Se você é um desenvolvedor, já passou pela seguinte situação: encontrar ou idealizar um ótimo projeto que faria muito bem para o seu portfólio e carreira, mas desistiu quando percebeu a quantidade de tecnologias desconhecidas que seriam necessárias para finalização do mesmo. Ai surge a dúvida: Como começar um projeto de programação?

Pode até parecer que você não está desenvolvido o bastante e nunca conseguirá finalizar um projeto complexo e atrativo, porém, todos acabam passando por isso e continuarão passando pelo resto da vida, pois, sempre surgirão novas tecnologias e técnicas para serem colocadas em prática.

Esqueça os tutoriais

Não entenda de forma errada! Acredito que todos precisam aprendem desde o básico para conseguirem uma base forte em cada tecnologia, porém, gastar horas e horas assistindo tutorias para o seu projeto pode não ser efetivo.

Você pode conseguir cursos de até 30 horas para HTML, Boostrap e JavaScript, mas no final das contas não terá descoberto o necessário para dar continuidade no seu projeto e aqui está o por que: estes tutoriais são muito “seguros”. Eles mostram a você exatamente como fazer determinadas tarefas e criando a ilusão de que está no caminho para o seu projeto.

Claro que se estiver em jogo algo que você nunca teve contato, introduções de cursos podem ajudar, mas procure focar mesmo nos próximos tópicos que eu irei apresentar.

Sem instruções, sem problemas

Vamos utilizar a minha experiência como exemplo neste caso. Se optasse por criar um site como o Satck Overflow com certeza passaria por muitos problemas relacionados ao meu conhecimento.

Eu não saberia como criar um sistema de autorização, implementar paginação ou usar o AJAX em um aplicativo do Rails. Eu não saberia como usar a recursão para implementar um sistema de comentários. Na verdade, eu nem saberia o que é recursão!

Comece com o que você sabe

Mas o que você não sabe deve ser deixado de lado em um primeiro momento e o seu conhecimento concreto deve ser aplicado antes de qualquer outra coisa. Não pense em todas as coisas que você não sabe como fazer. Em vez disso, comece com o que sabe e descubra o resto ao longo do caminho.

Voltando para o meu exemplo:  Google tornou-se meu melhor amigo. Isso me levou ao Devise e oAuth Rails gems, que eu combinaria para criar meu sistema de autorização. O Devise permitiria que meus usuários criassem novas contas e fizessem login, e o oAuth daria a eles a opção de fazer login usando suas contas existentes do Google ou do Facebook.

Primeiro, aprendi um pouco sobre cada uma das gemas lendo a documentação delas e, em seguida, pesquisei no Google como descobrir se poderia usá-las juntas.

Minha pesquisa me levou a esse ótimo artigo, que me acompanhou passo a passo pelo processo e, em questão de horas, meu problema de autorização foi resolvido.

Quando eu fiquei preso em alguma coisa, eu passei por perguntas e respostas do Stack Overflow e procurei por artigos e tutoriais para me ajudar. Eu ainda uso tutoriais o tempo todo, mas agora só os uso para aprender algo que vou aplicar imediatamente em um projeto.

Não há problema em pedir ajuda

No caso raro de não conseguir encontrar as respostas de que precisava através destes canais, peça ajuda no Stack Overflow.  Algumas das minhas perguntas até foram respondidas, como esta, onde pedi ajuda depois de lutar por incontáveis ​​horas com comentários aninhados.

Embora nenhuma das respostas tenha resolvido o meu problema por si só, elas forneceram poucas dicas e ajudaram-me a continuar em frente até encontrar a solução. O Stack Overflow não é tão assustador quanto parece, e todos precisam de ajuda de tempos em tempos.

Você começará a perceber depois do seu primeiro projeto que os próximos ficarão muito mais tranquilos de serem finalizados. Você entenderá os problema envolvendo tutoriais e aprenderá a fazer buscas através do Google (artigos) e fóruns com auxilio que outros programadores.

Você nunca saberá como fazer tudo (ninguém faz) e sempre precisará pesquisar na Internet (todos o fazem). Não deixe que isso impeça você de simplesmente mergulhar e construir coisas.

Após completar os desafios párticos mais difíceis, você está pronto para conseguir um emprego! Acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar