Antes de mais nada, vale ressaltar que embora seja muito comum a confusão, UX e UI Design não são a mesma coisa. Tratam-se de conceitos que se completam e relacionados a experiência do usuário, mas que tem finalidades diferentes. Saiba mais sobre UX em nosso artigo específico sobre esse tema e confira esse artigo para saber mais sobre UI Design!

O que é UI Design?

UI significa User Interface ou seja: interface do usuário. Esse é o nome dado a um método de criação de interface de aplicações, utilizado para facilitar o desenho da interface de modo que a navegação do usuário pela aplicação seja otimizada.

Em resumo, ao acessar uma aplicação o usuário tem uma predisposição a seguir uma sequência de navegação. Se a aplicação for bem desenhada utilizando UI Design, a própria aplicação faz com que o usuário siga essa sequência de navegação de forma natural.

Um exemplo é que se a aplicação for de vendas de algum produto, toda a parte navegável da mesma (imagens, menus, etc.) deve colaborar para que o usuário realize uma compra.

Quais são as diferenças entre UX e UI Design

Para entender melhor o conceito de UI Design, confira as principais diferenças entre UX e UI:

UX não necessariamente envolve uma interface visual

Como UX está relacionado a experiência do usuário com a aplicação de maneira geral, nem sempre é preciso que haja uma interface envolvida. É possível, por exemplo, usar UX em um sistema de comandos de voz ou na definição de um processo de atendimento, enquanto UI Design, sempre envolve ao menos uma interface de interação com o usuário.

UI guia o usuário na navegação e UX faz essa navegação ser boa

UI e UX se complementam, esse é o ponto! Pois, enquanto UI guia o que o usuário na navegação da interface, orientando-o sobre o que deve fazer; o UX torna essa navegação agradável e otimizada. Em resumo: UI guia racionalmente o usuário no uso da aplicação, enquanto o UX garante a satisfação do usuário, em navegar nessa mesma aplicação.

A importância de os desenvolvedores conhecerem UX e UI Design

Se a aplicação desenvolvida não guiar os usuários da forma correta pela interface, eles não usufruirão da aplicação da melhor maneira possível. Com isso, é possível que o desenvolvimento seja mal avaliado e a aplicação não traga o retorno esperado. 

Afinal, espera-se que todo sistema seja facilmente navegável, além de agradável ao ponto de fazer o usuário apreciar o que vê e queira voltar. Por isso, não basta saber escrever um bom código fonte: é importante ter alguma noção sobre a experiência do usuário ao utilizar o que está sendo implementado.

Melhore a experiência do usuário com a sua aplicação, usando UI Design!

Dentre as vantagens de usar UX com UI Design, destacam-se o aumento de vendas, o fortalecimento da marca, a retenção de usuários e a geração de valor na experiência do usuário. Por isso, não deixe de aplicar esses conceitos no seu desenvolvimento!

Gostou de conteúdo? Caso haja dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Compartilhar