Blog ProgramaThor

A plataforma de recrutamento para programadores pensada por programadores.

>

Conheça os 08 frameworks mais usados no desenvolvimento web

Se você é um desenvolvedor web, não basta que você saiba o que é um framework e para que serve, mas é importante também, conhecer os frameworks mais utilizados no desenvolvimento web, inclusive para agilizar a sua implementação! Saiba mais aqui!

Quais são os 08 frameworks mais usados em desenvolvimento web

Confira quais são os eleitos melhores frameworks web (separados em front-end e back-end), conforme pesquisas realizadas com programadores:

Melhores frameworks web para desenvolvimento front-end

  1. Angular: esse é um framework especializado para criar aplicativos web avançados de uma única página. A versão Angular 1.x foi feita com base em JavaScript, e demais versões em Typescript (superconjunto do Javascript). Esse framework foi desenvolvido pelo Google, sendo utilizado por ele e, também, pela Microsoft e Paypal.
  2. React: trata-se de biblioteca de front-end, embora seja considerada uma estrutura. React foi o primeiro framework a usar arquitetura baseada em componentes, sendo o seu maior diferencial o domínio virtual, que torna o seu uso muito mais rápido e fácil de aprender. Esse framework foi desenvolvido e mantido pelo Facebook.
  3. Vue: esse framework relativamente novo, rapidamente tem se tornado um dos frameworks JS mais utilizado entre os desenvolvedores web. Utilizado para construir aplicativos front-end completos, esse framework não é suportado por nenhuma grande empresa.
  4. Ember: eleita a melhor estrutura Javascript em 2015, a comunidade desse framework permanece em expansão, com novos recursos e atualizações frequentes. Esse framework é utilizado pelo Google, Microsoft e Netflix.

Melhores frameworks web para desenvolvimento back-end

  1. Spring: possuindo uma estrutura Model-View-Controller em Java, esse framework possui muitos projetos que tornam o seu desempenho ainda maior. Esse framework é mais indicado para desenvolvedores que dominam a linguagem Java.
  2. Express: esse framework tem se tornando um dos mais famosos entre os desenvolvedores web, devido ao Node.js, e é utilizado por empresas renomadas como Accenture, IBM e Uber. Ele é baseado em estruturas mínimas, rápidas e que não são postuladas, além de suportar API REST.
  3. Django: utilizando Python que é uma linguagem famosa para quem trabalha com BI e Analytics, esse framework possui uma estrutura Model-View-Template; e é utilizado por empresas como Google, Youtube e Instagram. Alguns dos seus destaques são os conjuntos de recursos que incluem autenticação e mensagens, por exemplo. Além disso, possui um nível de segurança diferenciado.
  4. Rails: possuindo uma estrutura Model-View-Controller que usa Ruby, esse framework é utilizado por grandes empresas como Airbnb, GitHub e Shopify. Indicado para iniciantes por se tratar de um modelo de framework amigável, ele possui dependências de bibliotecas que ampliam as funcionalidades das aplicações, permitindo um desenvolvimento mais rápido e eficiente. 

Você já conhece ou já usa alguns desses frameworks web?

Se você já conhece ou faz uso de algum desses frameworks, provavelmente concorda que são muito úteis para agilizar e facilitar o desenvolvimento web. De qualquer forma, aprofunde-se mais nesse tema e tire proveito dessas práticas preestabelecidas para aperfeiçoar as suas implementações! Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

Compartilhar

1 Comment

  1. Silvair L. Soares

    13 Fevereiro, 2020 at 11:10

    Parabéns pelo artigo!

    Obs.: No item “2 – React”, acredito que o correto seria “Virtual DOM” (de document ) em vez de “domínio virtual”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*