Usada nas mais diversas áreas, principalmente no marketing e na publicidade, o storytelling é uma ferramenta muito útil na hora de colocar no papel uma ideia importante para ser aplicada em uma solução, como por exemplo, na construção de um sistema ou na venda de um projeto. 

Acompanhe esse conteúdo e aprenda mais sobre essa técnica – saiba como funciona e entenda porque tantas empresas têm empregando-a em seus projetos!

O que é storytelling?

Storytelling é uma técnica utilizada para “contar histórias” através de recursos que vão além das palavras, como por exemplo, uso de desenhos e gráficos. Atualmente, essa técnica é considerada uma ferramenta valiosa para ajudar a promover negócios e, no caso, de TI, para ajudar a criar e vender soluções.

Com caráter persuasivo, o principal objetivo do uso de storytelling é não somente facilitar a compreensão sobre uma ideia, mas também, convencer sobre a sua importância e necessidade. Essa técnica é muito utilizada com Power BI, por exemplo, mas não há nada que impeça de utilizá-la com qualquer tipo de projeto.

Como aplicar o storytelling em projetos de TI?

Assim como na aplicação da técnica de brainstorming, é interessante que o storytelling ocorra em pelo menos uma sessão dedicada à construção do objetivo final ou a venda de um projeto, de modo que os envolvidos estejam em um ambiente propício à compreensão da narrativa.

A técnica é relativamente simples e se dá basicamente por 3 elementos que são:

  • Técnicas narrativas: é importante que a narrativa possua conceitos que sustentarão o conteúdo a ser apresentado. Ou seja, não basta sair falando – é preciso contar uma história que, de fato, apresente fatores relevantes para a construção da ideia principal e compreensão dos envolvidos.
  • Conteúdo narrativo: ainda considerando as técnicas narrativas, é importante que o conteúdo narrativo seja bem explorado, a fim de abranger o máximo possível de conceitos relevantes para o projeto.
  • Fluidez: deixe a história rolar. Não interrompa ou critique pontos da narrativa, mas incentive a fala, criando um momento propício para entendimento das necessidades. E se você estiver vendendo o seu projeto, da mesma forma, deixe a história fluir, apresentando todos os elementos necessários para embasar a importância do que está mostrando.
Vagas ProgramaThor - storytelling

Apesar desses 3 elementos, vale lembrar que toda criatividade é bem vinda, de modo que tantos recursos visuais quanto necessários podem ser utilizados, cenários, apresentações e desenhos, inclusive.

Além disso, para apoiar ainda mais a construção de histórias que resultem em projetos vendidos ou em escopo de projetos, algumas perguntas e respostas podem ser utilizadas no contexto, como por exemplo:

  • Para quem a história será apresentada?
  • Qual o benefício do projeto proveniente da história?
  • Qual é a principal vantagem do projeto?
  • Quanto a complexidade prevista, a partir da história contada?
  • Quais as ações demonstradas na história, já podem ser mapeadas?
  • A história contada apresenta mais de um caminho para solucionar o cenário?
  • A história está bem contada a ponto de que a solução não seja questionável?
  • Como mostrar que o público também pode ser parte do problema apresentado na história?

As vantagens de usar essa técnica

Dentre os principais benefícios da aplicação do storytelling, destacamos:

  • Através de histórias, o público se conecta mais facilmente as ideias;
  • Histórias dão mais significado as ideias;
  • As pessoas costumam dar mais importâncias as situações embasadas por histórias;
  • Histórias transcendem o cenário atual;
  • Contando e ouvindo histórias, a compreensão sobre algo aumenta;
  • É mais fácil compartilhar histórias;
  • Histórias dão significado a dados e indicadores.

Outro ponto interessante é que para aprimorar ainda mais os seus projetos, você pode agregar o uso de metodologias como Scrum, por exemplo.

Que tal começar já a usar storytelling nos seus projetos?

Aproveite que você aprendeu mais sobre essa técnica através desse conteúdo e comece a fazer uso de histórias para aprimorar e vender os seus projetos. Certamente, todos perceberão o quanto isso pode agregar na definição de escopos, no entendimento de requisitos e é claro, na venda dos seus projetos.

Se você tiver exemplos da aplicação do storytelling no seu dia a dia, compartilhe suas experiências aqui conosco! Lembrando que, caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui também!

ProgramaThor - storytelling

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar