Se você já conferiu o nosso artigo sobre as principais linguagens de programação utilizadas no mercado, veja agora um levantamento que trouxemos sobre as principais linguagens de programação web! Essa informação é muito importante para os desenvolvedores web que desejam se manter competitivos no mercado! Saiba mais!

As linguagens de programação web mais utilizadas pelos desenvolvedores

As linguagens de programação web são as linguagens que desenvolvem camadas de apresentação e, também, de lógica, para sites e aplicações web. 

Na camada de apresentação, destacamos a importância de o programador ter conhecimento em HTML, CSS e JavaScript. Já para a camada lógica do desenvolvimento web há muitas linguagens de programação como PHP, Java, ASP ou .NET, entre outras. Confira quais são as principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento web:

1HTML: trata-se de uma linguagem de marcação e não de programação, propriamente dita. Em resumo, o HTML é um conjunto de regras com códigos que definem a exibição dos elementos da página, e é essencial para qualquer desenvolvimento web. Há diversas ferramentas que facilitam muito a estruturação do código em HTML, mas é importante que o programador entenda como usar a linguagem.

2- CSS: CSS é uma linguagem escrita em conjunto com o HTML e serve para definir estilos, layout de documentos, etc., formatando os conteúdos e padronizando o formato a ser exibido.

3- Java Script: a linguagem de programação web JavaScript é utilizada para desenvolver scripts que são executados do lado do cliente. Muito dinâmica, essa linguagem orientada a objetos e similar à linguagem C, é utilizada para tornar alguns processos das páginas web mais dinâmicos.

4- PHP: utilizada em conjunto com HTML, a linguagem de programação PHP é uma linguagem de script, em que o código é executado do lado do servidor da aplicação, sendo enviado para o cliente somente o resultando em HTML. Assim é possível criar interação com banco de dados e outras aplicações web, sem que o código fique exposto. Sem dúvidas, a linguagem de programação PHP é a mais utilizada para implementação de funções dinâmicas e complexas, nas aplicações Web.

Escolha a sua linguagem e destaque-se no desenvolvimento web!

A área de desenvolvimento web é sempre movimentada, garantindo que haja diversas oportunidades de trabalho para programadores com esse perfil. Por isso, conhecer as principais linguagens de programação web é fundamental para quem deseja fazer sucesso!

E você, trabalha com qual linguagem de programação? Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

Compartilhar