Assim como você deve ter conferido em nossos artigos sobre transformação digital e como ela acontece, esse movimento está em pleno vapor em todas as empresas que não querem ficar de fora da tendência de modernização e inovação nos negócios. 

E falando em como esse processo tem impactado as áreas da empresa, nota-se que uma das primeiras a serem impactadas pela transformação digital é o RH. Siga essa leitura e entenda como isso acontece.

Transformação digital no RH

O principal impacto da transformação digital no RH ocorre com a integração, automatização e otimização dos processos, através do uso de soluções de tecnologia. Isso agiliza o dia a dia da área e moderniza a interação com colaboradores e clientes, aumentando a produtividade e a eficiência do time.

A utilização de tecnologias inovadoras é fundamental no RH, já que essa área é de suma importância para o sucesso do negócio, considerando sua responsabilidade sobre o capital humano da empresa. A transformação digital no RH aprimora a comunicação interna da empresa, além de revolucionar os processos de recrutamento e a seleção, que costumam ser onerosos.

Assim, o RH representa papel fundamental na transformação digital porque ela é a área que embasa a construção da cultura organizacional da empresa, uma vez que possui os dados e o conhecimento necessários sobre as pessoas, para direcionar as estratégias que possibilitarão mais qualidade de vida aos colaboradores e um clima organizacional adequado.

Impactos da transformação digital no RH

Confira aqui quais as principais mudanças que a transformação digital causa no RH:

  • Digitalização de processos: ocorre através da adoção de ferramentas inovadoras que melhoram o desempenho do RH, mudando a rotina de trabalho e agilizando o andamento das atividades. Sistemas próprios para RH, marcação digital de ponto, canais digitais de comunicação com os colaboradores, Big Data – são alguns exemplos de inovações que apoiam o dia a dia do RH após a transformação digital.
  • Melhora na produtividade como um todo: com o uso de ferramentas que proporcionam maior eficiência nas atividades e um melhor compartilhamento de dados, toda a empresa acaba usufruindo da transformação digital no RH. Isso porque as contratações e todos os trâmites necessários para recrutar e disponibilizar profissionais para a empresa, passam a funcionar com mais eficácia.
Vagas ProgramaThor - Transformação digital no RH
  • Redução de retrabalho por erros: devido ao alto número de informações que tramitam nos processos do RH, já que essa é uma das áreas que mais possuem dados cadastrados e a incidência de erros e problemas com dados podem ser altos, impactando o trabalho da área com atrasos e até mesmo custos. Com a transformação digital é possível reduzir significativamente esses erros, uma vez que muitos processos manuais passam a ser automatizados e os dados são tratados por tecnologias que aprimoram seu armazenamento, integridade e disponibilidade.
  • Automação de tarefas: o RH é uma das áreas que mais executam atividades manuais e repetitivas. A transformação digital traz automatizações para essas atividades, deixando-as mais rápidas e fáceis. Como a maioria dos processos são repetitivos, eles são facilmente assimilados por inovações com inteligência artificial (uso de chatbots, por exemplo).

A transformação digital já aconteceu na sua empresa?

A transformação digital não só é uma realidade, como se tornou uma necessidade para as empresas que não querem ficar para trás. Pois, além de tornar a gestão do negócio mais dinâmico, moderno, integrado, ágil e eficaz, ela influencia diretamente o desempenho do negócio e o direcionamento das decisões estratégicas da empresa.

Com esse conteúdo ficou fácil perceber os impactos significativos e positivos da transformação digital no RH. Você concorda com isso? O que você acha da transformação digital no RH? Deixe suas dúvidas, sugestões e comentários, aqui!

ProgramaThor - Transformação digital no RH

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar