Se você conferiu nosso conteúdo sobre o que é gestão de projetos, você deve ter observado que os termos PMI e PMBOK são citados nele. Isso porque ambos termos estão totalmente relacionados ao gerenciamento de projetos. Continue essa leitura e saiba mais!

O que é PMI?

PMI – Project Management Institute nada mais é do que uma organização sem fins lucrativos criada em 1969, a fim de elencar e disseminar as melhores práticas para o gerenciamento de projetos, de forma padronizada, em todo o mundo.

Esse trabalho ocorre através de publicações, eventos relacionados e divulgação de KPIs e informações que norteiam o uso das boas práticas em diversos países, por diversas empresas. Isso porque o PMI é reconhecido mundo afora e faz o acompanhamento constante de muitas empresas que aplicam suas divulgações, até mesmo para que haja um ciclo de melhorias contínua e validação dessas práticas definidas para a gestão de projetos.

Um exemplo disso é que o PMBOK já está na versão 7, de modo a garantir que a prática de gestão de projetos acompanhe todas as evoluções tecnológicas, alterações na forma de gerir e nas dinâmicas de atuação, além das mudanças de mercado.

Em resumo, o PMI é a instituição que reconhece, organiza e divulga as práticas de gestão de projetos que comprovadamente funcionam em muitas empresas, definindo-as como melhores práticas de gerenciamento de projetos, que são compiladas e divulgadas através do PMBOK.

O que é PMBOK?

PMBOK significa Project Management Body Of Knowledge e, conforme citado acima, é um guia para gerenciamento de projetos elaborado e divulgado pelo PMI. Trata-se de um material muito rico e interessante para quem pretende realizar uma gestão efetiva de seu projeto, seguindo práticas testadas e aplicadas em várias empresas.

O guia contempla instruções e orientações sobre todas as etapas de um projeto, incluindo tudo o que é importante que seja feito para entregá-lo com a qualidade esperada, no prazo e dentro do budget; apoiando inclusive a gestão da equipe e a definição de KPIs.

Vagas ProgramaThor - PMI e PMBOK

Conteúdo do PMBOK

Pode-se afirmar que o PMBOK possui toda a base de conhecimento necessária para a gestão eficiente de projetos dos mais variados tipos, principalmente projetos de tecnologia. A última edição deste guia contempla informações importantes sobre as 10 áreas de conhecimento a serem consideradas no gerenciamento eficiente de um projeto. São elas o gerenciamento de:

  1. Riscos;
  2. Escopo;
  3. Tempo;
  4. Custos;
  5. Qualidade;
  6. Recursos Humanos;
  7. Aquisições;
  8. Comunicações (quer saber como fazer uma comunicação eficaz?);
  9. Integrações;
  10. Stakeholders.

Vale ressaltar que embora o PMBOK seja um guia com muitas informações indispensáveis para a gestão de projetos, o conhecimento e a experiência dos profissionais envolvidos não deixam de ser de sua importância para a garantia de sucesso na condução e execução do projeto.

Certificação

Além de todo apoio à gestão de projetos, o PMI costuma ser uma entidade muito conhecida por conta das certificações que emite. Além da capacitação de gerentes de projetos, é possível obter certificações que conferem ao profissional a comprovação de seu conhecimento sobre as boas práticas de gestão de projetos.

Há diversas instituições autorizadas a aplicar os testes de certificação do PMI em todo o mundo e, para quem tem dificuldade de estudar por conta própria, é possível contar com instituições que oferecem cursos preparatórios.

Ao todo há oito certificações, sendo a mais comum a Project Management Professional (PMP). Inclusive, muitas empresas pedem essa certificação na descrição de vagas

Confira a lista completa de certificações:

  1. Project Management Professional (PMP);
  2. Profissional de Gerenciamento de Portfólio (PfMP);
  3. Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP);
  4. Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP);
  5. Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA);
  6. Técnico certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM);
  7. Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP);
  8. Profissional certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP).

É importante citar que, para obter as certificações é preciso comprovar um período de experiência na área, não bastando apenas a aprovação no teste. Os testes não costumam ser muito complexos, mas é importante estudar antes de tentar a certificação, considerando inclusive o custo.

Além disso, a certificação tem prazo de validade, precisando ser renovada periodicamente com o pagamento de uma taxa.

Você está apto para fazer uma boa gestão de projetos?

O mercado está cheio de oportunidades que requerem hard skills relacionadas com a gestão de projetos. Portanto, é uma excelente ideia aprimorar os seus conhecimentos sobre isso, de modo a estar pronto para quando surgir uma vaga. Até mesmo se você é um programador em busca de uma vaga!

Confira nossos demais conteúdos no blog e fique por dentro de diversos temas interessantes da área de tecnologia e, se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - PMI e PMBOK

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar