Blog ProgramaThor

A plataforma de recrutamento para programadores pensada por programadores.

>

Protagonismo feminino em TI: mulheres programadoras são sucesso!

Cada vez mais se houve falar na importância do papel da mulher nos mais diferentes cargos e funções e, com isso, as mulheres vêm ganhando destaque no mercado de trabalho, até mesmo em funções que antigamente eram quase exclusivamente masculinas, como é o caso da programação. 

Confira aqui, algumas informações que demonstram o aumento do protagonismo feminino em TI e o quanto isso é positivo e importante tanto para as mulheres que desejam cada vez mais trabalhar com tecnologia, quanto para a área de TI!

Mulheres programadoras que marcaram presença na história da TI

Conheça alguns nomes importantes que contribuíram para a área de TI:

Ada Lovelace

Ada é considerada a primeira mulher programadora, sendo a criadora do primeiro algoritmo capaz de ser processado por uma máquina. Infelizmente, ela faleceu antes da comprovação do funcionamento do seu algoritmo. Notas deixadas por ela foram reconhecidas como a primeira descrição já feita para um computador e um software.

Jean Bartik

Jean era membro do time de programadores que desenvolveu o ENIAC: primeiro computador totalmente eletrônico e digital.

Grace Hopper

Conhecida como a rainha da programação, vovó COBOL e dama do software; Grace Hopper foi uma das criadoras do COBOL. Além disso, ela criou o primeiro compilador e programou o primeiro computador digital de larga escala.

Hedy Lamarr

Estrela de Hollywood conhecida na época como a “mulher mais bonita do mundo”, Hedy era atriz e programadora, tendo grande contribuição na criação de um sistema de comunicação sem fio de criptografia inquebrável. Essa solução foi o ponto de partida para o desenvolvimento de tecnologias como o Wi-Fi e o Bluetooth.

Radia Perlman

Criadora do protocolo STP que é essencial para melhorar a performance do envio de dados, Radia também foi uma das pioneiras no ensino de programação para crianças.

Grace Hamilton

Famosa diretora de engenharia de software, Grace atuou no projeto que desenvolveu o programa de voo que guiou a missão Apollo 11. 

Cursos exclusivos para mulheres programadoras

Um forte incentivo para a mulherada que deseja se tornar programadora, são os cursos oferecidos gratuitamente e exclusivos para elas. Um exemplo é a Laboratória: uma instituição criada para oferecer exclusivamente cursos de tecnologia para mulheres que desejam ingressas no mercado de TI.

Surgem comunidades exclusivamente femininas

A fim de oferecer incentivo mútuo através de um canal no qual as mulheres que desejam ser programadoras possam partilhar ideias, trocar experiências e tirar dúvidas; nasceram mundo à fora algumas comunidades de mulheres programadoras.

A Rails Gils é um exemplo muito bacana que surgiu com intuito de levar informações importantes sobre tecnologia para as mulheres, incluindo o aprendizado de algumas linguagens de programação. Essa comunidade oferece palestras em vários lugares do mundo, incluindo São Paulo.

Colabore com o seu toque feminino no mundo dos programadores!

Inspire-se com esse conteúdo para se tornar uma programadora se você for mulher e, se você for homem, jamais deixe de incentivar amigas e parentes que tenham interesse na profissão! Caso tenha dúvida, sugestões ou comentários sobre o tema, registre aqui!

Compartilhar

1 Comment

  1. É bem isso, na mepresa onde trabalho, somos em três programadoras e três programadores.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*