Nem sempre é fácil encontrar as melhores soluções para problemas em processos, ou mesmo aprimorá-los. Para ajudar nisso, surgiu o ciclo PDCA: uma ferramenta que tem sido muito útil para várias empresas, de todos os setores. Assim como o Design Thinking, o PDCA é uma ferramenta de referência no mercado.

Se você ficou interessado para saber mais sobre PDCA, acompanhe este conteúdo!

O que é PDCA

Trata-se de uma ferramenta utilizada com a finalidade de controlar e otimizar processos através da implementação de melhorias, além de identificação e solução de erros, principalmente aqueles que possuem causas difíceis de determinar ou que sejam complexos para sanar. 

Ela é muito usada pela área de qualidade das empresas e, também, para apoiar o planejamento estratégico delas.

O principal objetivo do PDCA é ajudar a planejar e criar um plano de ação efetivo, ou seja, que obtenha os resultados esperados. Isso ocorre através da experimentação quando o processo é executado repetidas vezes, e do aprimoramento através da identificação de desvios e necessidade de ajustes.

O conceito de melhoria contínua se dá pela recorrência de execução do processo que só deve ser encerrado quando a solução efetiva for alcançada. 

Vagas ProgramaThor - PDCA

Como aplicar o PDCA

Tendo como foco a solução de problemas, o nome PDCA se refere aos passos de execução da ferramenta. Veja que interessante:

Plan – Planejar

Nessa etapa inicial do processo é definido o que será melhorado com a aplicação dessa ferramenta, como por exemplo: um processo, procedimento, atividade, projeto etc. É preciso entender todo o contexto do que será melhorado, identificando falhas e oportunidades.

Após isso, é hora então de planejar o que, de fato, será feito para solucionar o problema encontrado ou aprimorar o processo elencado. Ações bem definidas e executáveis, com prazos estabelecidos, bem como os responsáveis, devem ser listados.

Com todo o plano desenhado, é hora de colocar para rodar.

Do – Fazer

Aqui começa a ação – praticar tudo o que foi planejado. As ações de melhoria propostas devem sair do papel, sendo esse processo devidamente acompanhado pelos responsáveis. Lembrando que antes da execução é necessário que haja a conscientização e o treinamento de todos que forem participar do PDCA.

Check – Validar

Depois de executar, é preciso conferir os resultados obtidos, a fim de avaliar se o objetivo esperado foi atingido. A validação é essencial para identificar desvios entre o que foi planejado e o que foi realizado, aprimorando o processo para alcançar os resultados. KPIs podem ser usados como insumo para embasar a análise da execução e dos resultados obtidos.

Act – Agir

Após validar os resultados é hora de determinar o que precisa ser ajustado (se é que precisará ajustar algo, que acontece quando os resultados esperados não são alcançados, como a resolução efetiva de um problema ou melhoria de um processo).

Caso seja identificada a necessidade de ajustar o planejamento, o ciclo do PDCA deve então ser reiniciado. Mas, se ao finalizar e checar o plano, for constatado que o objetivo foi alcançado, as ações executadas devem ser documentadas, a fim de definir a padronização de um plano de ação para tal finalidade.  

Você já conhecia o PDCA?

Sendo uma ferramenta de melhoria contínua mundialmente conhecida, pode ser que você já tenha ouvido falar no PDCA. Inclusive, um fato relevante é que há uma norma certificadora de qualidade, a ISO 9001:2015, que recomenda a utilização do PDCA para aprimoramento de processos nas empresas.

Assim, concluímos então que o PDCA contribui significativamente para a evolução do negócio, independentemente de segmento, porte e capacidade financeira; já que todas as empresas possuem inúmeros processos para que funcione, e processos são sempre passíveis de erros.

Lembrando que os erros encontrados nos processos devem sempre ser vistos como oportunidades de melhoria para o negócio, porque é isso que o PDCA prega.

Caso tenha dúvidas ou comentários sobre o tema, escreva aqui! Teremos muito prazer em te ajudar!

ProgramaThor - PDCA

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar