Se você conferiu nosso artigo sobre Kubernetes e aprendeu o que é, deve estar se perguntando quais são os benefícios de utilizar esse recurso. Afinal, a computação da nuvem é um tema que está em alta e muitas empresas estão adotando essa evolução de armazenamento e disponibilidade de sistemas. Confira então esse conteúdo e conheça quais são os benefícios do Kubernetes e tire as suas dúvidas.

Bora relembrar o conceito de contêiner?

Antes de partirmos para a explicação dos benefícios do Kubernetes, vale relembrar rapidamente o conceito de cloud contêiner: contêineres são uma maneira eficiente de separar e organizar aplicações, agrupando-as conforme necessidade de execução. 

É importante entender isso, pois, o Kubernetes representa papel fundamental nesse mecanismo de execução, uma vez que ele é quem faz a gestão de execução dos contêineres, através de uma estrutura que executa sistemas distribuídos, escalonando de maneira resiliente e eficaz sempre que necessário.

Benefícios do Kubernetes

Confira agora os principais benefícios da utilização de Kubernetes:

  1. Muito além de um orquestrador

Kubernetes não é simplesmente um orquestrador de contêiner, pois ele vai além e elimina essa necessidade, já que a orquestração nada mais é do que a execução de um fluxo de trabalho definido. 

O Kubernetes conduz um conjunto de processos independentes e combináveis, de modo a alcançar o estado desejado de execução, resultando em um sistema eficaz e robusto, resiliente e extensível. Isso vai muito além de simplesmente orquestrar um fluxo padrão.

Vagas ProgramaThor - benefícios do Kubernetes
  1. Descoberta e balanceamento 

O Kubernetes identifica um contêiner através de DNS ou IP. Além disso, ele balanceia tráfegos altos, distribuindo-o e estabilizando a aplicação.

  1. Armazenamento flexível

Com ele é possível definir as melhores opções de armazenamento de dados, sendo local, em provedor ou nuvem.

  1. Gestão de contêineres

É possível automatizar a criação, remoção e implantação de contêineres com o Kubernetes, e ainda aproveitar todas as configurações de um contêiner já existente para criar um novo.

  1. Automatização de empacotamento binário

Através de um cluster de nós utilizado para executar tarefas nos contêineres, dá para configurar o uso de CPU e RAM, de modo que o Kubernetes fará o melhor uso desses recursos.

  1. Gestão de autocorreção 

O Kubernetes é capaz de cuidar da saúde dos contêineres, reiniciando os que falham, substituindo se necessário, deletando os que não responderem a validação de integridade e disponibilizando-os somente quando estiverem prontos, de fato.

  1. Segurança

Informações confidenciais como senhas, tokens e chaves SSH, podem ser armazenadas tranquilamente com Kubernetes, pois ele oferece todos os recursos de segurança para esse tipo de informação.

Cuidado com as confusões!

Alguns programadores, por não conhecerem a fundo o uso de Kubernetes, acabam fazendo algumas confusões. Veja algumas das mais comuns para que você não cometa o mesmo erro:

  • Apesar de oferecer balanceamento de carga, implantação, escalonamento, monitoramento e envio de alertas, o Kubernetes não é um sistema PaaS (plataforma como serviço).
  • Não possui limite de tipos de aplicações suportadas, oferecendo suporte a variadas cargas de trabalho.
  • O Kubernetes não serve para criar uma aplicação ou implantar código-fonte e não oferece serviços em nível de aplicação (embora eles possam ser executados no Kubernetes), como por exemplo:
    • Barramentos de mensagem,
    • Estruturas de processamento de dados,
    • Bancos de dados, 
    • Caches de armazenamento, 
    • Cluster.
  • Embora ofereça log, monitoramento e alerta, o Kubernetes não dita suas construções e disponibilizações.

Pronto para usufruir dos benefícios do Kubernetes?

Agora que você conferiu as vantagens de utilizá-lo, não deixe de explorar mais sobre Kubernetes e se aprofundar mais no tema! Principalmente se você é um programador em busca de uma vaga e sabe o quanto é importante conhecer mais sobre computação na nuvem para acompanhar as tendências de TI. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

ProgramaThor - benefícios do Kubernetes

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar