Entrevista com Mathieu Le RouxCo-founder da Le Wagon Brasil que tem como objetivo ensinar seus alunos a programar. O time da ProgramaThor recomenda este curso, uma vez que a plataforma ProgramaThor foi desenvolvida durante este curso.

Quem é você?

mathieu leroux lewagon BrasilMeu nome é Mathieu Le Roux, eu sou francês morando no Brasil há 5 anos. De 2012 a 2016 eu lancei as operações da Deezer na América Latina. Foi quando me dei conta da extrema importância da qualidade da experiência de uso e decidi que no meu próximo empreendimento ia aprender a codar.  Eu sou formado em administração então não toquei nem de perto no assunto na faculdade, e ja tinha tentado sem sucesso aprender seguindo curso online.

Ai um amigo me falou do conceito do Bootcamp da Le Wagon que conseguia transformar iniciante total em programação em junior dev Web Ruby em meras 9 semanas. Eu tinha dificuldade em acreditar, mandei mensagem para o fundador Boris da Le Wagon no Linkedin, ele respondeu meia hora depois, o dia seguinte fizemos um Skype. Depois de 10 minutos de conversa queria estudar na Le Wagon, depois de 15 minutos decidi lançar a empresa na America Latina…

O que que é Le Wagon?

Le Wagon é uma das empresas pioneiras do universo de Coding Bootcamp, a ideia é de treinar iniciantes em programação ao desenvolvimento web fullstack (backend, database e frontend) em 9 semanas super intensivas com as linguagens Ruby on Rails, CSS, HTML, JavaScript, SQL,.. O formato é presencial, o dia inteiro de 2a a 6a feira e você passa 80% do tempo “mão na massa” codando na sua maquina programinhos no terminal no inicio e plataforma web completa no final.

Le Wagon

O grande diferencial do curso é o acompanhamento permanente dos professores que te ajudam a resolver bugs, e o ambiente de “turma” que te motiva a nunca desistir mesmo apos a 25a tentativa ainda dar erro… O Le Wagon tem o objetivo de trazer habilidades técnicas para mentes criativas e as duas ultimas semanas são consagradas a criar produtos web do zero que serão exibidos para o mundo no ultimo dia do curso: o famoso demo day.

Quem procura fazer a Le Wagon?

Principalmente as pessoas querendo mudar a vida. Muitos aproveitam o curso para lançar uma startup. Na história da Le Wagon nasceram mais de 70 startups dos projetos finais e só no Brasil no nosso primeiro ano umas 6 empresas até agora… Outros alunos usam Le Wagon para dar uma mudança “digital” na carreira e começar um jornada de desenvolvedor web.

curso ruby on rails sao paulo

Temos ex-alunos brasileiros que foram contratados por várias startups assim como Vindi, Gympass ou Jobformodel. Mas não é todo mundo que vira necessariamente dev. Também temos muitos ex-alunos em posição de product manager, UX designer, data scientist ou growth hacker onde o conhecimento profundo da programação é uma vantagem decisiva na hora da contratação para essas posições.

Como está indo Le Wagon internacionalmente e no Brasil?

Bombando ☺

A empresa foi criada em Paris em 2013, cresceu primeiro na Europa e agora no mundo inteiro. Hoje ja se formaram quase 2000 alunos nos bootcamps da Le Wagon que foram organizados em mais de 20 capitais mundiais como Londres, Berlin, Montreal ou Shanghai. Recentemente abrimos Milano, Bali, Melbourne e Sidney.

A comunidade de ex alunos esta cada vez mais ativa no nosso Slack e oportunidades “cross border” de empregos, participação para criar startups ou missões freelance ficam pipocando o dia inteiro. No Brasil estamos presentes em São Paulo, Rio e Belo Horizonte e foram um pouco mais de 100 alunos que já participaram de um bootcamp Le Wagon “made in Brazil”.

demo day bootcamp coding lewagon

Mais informação: https://www.lewagon.com/pt-BR 

Compartir