É de conhecimento comum que a pandemia de Covid-19 afetou a todos nós, seja em maior ou menor grau. Seja pelos cuidados com a saúde, o isolamento social e, claro, as inúmeras perdas: todos fomos atingidos por esta mazela.

E quando falamos no âmbito social, não podemos deixar de citar o campo profissional. Dúvidas e incertezas cercam os colaboradores e empregadores: como será o retorno presencial das empresas pós pandemia? Como ele é inevitável, temos de nos preocupar com esta questão também, concorda?

Quais medidas tomar no retorno presencial das empresas pós pandemia?

O vírus da Covid-19 segue circulando pelo ar e passa de uma pessoa para outra de forma muito rápida. Mas há diversas formas de garantir a segurança de todos e isso inclui o contato entre as pessoas dentro de uma empresa.

Por isso, se você é funcionário e quer saber como agir quando retornar ou se você for empregador e quiser saber quais medidas tomar no retorno, confira estas cinco dicas que preparamos para você!

  1. Espaços físicos: menos é mais

Sabe aquela sua mesa querida, com porta-retratos da família, vasos com suculentas, diversos porta-canetas, calendário e toda sorte de adornos? Pode ir se despedindo dela. No escritório do pós pandemia: retorno presencial das empresas não há espaço para tais adereços.

Em cima da mesa agora fica apenas o essencial: notebook, garrafa de água e, claro, álcool em gel para higienização constantes das mãos. Os demais objetos pessoais devem ficar em gavetas ou armários, especialmente aqueles que são superfícies de difícil higienização.

  1. Empresas pós pandemia: retorno presencial e higienização

O empregador deve garantir que o ambiente de trabalho seja seguro para receber os funcionários. Não deixe de envolver a governança corporativa na hora de definir as tratativas do retorno presencial. Essa área apoiará na definição de processos importantes para tornar o retorno tranquilo.

Disponibilização de álcool em gel nos ambientes em comum, aferição de temperatura na entrada, sinalização com as normas sanitárias e de cuidado com a saúde, tapete sanitizante… Todas estas são ferramentas que no pós pandemia: retorno presencial das empresas devem aparecer.

A utilização de máscaras também deve ser pensada: caso o ambiente receba muitas pessoas ou visitas, é prudente que os funcionários utilizem este equipamento de proteção durante o horário de trabalho. Além disso, a máscara deve ser trocada a cada duas horas ou sempre que ficar úmida. Por isso sempre tenha a mão uma bolsinha para guardar a máscara suja e uma reserva de máscaras limpas.

  1. Pós pandemia: retorno presencial das empresas e a tecnologia

Hoje em dia, muitos trabalhos são possíveis de serem realizados remotamente. Por isso, caso seja possível, prefira sempre o regime de home office para os funcionários, sendo que inclusive, é possível otimizá-lo e aumentar a produtividade. O mesmo vale para reuniões: aquele encontro presencial é realmente necessário? Ou pode ser resolvido com um e-mail?

Já se o trabalho presencial for inevitável, a tecnologia também pode ser aliada da empresa. A marcação de ponto, por exemplo, pode ser feita por reconhecimento facial em aparelhos mais modernos. Também há a opção de marcar o ponto em softwares de gestão de pessoas. E as portas e torneiras? Acionamento automático. A ideia é diminuir o máximo possível o contato das mãos com superfícies de modo geral.

Vagas ProgramaThor - pós pandemia
  1. Empresas pós pandemia: retorno presencial e adequações

Por se tratar de um vírus de fácil contágio, o distanciamento social segue sendo uma medida de segurança eficaz. 

E uma maneira de colaborar com isto é a adequação de ambientes. As estações de trabalho deverão ter uma distância mínima de dois metros entre uma e outra. O mesmo vale para refeitórios e banheiros. Se perceber que estão cheios, aguarde estarem mais vazios. 

A flexibilização de horários também é uma alternativa a ser considerada. Escalonar as equipes de trabalho de modo a manter equipes reduzidas em cada horário é outra boa ideia. Além de ter menos pessoas ao mesmo tempo em cada ambiente, questões como horário de pico no transporte público também são privilegiadas.

  1. O retorno presencial das empresas pós pandemia e a saúde mental

Equipes reduzidas, espaços vazios maiores, funcionários em home office, distanciamento social… Com tudo isto, onde fica nossa socialização? Estamos a cada dia mais afastados fisicamente e, com isso, a impressão que fica é a de que estamos muito distantes inclusive mentalmente.

As consequências de um isolamento tão prolongado e como ele afeta nossas emoções ainda estão sendo estudadas no mundo todo. Com isto é papel da empresa monitorar e garantir a saúde mental dos funcionários.

Demonstrar empatia e ter cuidado e zelo com a situação pessoal de cada pessoa torna o ambiente mais agradável para todos. A gestão da empresa pode planejar dinâmicas virtuais, incentivos divertidos e reuniões para bate-papo informais. Eventos deste tipo podem acontecer virtualmente ou presencialmente desde que sigam as medidas de segurança.

Momentos como estes são capazes de amenizar o stress, deixar o ambiente mais tranquilo e os colaboradores menos pressionados. E isto certamente colaborará com a saúde mental de todos.

Decida sobre o retorno, com calma!

No cenário atual, está claro que devemos viver um dia de cada vez, sempre tomando as devidas precauções. Cuidados como seguir as normas de segurança, garantir o bem-estar coletivo e, claro, se preocupar com o outro devem ser as regras de ouro do retorno presencial das empresas pós pandemia.

Além disso, vale refletir sobre o trabalho em home office e o presencial: pós e contras de ambos. Afinal, uma empresa é feita de pessoas e todo cuidado também deve ser feito pensando na segurança do grupo.

E sua empresa? Já retornou as atividades presenciais? Como foi? Conte para nós sua experiência e os resultados obtidos!

ProgramaThor - pós pandemia

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar