Se você quer saber como programar, é essencial conhecer informações básicas a respeito das linguagens mais conhecidas e utilizadas atualmente. Por isso você deve conhecer as vantagens e desvantagens da linguagem Java.

Criada no ano de 1995 por James Gosling, quando ele atuava na empresa Sun Microsystems, atualmente é propriedade da Oracle, essa linguagem foi ganhando popularidade e atualmente é muito utilizada em vários projetos envolvendo programação.

Os passos iniciais para a criação da linguagem Java foram efetuados em 1991, quando a equipe da Sun Microsystems começou os primeiros projetos de uma linguagem voltada para a orientação de objetos.

linguagem java

Java e as suas características

A linguagem é orientada para objetos. Ou seja, todos os elementos inseridos nela são chamados de objetos que interagem entre si.

A sintaxe que é utilizada na linguagem Java possui semelhanças com outra famosa linguagem de programação, que é a C++, porém com características mais simplificadas.

Na linguagem Java os códigos são escritos dentro de uma determinada classe, sendo que todos os elementos são chamados de objetos. Daí o fato da linguagem ser voltada para a orientação de objetos.

Quando ela foi concebida, o principal propósito dessa linguagem era ser simples e de fácil assimilação. Podendo ser utilizada também por programadores ainda iniciantes.

Além disso ela traz uma característica muito importante: é uma linguagem multiplataforma. Desse modo, ela possui a capacidade de rodar em diferentes sistemas, tais como o Windows, o Linux e o Android.

Essa linguagem também possui ferramentas que possibilitam desenvolver várias aplicações, a tornando bastante versátil e intuitiva. Entre essas ferramentas vale destacar:

  • Junit, que atua na criação de testes unitários.
  • Spring, que permite a chamada inversão de controle.
  • Log4j, que tem o objetivo de facilitar a criação de logs.

Leia também: “Emprego como desenvolvedor: checklist prático”

As vantagens da linguagem Java

A linguagem Java conta com características que conferem uma série de vantagens, tornando o ato de programação mais fácil e eficiente. Entre os principais benefícios dela, convém mencionar:

Linguagem Multi-Threaded

Graças a essa característica, a linguagem Java apresenta capacidade para suportar processamentos múltiplos. Isso facilita bastante o trabalho de programação.

Criação de aplicativos

Ao utilizar Java, é possível criar aplicativos para dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets. Em uma época em que tais dispositivos são comuns, essa linguagem ganha muita relevância.

vantagens java

Criação de jogos

E quando o assunto são games, essa linguagem também demonstra ser importante. A linguagem Java conta com recursos que facilitam muito a concepção dos mais variados tipos de jogos. Essa capacidade existe pelo fato de que ela consegue controlar a complexidade dos programas.

Leia também: “Freelancer:  como começar em TI”

Comunidade grande

A linguagem Java conta com um bom suporte, pois possui uma comunidade formada por vários usuários que trocam informações e interagem entre si, sanando dúvidas e dando sugestões.

Hoje em dia é possível contar com vários fóruns, grupos em redes sociais, vídeos tutoriais, bem como eventos realizados com o intuito de estudar mais as possibilidades que essa linguagem oferece.

Gratuidade

A linguagem Java é “free”, assim como possui ambientes de produção que também são gratuitos, tais como o Eclipse, o Jcreator e o Netbeans.

Vantagens e desvantagens da linguagem Java

As melhores oportunidades no mercado de TI

Utilização

Alguns exemplos que apontam onde a linguagem Java é utilizada podem ser algumas instituições financeiras do Brasil. Além disso, determinados sites do governo federal fazem uso de Java.

As desvantagens da linguagem Java

Apesar de apresentar vantagens nítidas e vários aspectos, essa linguagem também traz alguns poucos pontos que não são tão vantajosos para os programadores. Entre eles é possível citar:

Processamento numérico

Essa linguagem apresenta algumas demandas rígidas quando o assunto se refere ao bom funcionamento dos seus tipos numéricos. Por causa disso, a aplicação de pontos nos processadores pode se tornar mais lenta.

Leia também: “SOLID: seu código mais limpo”

Pré-compilação

O processo de pré-compilação da linguagem Java demanda mais tempo, fazendo com que os programas apresentem um pouco de lentidão durante o seu processo de carregamento.

Esse problema pode ser verificado essencialmente em computadores pessoais.

A diferença entre JavaScript e Java

Em determinados casos as pessoas confundem a linguagem Java, criada por James Gosling; com a linguagem JacaScript, criada por Brendan Eich, no final de 1995.

Java e JavaScript

A linguagem JavaScript foi concebida para ter algumas semelhanças com a Java, porém com um formato mais dinâmico, com o intuito de funcionar como uma linguagem acessível para a construção de páginas na web.

É possível afirmar ainda que a JavaScript é utilizada para acrescentar funcionalidades nas páginas, propiciando o uso de alguns efeitos especiais e até mesmo validação de formulários.

Conclusão

Quando você for se aventurar no mundo da programação, é bom já ter uma prévia noção da importância e da capacidade da linguagem Java.

E se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar essas informações entre os seus contatos, principalmente com aquele amigo que pretende ser um programador.


Consiga um emprego!

Se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar