O conceito de software livre não é novo, mas está cada vez mais popular. Isso porque trabalhar com software livre permite adquirir mais experiência nas comunidades de software livre, ajudando a aperfeiçoar as “skills” do programador e melhorando a sua experiência profissional. Saiba mais!

O que é software livre e como funciona

Como o próprio nome sugere, um software livre é aquele em que o código fonte é liberado para qualquer programador executar, copiar e modificar; e pode ser distribuído gratuitamente para os usuários ou com baixíssimo custo de aquisição, em comparação com software pagos tradicionais.

A definição de software livre é estabelecida pela Free Software Foundation em conjunto com o projeto do único sistema operacional que é um software livre: o GNU

Dentre as grandes vantagens do software livre, destaca-se e melhoria contínua do sistema, visto que há contribuição de diversos profissionais para o aperfeiçoamento do código fonte; a colaboração dos usuários como testadores do software; a facilidade em conseguir suporte nas comunidades de programadores e, sem dúvidas, o fato de ser gratuito.

O que define um software livre?

Para que o um software seja definido como livre, ele precisa se enquadrar nas chamadas “liberdades essenciais” que, de acordo com o site do GNU, são:

  • Liberdade 0: Executar o programa como você desejar, para qualquer propósito;
  • Liberdade 1: Poder estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito;
  • Liberdade 2: Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros usuários;
  • Liberdade 3: Poder distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

(Fonte: GNU.org)

Vale ressaltar que software livre e software gratuito não são a mesma coisa. Pois, normalmente, os softwares gratuitos não possuem código fonte aberto, para que os usuários possam manipulá-lo.

vagas programathor

Entenda as vantagens de trabalhar com esse tipo de software

Dentre as principais vantagens do software livre, podemos destacar:

  • É possível adaptar o software à sua necessidade;
  • Caso haja dificuldades com o uso do sistema, é possível conseguir suporte facilmente nas comunidades existentes;
  • O aprendizado é constante para quem trabalha de modo colaborativo com código fonte de software livre;
  • Excelente custo-benefício: muitas vezes é necessário apenas uma licença para que o software seja utilizado em diversos computadores;
  • Maior segurança, pois, sempre há equipes focadas em corrigir falhas de segurança;
  • A customização do software é totalmente livre, o que é um grande atrativo.

Aprimore sua experiência através das opções de software livre

Basta pesquisar um pouco na internet para encontrar diversas comunidades dedicadas a criação, aperfeiçoamento e popularização dos softwares livres. Dedique-se para entender mais sobre como funciona e, quem sabe, você se interesse para começar a trabalhar com isso.

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui! Teremos muito prazer em ajudar! Continue nos acompanhando para obter mais conteúdos como este.

Software livre

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

Compartilhar