Como o JavaScript continua sendo a linguagem de programação mais popular e amplamente utilizada em 2018, o ecossistema cresce em torno dele.  Para preencher a lacuna, muitas bibliotecas de utilitários populares cresceram no GitHub nos últimos anos. Aqui está uma pequena lista de bibliotecas Javascript muito úteis e altamente mantidas.

bibliotecas JavaScript

1. Underscore & Lodash (dah)

A maioria de vocês provavelmente já os conhece. O Underscore foi criado para fornecer funções de utilidade para tarefas comuns em Javascript. O Lodash, o pacote mais baixado e mais dependente do NPM, foi criado para fornecer suporte de iteração cruzada de ambiente mais consistente para matrizes, cadeias de caracteres, objetos e objetos de argumentos.

Desde então, tornou-se um superconjunto de Underscore e ambos são mantidos pelos mesmos colaboradores principais. Deve definitivamente estar em sua lista.

  • https://github.com/lodash/lodash
  • https://github.com/jashkenas/underscore

2. Ramda

Com mais de 12 mil estrelas, essa biblioteca de utilitários JS é projetada para programação funcional, facilitando a criação de pipelines funcionais que não alteram os dados do usuário.

A imutabilidade e as funções livres de efeitos colaterais estão no centro de sua filosofia de projeto. Todas as funções são automaticamente curry e os parâmetros passados ​​são organizados de acordo com a facilidade de uso.

  • https://github.com/ramda/ramda

3. MathJS

Com 6K estrelas, o Math.js é uma extensa biblioteca de matemática para JavaScript e Node.js, compatível com a biblioteca de matemática do JavaScript.

A biblioteca contém um analisador de expressões flexível, é capaz de executar cálculos simbólicos e vem com um grande conjunto de funções e constantes internas. Você pode até mesmo estendê-lo sozinho.

  • https://github.com/josdejong/mathjs

4. Sugar

Com 3,5K estrelas, Sugar é uma biblioteca de utilitários Javascript para trabalhar com objetos nativos. Construções customizadas e pacotes npm modulares permitem que você use apenas o que você precisa (também pode ser combinado com Bit), e os usuários podem definir métodos ou usar plugins para lidar com casos de uso especializados. Vale a pena conferir.

  • https://github.com/andrewplummer/Sugar

5. Lazy

Com 5K estrelas, o lazy.js é uma biblioteca funcional de utilitários para JavaScript com um mecanismo lento que “esforça-se para fazer o mínimo de trabalho possível” e ainda assim ser flexível o suficiente.

A biblioteca não tem dependências externas, e aqui está uma demonstração de testes de eventos do Dome como uma sequência. Aqui estão os documentos da API para começar

  • https://github.com/dtao/lazy.js

6. CollectJS

Com 3.5K estrelas, o collect.js é um wrapper muito promissor e livre de dependência para trabalhar com arrays e objetos em Javascript com dezenas de funcionalidades úteis e API que é (quase) idêntico ao Laravel Collections 5.5. A biblioteca é mantida ativamente e vale a pena ficar de olho.

  • https://github.com/ecrmnn/collect.js/

7. ChanceJS

O Chance é um gerador minimalista de strings aleatórias, números, etc. para ajudar a reduzir alguma monotonia, enquanto escreve testes automatizados ou em qualquer outro lugar que você precise de algo aleatório.

Com apenas 3K estrelas, essa biblioteca é surpreendentemente útil, pois tendemos a repetir nossos padrões quando solicitados a gerar coisas aleatórias.

  • https://github.com/chancejs/chancejs

8. ChartJS

Com quase 40k estrelas, o chart.js é um ótimo exemplo de como às vezes menos é mais com 8 tipos diferentes de visualização de dados, cada um deles animado e personalizável.

O Chart.js permite criar gráficos HTML5 simples usando a tag <canvas>, com excelente desempenho de renderização em todos os navegadores modernos. Definitivamente uma das bibliotecas mais úteis e elegantes da lista.

  • https://github.com/chartjs/Chart.js

9. Polished

Com 3.5K estrelas, de autoria da equipe de componentes com estilo, o Polished é um ótimo conjunto de ferramentas leve para escrever styles em JavaScript com funções auxiliares e mixins estilo Sass. A biblioteca é compatível com os styled-components estilizados, Afrodite, Radium ou inline simples.

  • https://github.com/styled-components/polished

10. Mout

Mout.js é uma coleção de utilitários JavaScript modulares que podem ser usados ​​no navegador como módulos AMD ou em node.js, fornecendo métodos auxiliares semelhantes aos encontrados em outras bibliotecas padrão de linguagens (Python, Ruby, PHP etc).

O mout.js permite carregar apenas os módulos / funções de que você precisa e fornece uma API consistente e normaliza o comportamento em vários navegadores.

  • https://github.com/mout/mout

Se você tiver alguma biblioteca preferida e quiser compartilhar conosco, deixe nos comentários!


Consiga um emprego!

Se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

 

Este artigo é uma tradução de um texto do Bit and Pieces.

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar