Não basta saber o que é o turnover. Entender por que ele acontece é essencial para poder definir estratégias que ajudem a diminuir sua recorrência. 

Pensando nisso trouxemos aqui um conteúdo com as principais causas de turnover alto. Continue a leitura e saiba mais.

Principais causas de turnover: quais são

Entre os principais fatores causadores dos problemas no engajamento do time e que, consequentemente, causam o desligamento de funcionários (voluntário ou não), de acordo com especialistas, os mais comuns e que podem ser revertidos, são:

  1. Descrição errada de vaga

Toda descrição de vaga precisa ser perfeita, para que não haja o risco de contratações de perfis diferentes daqueles que a vaga necessita.

Caso isso ocorra, pode haver sérios problemas de conflito entre aquilo que o colaborador pensou que iria executar em suas atividades e aquilo que ele, de fato, faz. Isso transmite ao colaborador que na empresa há falta de transparência e desorganização, causando insatisfação devido ao desalinhamento de expectativas.

  1. Feedback mal aplicado ou não aplicado

A aplicação de feedback é essencial para a evolução profissional em qualquer carreira. Através do feedback, acontece o desenvolvimento de competências e o alinhamento de expectativas, pontos essenciais para manter o profissional engajado e motivado.

Mas, quando o feedback não acontece ou, pior ainda, é mal aplicado, com cobranças, críticas, falta de empatia e até mesmo desrespeito; é inevitável que o colaborador desanime e perca o interesse em permanecer na empresa.

Consequentemente, a tendência é que haja um aumento no pedido de demissões, já que as pessoas buscarão oportunidades de trabalho em que haja maior valorização e expectativa de crescimento profissional.

  1. Ausência de plano de carreira

Caso não haja plano de carreira bem definido, o colaborador pode até começar no trabalho engajado, mas com o passar do tempo, a tendência é que o desânimo venha. Isso porque aos poucos ele perceberá que não tem expectativas de crescimento.

Pior ainda se, além de não haver plano de carreira, as promoções ocorrerem de forma indistinta e com favoritismo.

Vagas ProgramaThor - O que causa o turnover
  1. Ambiente hostil ou clima organizacional ruim

Um bom ambiente de trabalho deve ser amigável, acolhedor, colaborativo e imparcial. Isso é essencial para que haja qualidade de vida no âmbito profissional. Pois, quando há segurança psicológica, tranquilidade e alegria no ambiente de trabalho, automaticamente as pessoas se sentem motivadas e satisfeitas.

Em contrapartida, se houver um ambiente hostil ou um clima ruim, além de poder ocasionar burnout nos funcionários, acarretará diversos problemas para empresa, inclusive possíveis processos trabalhistas; não há dúvidas de que o turnover será alto.

  1. Problemas com a liderança

Talvez você já tenha ouvido a seguinte frase: “as pessoas não pedem demissão da empresa, elas pedem demissão dos líderes”. Isso mostra o quanto os líderes acabam sendo grandes responsáveis pelo turnover.

Isso porque eles influenciam diretamente a motivação e o bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, têm uma grande responsabilidade na qualidade do ambiente de trabalho e no engajamento do time.

Líderes autoritários, pouco empáticos, reativos, enfim, não costumam ter bons resultados de retenção e podem, inclusive, ocasionar processos trabalhistas para a empresa. 

  1. Rotina exaustiva

Ainda que as atividades exercidas pelo time sejam interessantes, agradáveis e condizentes com os perfis, se forem repetitivas a tendência é que a médio ou longo prazo, levem à exaustão.

Embora algumas atividades sejam parte intrínseca do trabalho não podendo ser alteradas, os processos sempre podem ser otimizados, desafios propostos e até mesmo haver rodízio entre funções, de modo que os colaboradores possam experienciar diferentes atividades.

Caso contrário, se o colaborador se ver sempre executando tarefas pouco desafiadoras e sem oportunidades de aprendizagem, de fato, com o tempo a tendência é que ele saia da empresa.

Fique atento a esses pontos!

Agora que você já sabe quais são as principais causas do turnover, esteja atento a esses pontos para garantir que haja uma taxa saudável de turnover na sua empresa. 

Além disso, ter cuidado com os itens que listamos aqui, ajudarão a promover um ambiente de trabalho de qualidade na sua empresa, não apenas reduzindo o turnover mas ajudando com que ela seja reconhecida como uma marca empregadora de sucesso!

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - O que causa o turnover

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar