Todos sabem da qualidade do poderoso navegador criado pela Google, mas poucos já se aventuraram mais a fundo e exploraram todas as suas possibilidades. Muitas das opções disponíveis para os usuários envolvem as chamadas “extensões”, criadas para executar tarefas no navegador em alguns sites, facilitar determinados procedimentos ou até mesmo para personalização.

Não é preciso dizer que a profissão de desenvolvedor nos obriga, em muitos momentos, à ficar horas e horas na frente do computador (provavelmente procurando um bug), o que pode ser muito cansativo e estressante quando as coisas não saem como o planejado. Por isso, nesse artigo vamos apresentar algumas extensões do Chrome que, apesar de simples, podem poupar muito tempo e melhorar a precisão de um trabalho.

1- From Filler

Os desenvolvedores front-end e back-end, em geral, tem a mesma dor de cabeça: preencher os formulários para teste. Para resolver este pequeno detalhe que pode gerar grandes incômodos, foi criada uma extensão destinada à programadores que tem como objetivo permitir que você preencha todas as entradas de formulário (caixas de texto, áreas de texto, botões de rádio, lista suspensa, etc.) com “random/dummy data”.

Form Filler exemple

Esta extensão é uma obrigação para desenvolvedores que trabalham com formulários, pois evita a necessidade de inserir dados manualmente nos campos de preenchimento, possibilitando testes rápidos e objetivos.

2- Block Yourself from Analytics

É de grande importância para um desenvolvedor que é criador e proprietário de sites estar sempre atualizado em relação ao que está ocorrendo no seu site. Mas enquanto o serviço estiver ativo, é comum a criação de novas funcionalidades . O que muitos esquecem é que esses acessos operacionais são contabilizados nos programas de análise e acabam tendo problemas de coerência.

Visando solucionar essa situação que atormenta quase 100% dos criadores, foi desenvolvida uma extensão cujo o objetivo é bloquear suas próprias visitas para seus sites, evitando estatísticas falsas.

block yourself from analytics

Para ter acesso à extensão basta realizar o download do “Analytics Blocker”, preencher com os sites que você deseja bloquear o seu acesso e ativá-lo quando necessário.

3- ScreenCastify

Um Plug-In desenvolvido para qualquer usuário do Chrome que precise gravar vídeos da sua tela do PC com facilidade e praticidade. Para utilizá-lo o usuário deve efetuar o download e configurar do modo como quiser. Uma vez instalado, será adicionado um botão do aplicativo na barra do navegador, sendo necessário apenas a ativação para iniciar a gravação.Todo o material capturado ficará disponível no seu drive do google

Apesar de ser uma extensão voltada para o público geral,os desenvolvedores também podem utilizar essa ferramenta para facilitar a sua atividade principalmente em ocasiões em que o desenvolvedor precisa receber feedbacks de seus companheiros, visando corrigir bugs e incoerências após a finalização do trabalho.

Essa extensão é gratuita para gravações de até 10 minutos. Para uma experiência mais completa e variada o usuário precisará pagar uma taxa para se tornar um assinante premium.

4- Clear Cache

O sistema do cache pode ser muito importante para agilizar o processo de carregamento dos sites que mais usamos, já que muitas informações presentes nas páginas, ficam armazenadas em sua memória temporária. Porém, com o passar do tempo o excesso de informações pode interferir quando passa a ocupar muito espaço e alterar algumas funcionalidades por conta das informações acumuladas.

clear cache print

Com essa extensão você poderá limpar o seu cache com apenas um click e sem qualquer caixa de diálogo para confirmação ou pop-ups (o que nós usuários agradecemos) . Você pode personalizar a quantidade de dados que desejar, incluindo: cache de aplicativos, cache, cookies, downloads, sistemas de arquivos, dados de formulário, histórico, banco de dados indexado, armazenamento local, dados de plug-in, senhas e WebSQL .

5- Google PageSpeed Insights Extension

Quando sites são criados, é essencial para o desenvolvedor ter o controle sobre suas páginas e impedir que ocorra qualquer tipo problema para os usuários. Apesar de parecer uma tarefa fácil, em diversas ocasiões pode acontecer dos problemas serem tão sutis que não consigam ser identificados em um simples acesso.

Page Speed Chrome

Esse plug-in permite a análise da PageSpeed (performance da página) com apenas  um único clique, além de apresentar com detalhes, estatísticas e pontos que podem estar causando problemas, o que pode resultar em um aumento em sua velocidade de desenvolvimento e maior precisão.

Algumas de suas funcionalidades são: eliminar JavaScript e CSS de bloqueio de conversão do conteúdo na parte superior, tirar partido da colocação em cache do navegador, reduzir tempo de resposta do servidor e otimizar imagens.

Se você conhece outras extensões do Chrome que podem ajudar na difícil vida de um programador, compartilhe conosco no campo dos comentários !

A feed could not be found at `https://programathor.com.br/jobs.rss`; the status code is `403` and content-type is `text/html; charset=UTF-8`

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar