Muito tem se falado sobre metaverso e, consequentemente, muitas dúvidas surgem sobre o que é metaverso, afinal, e como ele funciona. Se você é uma das pessoas que se pergunta sobre como usar o metaverso, você vai curtir esse conteúdo! Siga a leitura e veja exemplos práticos de como o metaverso funciona.

Metaverso: conheça exemplos de como ele funciona

Considerando que podemos resumir o metaverso como um mundo virtual no qual é possível interagir quase que da mesma forma que no mundo real, ele tem sido utilizado por muitas empresas como solução para proporcionar uma nova experiência de interação com usuários.

Veja alguns exemplos:

  1. Treinamentos

Muitas empresas têm apostado no metaverso para aplicar treinamentos. Nunca antes o ensino à distância foi tão difundido como durante a pandemia e, em consequência disso, a grande maioria das pessoas se adaptaram e se acostumaram com o ensino à distância, preferindo essa modalidade de ensino.

Com isso, as instituições precisaram se adaptar e, algumas delas, escolheram o metaverso como forma de tornar a experiência dos alunos a mais próxima possível do ensino presencial, de forma que os alunos não acessam as aulas em vídeo chamadas apenas, mas adentram um ambiente virtual no qual interagem como se estivessem fisicamente em uma sala de aula.

  1. Compras

Uma grande aposta do metaverso tem sido o e-commerce. Muitas empresas têm aderido à tecnologia para oferecer um novo canal para realização de compras. Com isso, os clientes têm uma experiência totalmente diferente de uma compra comum em um site tradicional, pois, eles conseguem visualizar as peças como se as estivesse em mãos, bem como provar e/ou testar produtos.

Há ainda a opção de comprar fast food pelo metaverso! Isso mesmo: você entra no restaurante como se estivesse, de fato, na loja, faz o seu pedido, paga e pasme: recebe seu sanduíche quentinho na sua casa! Sensacional, não é mesmo?

Vagas ProgramaThor - metaverso
  1. Experimentos

Ainda sobre experimentos, muitas empresas possibilitam provar alguns itens antes de comprá-los. No metaverso dá para provar roupa, calçados, maquiagem e até mesmo perfume! Isso mesmo: uma marca renomada de perfumes atribuiu suas essências a algumas caraterísticas que funcionam como gatilhos para nossa memória olfativa, de modo que se ver em uma paisagem com cores e formas distintas, por exemplo, é possível “sentir” um aroma específico.

E já pensou em poder mudar o corte de cabelo antes de passar a tesoura? Pois bem, isso é possível no metaverso, no qual você pode experimentar diferentes cortes e ver como fica!

  1. Test Drive

Há também casos de montadoras que possibilitam entrar em seus automóveis, ver e acionar os botões e funcionalidades do painel do carro, como se você estivesse pessoalmente no automóvel. 

Isso traz uma nova tendência na forma de comprar carros, sendo que inclusive, o test drive digital, também está em estudo para ser implementado. Será que finalmente poderemos comprar um automóvel online, com a mesma experiência de estar comprando-o pessoalmente?

Ainda sobre test drive, algumas equipes de fórmula 1, como a Ferrari por exemplo, colocam seus pilotos em simuladores que criam situações próximas da realidade, a fim de treinar suas reações mediante tais situações e prepará-los para as corridas reais.

  1. Jogos

Talvez esse seja o uso mais comum e que traga menos surpresa para você. Afinal, o mundo dos games praticamente iniciou o conceito do metaverso, através de jogos famosos como Second Life, Fortnite, Pokemon Go e Meta Horizons.

O que você achou desses exemplos de uso do metaverso?

Muito interessante, não é mesmo? Você já experimentou o metaverso? O que você acha desse conceito? Acredita que se trata de uma tendência tecnológica que realmente mudará a forma como interagimos no mundo virtual? Deixe aqui seus comentários e dúvidas sobre o tema.

ProgramaThor - metaverso

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar