Não é segredo para ninguém que estamos em meio a uma pandemia mundial. Todos os dias, temos milhares de novos contágios e uma destas pessoas infectadas pode ser funcionário seu, sabia? E aí? Você sabe o que fazer nestes casos? Vale ressaltar inclusive, a importância de envolver a governança corporativa nessas tratativas.

Por que devo me preocupar com isto?

Por conta da alta taxa de transmissão da cepa, esta é uma preocupação que se tornou normal. O Brasil já ultrapassou os 500.000 mortos e o número de novos casos cresce exponencialmente. Por isso as empresas devem elaborar um plano de ação a ser seguido caso tenha algum funcionário com covid.

Portanto, se você está nesta situação ou quiser saber como agir quando acontecer, este artigo é para você! Confira abaixo 7 dicas de como agir caso algum funcionário seu esteja com covid.

  1. Funcionário com covid: pontos de atenção

Alguns pontos a serem observados quando seu funcionário testar positivo para covid:

  • Este colaborador prestava serviços presenciais ou atuava em regime de home office?
  • Quem trabalhava fisicamente próximo a este colaborador?
  • A empresa já toma medidas de segurança?
  • Quantos dias de afastamento este colaborador tem de acordo com seu atestado médico?

Lembre-se que a segurança de todos é essencial, não só a do funcionário com covid. O importante é pensar tanto na situação de quem foi infectado quanto evitar o contágio dos demais.

  1. Teste de funcionário com covid

Quando o colaborador apresentar os primeiros sintomas, a empresa deve solicitar um exame para verificar a presença do vírus. Geralmente as pessoas que estão aguardando os resultados recebem alguns dias de afastamento da empresa. Caso seja este o caso, informe os demais funcionários sobre a situação. Sugere-se que os colaboradores que prestavam serviço fisicamente próximos ao colega também façam o teste caso apresentem sintomas.

E se for possível, a empresa deve custear os testes de todos, visto que é de seu interesse a confirmação da saúde do seu quadro de funcionários. Da mesma forma seria interessante que o departamento todo migre para o regime de home office até que todos sejam testados.

  1. O afastamento do funcionário com covid

Caso se confirme o contágio, o funcionário com covid deve ser afastado de suas obrigações laborais durante o tempo que durar o atestado médico. Importante reforçar: ele não deve prestar serviços mesmo que à distância, enquanto estiver de atestado. No entanto, se após esse período houver necessidade em manter o funcionário afastado, ele pode realizar home office.

  1. As medidas de segurança da empresa

Com todas as restrições de atividades de lazer impostas pelo Governo, muitas pessoas estão saindo de casa apenas para trabalhar. E é justamente por isso que as empresas devem se certificar que estão cumprindo as normas de biossegurança adequadas. Isto porque, caso a empresa esteja fazendo sua parte, diminui-se a possibilidade de serem acusados de propagar a contaminação.

Sua empresa disponibiliza álcool em gel espalhado pelo ambiente? Possui tapete sanitizante na entrada? Os funcionários têm suas temperaturas aferidas ao entrar? O distanciamento social é respeitado? O local é higienizado com frequência? Estas são apenas algumas questões básicas que devem ser levantadas. Inclusive, tecnologias podem ser utilizadas para ajudar a superar a pandemia, como a aferição de temperatura por câmeras.

Porém, lembre-se: a empresa deve seguir as normas de biossegurança, mas também deve fiscalizar a postura dos seus funcionários. Afinal de contas de nada adianta fornecer álcool em gel para todos, mas, na hora da refeição, os funcionários se sentarem próximos e dividir a comida, concorda?

Vagas ProgramaThor - funcionário com covid
  1. Informações aos demais funcionários

Quando a pandemia começou a se alastrar percebeu-se que a uma forma eficaz de combater o vírus era a informação. É por isso que locais públicos e privados sinalizam as pessoas sobre diversos aspectos da covid: modo de contágio, medidas de segurança e dicas de como agir.

Espalhe sinalizações pela empresa: no refeitório, entrada, banheiros e demais espaços em comum. Compartilhar informações é a melhor forma de garantir que seus funcionários estejam a par do assunto e alerta quanto à disseminação de notícias falsas.

  1. Qualidade das informações

E já que falamos sobre as informações, aqui vai um dado importante: você sabia que existe uma Lei que determina uma série de regras sobre isolamento social, uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), quarentena, dentre outros?

A Lei n.º 13.979 de 6 de fevereiro de 2020 dispõe, em suas próprias palavras, “sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”. 

Não basta se informar, o importante é buscar informações em locais confiáveis, caso contrário podemos ser transmissores de notícias falsas.

Há também uma seção no site do Ministério do Trabalho com orientações justamente sobre o assunto sobre o qual tratamos: o funcionário com covid. Lá você encontra além das instruções gerais, algumas especificidades sobre atitudes a serem tomadas dependendo do seu ramo de negócio. 

  1. O afastamento do funcionário com covid: empatia

Por fim, um lembrete: ainda que o funcionário esteja afastado de suas funções, esteja a par de sua situação. Envie mensagens para se atualizar sobre seu estado de saúde ou verificar se ele precisa de algo que você fazer ou ajudar.

Ter um olhar humano e se importar é vital, pois, afinal de contas, seu colaborador não é apenas um número e você deve ter uma preocupação fidedigna com seu estado de saúde. Assim como é importante se preocupar com a diversidade, é importante que a empresa se preocupe em acolher seus funcionários durante esse momento difícil que o mundo vive.

Funcionário com covid: o papel da empresa

Pudemos perceber então que a empresa tem uma grande participação na vida do funcionário quando se fala de covid, seja evitando a transmissão em seu espaço ou disseminando informações úteis. 

Mesmo um simples telefonema demonstrando consideração e gentileza pode ajudar seu funcionário com covid a superar este momento delicado do qual ninguém está totalmente livre. E você? Já teve em sua empresa algum funcionário com covid? Como procedeu? Compartilhe conosco as precauções tomadas e vamos espalhar informação juntos!

ProgramaThor - funcionário com covid

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar