O conceito de software livre não é novo, mas está cada vez mais popular. Isso porque trabalhar com software livre permite adquirir mais experiência nas comunidades de software livre, ajudando a aperfeiçoar as “skills” do programador e melhorando a sua experiência profissional. Saiba mais!
O que é software livre e como funciona
Como o próprio nome sugere, um software livre é aquele em que o código fonte é liberado para qualquer programador executar, copiar e modificar; e pode ser distribuído gratuitamente para os usuários ou com baixíssimo custo de aquisição, em comparação com software pagos tradicionais.
A definição de software livre é estabelecida pela Free Software Foundation em conjunto com o projeto do único sistema operacional que é um software livre: o GNU
Dentre as grandes vantagens do software livre, destaca-se e melhoria contínua do sistema, visto que há contribuição de diversos profissionais para o aperfeiçoamento do código fonte; a colaboração dos usuários como testadores do software; a facilidade em conseguir suporte nas comunidades de programadores e, sem dúvidas, o fato de ser gratuito.
O que define um software livre?
Para que o um software seja definido como livre, ele precisa se enquadrar nas chamadas “liberdades essenciais” que, de acordo com o site do GNU, são:
- Liberdade 0: Executar o programa como você desejar, para qualquer propósito;
- Liberdade 1: Poder estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito;
- Liberdade 2: Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros usuários;
- Liberdade 3: Poder distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
(Fonte: GNU.org)
Vale ressaltar que software livre e software gratuito não são a mesma coisa. Pois, normalmente, os softwares gratuitos não possuem código fonte aberto, para que os usuários possam manipulá-lo.

Entenda as vantagens de trabalhar com esse tipo de software
Dentre as principais vantagens do software livre, podemos destacar:
- É possível adaptar o software à sua necessidade;
- Caso haja dificuldades com o uso do sistema, é possível conseguir suporte facilmente nas comunidades existentes;
- O aprendizado é constante para quem trabalha de modo colaborativo com código fonte de software livre;
- Excelente custo-benefício: muitas vezes é necessário apenas uma licença para que o software seja utilizado em diversos computadores;
- Maior segurança, pois, sempre há equipes focadas em corrigir falhas de segurança;
- A customização do software é totalmente livre, o que é um grande atrativo.
Aprimore sua experiência através das opções de software livre
Basta pesquisar um pouco na internet para encontrar diversas comunidades dedicadas a criação, aperfeiçoamento e popularização dos softwares livres. Dedique-se para entender mais sobre como funciona e, quem sabe, você se interesse para começar a trabalhar com isso.
Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui! Teremos muito prazer em ajudar! Continue nos acompanhando para obter mais conteúdos como este.

Consiga um emprego!
Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.
Sobre o autor
