Você sabe o que é um plano de cargos e salários? Esta é uma importante ferramenta para que a empresa retenha talentos, auxilie na motivação dos funcionários, evite alguns tipos de processos trabalhistas e tenha equidade entre colaboradores.
É comum os funcionários entrarem na empresa com uma expectativa de crescimento. Porém, dependendo da empresa ou do cargo assumido, esta expectativa não se cumpre, o que gera frustração do trabalhador. Para evitar este e outros problemas é que existe o plano de cargos e salários.
Mas como montar um plano de cargos e salários?
A vantagem de se ter um plano é óbvia, mas ele deve ser bem estruturado. Por meio de pesquisas internas e externas o gestor responsável conseguirá montar o mais adequado para sua empresa. Mas como fazer um? O que deve constar no seu plano? E, ainda mais, plano de cargos e salários – por que ter um?
Se você quiser conhecer mais a fundo este recurso tão importante, acompanhe nosso artigo! Vamos enumerar cinco dicas para que seu plano de cargos e salários seja um sucesso!
- Qual é a definição de um plano de cargos e salários?
Este plano descreve em detalhes a política salarial, requisitos e competências dos cargos da empresa, as responsabilidades que cada funcionário assume e o organograma de relação entre as posições na empresa.
Alguns pontos que um plano de cargos e salários aborda são:
- Atribuições dos cargos;
- Organograma dos cargos da empresa;
- Mapeamento de processos;
- Plano de carreira adequado a cada cargo;
- Políticas salariais;
- Competências e habilidades dos funcionários.
Estes são os pontos mais relevantes do plano de cargos e salários. Porém, cada empresa pode adequar o seu plano de acordo com sua realidade, incluindo ou retirando itens.
- Como iniciar a produção de um plano de cargos e salários?
Antes de mais nada, é vital que a empresa realize pesquisas internas e externas. As primeiras são realizadas para que se conheça e estabeleça sua realidade. Quais são os cargos disponíveis na empresa? Qual é a hierarquia da empresa? O que se espera do funcionário que ocupar cada um dos cargos? Questões como esta auxiliam a empresa a ter mais clareza do seu cenário e ajudam na elaboração de seu plano de cargos e salários.
Já a pesquisa externa dá uma visão para a gestão do que o mercado exige dos funcionários e qual é a média salarial estabelecida para cargos em geral. Pesquisar os sindicatos e as leis governamentais destes cargos também é indispensável.
- A elaboração de um cargo de planos e salários
Após quantificar e qualificar os resultados das pesquisas, é hora de elaborar o plano de cargos e salários da empresa. O arquivo deve ter uma cópia digital, mas sugere-se que sejam entregues impressos aos funcionários.
As informações contidas nele devem ser claras, com instruções em linguagem amigável e assertiva. A parte que aborda a função de cada colaborador deve ser especialmente compreensível, para evitar desvio ou acúmulo de funções.
Lembre-se de que o plano de cargos e salários é uma ferramenta para auxiliar principalmente o funcionário, por isso deve ser acessível a todos.

- Plano de cargos e salários – por que ter?
Plano de cargos e salários montados, revisados e aplicados. Mas quais são as vantagens que ele trará? O que ganham gestores e funcionários com este plano?
Do lado da gestão:
- Contratação de funcionários que se identificam com o perfil da empresa;
- Atrair profissionais qualificados;
- Retenção de talentos;
- Aumento do engajamento do funcionário;
- Auxilia o planejamento financeiro;
- Facilita o processo seletivo.
Para os funcionários:
- A certeza de que há um plano de carreira;
- Saber exatamente o que a empresa espera dele no cumprimento de suas atribuições;
- Esclarecimento do organograma empresarial que esclarece a quem o funcionário deve responder;
- Satisfação com a empresa por conta da transparência e clareza nas expectativas do gestor;
- Auxilia na criação de PDI, já que para alcançar os cargos e salários almejados, é importante que haja desenvolvimento do funcionário.
Ou seja, um plano de cargos e salários bem estruturado e completo traz benefícios para ambos os lados: gestão e funcionários.
- Plano de cargos e salários: evitando deslizes
Às vezes as empresas cometem equívocos na elaboração e estruturação do plano de cargos e salários. Seja por não considerar certos aspectos atrativos ou por inexperiência, alguns termos podem não ficar claros ou sequer constar no documento. Alguns problemas são:
- Salário incompatível com o mercado;
- Não considerar o plano de carreira;
- A criação de cargos sem a demanda oportuna, apenas para inflar o plano de cargos e salários;
- Não considerar a evolução do mercado;
- Mentir ou omitir informações.
É justamente para evitar desencontros desta natureza que as pesquisas prévias são tão importantes. Desta forma o plano de cargos e salários pode ser elaborado de forma a cumprir seu papel.
Plano de cargos e salários: uma ferramenta muito útil
Agora você sabe como esta ferramenta pode ajudar sua empresa a crescer e manter um equilíbrio constante.
Tendo como resultado funcionários qualificados e motivados, processo seletivo assertivo e planejamento financeiro pertinente, é certo que o plano de cargos e salários é um recurso valioso para qualquer empresa. Vale ressaltar aqui a importância de ter também uma correta descrição dos cargos.
E a sua empresa? Já implementou um plano de cargos e salários? De que forma ele ajudou o desenvolvimento da empresa e a satisfação dos funcionários? Compartilhe conosco sua experiência!

Recrute um desenvolvedor!
Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.
Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.
Sobre o autor
