigo sobre as linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 2020, vale a pena conferir! Deixe aqui os seus comentários, bem como sugestões e dúvidas!

perfis de desenvolvedores mais comuns

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar