Não há dúvidas de que a marca registrada da pandemia que estamos vivendo é o isolamento social. E, também, o quanto esse isolamento tem sido impactante para as pessoas, em diversos aspectos.

Falando da esfera organizacional, junto com o processo seletivo online e o trabalho em home office que teve de ser aderido às pressas pela grande maioria das empresas, entrou em cena outro desafio: como fazer o onboarding em tempos de pandemia?

Se você quer saber como algumas empresas têm feito esse processo, acompanhe esse conteúdo e fique por dentro.

Antes de tudo, entenda o que é onboarding

Onboarding é o nome dado ao processo de ingresso de um novo colaborador na empresa, processo esse no qual ocorre a apresentação, a adaptação e a integração do profissional aos processos, cultura e ambiente, da empresa.

Quando se fala então de onboarding remoto, devido ao isolamento social, esse processo todo ocorre de maneira virtual, o que pode ser um tanto quanto desafiador.

Onboarding em tempos de pandemia

É importante ressaltar que o onboarding, quando remoto, necessita ainda mais de empenho e dedicação do time de RH. Isso porque a distância torna o momento um pouco menos acolhedor, o que pode não proporcionar ao onboarding a proximidade e a sensação de pertencimento, que é importante transmitir ao novo colaborador.

É preciso orientar o novo membro do time nos mínimos detalhes sobre a empresa e seu processo de ingresso na mesma. Para facilitar isso, o onboarding remoto pode acontecer em etapas, como explicaremos aqui.

programathor

Etapa 1 – Durante o processo de recrutamento e seleção

É de extrema importância que o onboarding remoto já comece durante o processo de recrutamento e seleção, pois, o recrutador deve dar início ao preparo do novo colaborador em potencial para que ele entenda como será recebido pela empresa, remotamente. Como ações para facilitar esse momento, pode ser feitas algumas coisas como:

  • Procure já deixar um roteiro pronto sobre como proceder com o onboarding remoto, incluindo um checklist do que deve ser providenciado para o novo colaborador, como por exemplo, itens do kit de boas vindas: notebook, celular, brindes, etc.;
  • Comunique o time no qual o novo funcionário irá ingressar, sobre a data prevista para a sua entrada e detalhes relevantes do seu perfil.

Etapa 2 – Começando a trabalhar

No primeiro dia de ingresso do novo funcionário à empresa, é de extrema importância disponibilizar alguém para prestar todo o suporte necessário ao novo colaborador. Certamente haverá dúvidas quanto aos acessos, horários, contatos, etc. Portanto, é fundamental que o funcionário se sinta bem suportado, já que à distância, a sensação de boas-vindas costuma ser bem diferente da presencial.

Além disso, garanta que antes do primeiro dia, o kit de boas vindas já tenha sido entregue ao colaborador. É bacana providenciar também um vídeo que contenha algumas informações institucionais importantes, como a apresentação da empresa, sua cultura e história; para apresentar ao novo colaborador.

Etapa 3 – No decorrer dos dias seguintes

É claro que o onboarding em tempos de pandemia ou onboarding remoto, como estamos chamando aqui, não é igual ao onboarding presencial. Inclusive porque algumas etapas, como treinamentos e aprendizados em geral, sobre a dinâmica e processos da empresa, vão exigir mais tempo para serem absorvidos, do que se o colaborador estivesse imerso no ambiente organizacional, acompanhando tudo isso com outras pessoas do time.

Por isso, não deixe inclusive, de promover uma sessão de integração com o novo colaborador, podendo até ser com outros novos funcionários ao mesmo tempo, em uma vídeo chamada. Isso ajudará com que todos se sintam à vontade para tirar dúvidas, além de oferecer maior sensação de proximidade e acolhimento.

Aprimore o onboarding da sua empresa durante a pandemia!

Não permita que o momento difícil de isolamento social que estamos vivendo, atrapalhe o processo de ingresso dos novos colabores à sua empresa. Pelo contrário: faça uso da tecnologia e aproveite para se aproximar tanto quanto possível, de todo o pessoal novo que estiver entrando para fazer parte do seu time! 

Se tiver dúvidas, sugestões e comentários; além de ideias sobre como aprimorar ainda mais o processo de onboarding em tempos de pandemia, escreva aqui! Não deixe também de conferir alguns títulos que podem te ajudar a aprimorar suas tratativas de recrutamento e seleção.

onboarding - programathor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar