Saber como abordar um cliente em potencial é essencial para que a empresa consiga crescer, e o CRM pode ajudar com isso. O Customer Relationship Management (CMR) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, é a reunião de diversas práticas que visam os processos de captação e retenção de clientes, contribuindo e muito para os negócios da empresa. Para saber mais sobre essa ferramenta, continue a leitura!

Afinal, o que é CRM?

O CRM engloba uma série de estratégias de negócios, com auxílio de tecnologias e outras ferramentas (que podem ou não fazer uso de computação na nuvem), que reunidos servem para ajudar nos procedimentos de gestão e compreensão das necessidades dos clientes. 

Isso permite antecipar ações e prover informações valiosas que ajudem as estratégias de negócio da empresa. Essas práticas visam gerar o aumento das vendas e da captação de novos consumidores do serviço ou produto.

Assim, ao utilizar o CRM, as organizações são capazes de armazenar informações sobre seus clientes, tornando a compreensão de suas características e suas necessidades mais fácil, de modo a oferecer o que eles precisam no momento exato. 

Para tal compreensão, o CRM armazena dados como:

  • Atividades diárias dos clientes;
  • Dados gerais, como nome, telefone e endereço;
  • Contatos que já foram feitos com a empresa;
  • Endereços de e-mail;
  • Interações por telefone;
  • Visitas aos sites da empresa.

Esses dados são agrupados em uma plataforma, de preferência da empresa, que os associa para disponibilizar informações importantes. Um exemplo é quando um conjunto de informações consegue determinar os tipos de produtos ou serviços que um cliente prefere ou precisa, favorecendo a oferta customizada e mais assertiva.

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Quais são os benefícios que a aplicação do CRM traz para as empresas?

Agora que você já compreendeu um pouco sobre o funcionamento do CRM, deve estar se questionando sobre quais são os benefícios que a utilização dessa ferramenta tem a oferecer para a sua empresa. Pensando nisso, trouxemos uma lista com alguns dos benefícios do CRM. Confira a seguir.

No entanto, vale ressaltar que para os profissionais de TI também é relevante saber o que é o CRM e como funciona, principalmente nesse momento de falta de profissionais de TI qualificados no Brasil e o aumento da procura por profissionais de TI durante a pandemia. Então, fique atento!

Veja agora alguns dos principais benefícios:

1. O poder de gerência é maior

São diversos os casos em que o responsável pela gestão dos resultados de negócios acaba se perdendo em suas atividades, devido ao grande número de informações que precisam ser geridas e relacionadas. Logo, fazer isso sem uma ferramenta capaz de auxiliar nesse processo pode levar a muitos erros. 

Assim, o CRM facilita a identificação da produtividade da equipe e dos pontos fracos e fortes de cada setor, especialmente o de vendas, já que está diretamente ligado ao consumidor.

A partir desses resultados que servem como feedbacks, é possível criar ou alterar o planejamento estratégico e o estabelecimento de metas. Assim, os dados fornecidos se tornam uma peça chave para o crescimento do negócio.

2. Melhora o relacionamento com os clientes

Como dito no início do texto, saber se relacionar com os clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio é essencial para o crescimento da empresa, especialmente se ela não for de grande porte. Afinal, muitas pessoas deixam de optar por marcas e empresas por não serem bem atendidas. 

Dessa forma, a utilização do CRM faz com que a manutenção e a comercialização de produtos sejam feitas de maneira bem mais organizada, trazendo bons resultados para vários setores da empresa.

Para mais, a ferramenta traz facilidade na resolução de problemas e dúvidas dos clientes. Isso, sem contar na otimização da compreensão dos desejos e necessidades dos consumidores de forma antecipada, o que leva a uma melhoria e satisfação do consumidor.

3. Comunicação aperfeiçoada da equipe

É crucial que o time da empresa tenha uma ótima comunicação entre si, para que as estratégias da empresa sejam alcançadas mais facilmente. Pois, um bom relacionamento resulta em crescimento dos lucros e satisfação dos clientes.

Assim, com os dados fornecidos pelo CRM, a comunicação entre os colaboradores fica muito mais prática, já que, ao invés de perder tempo ou ter de contar com os colegas para buscar informação sobre os clientes, um colaborador pode apenas buscá-la no banco de dados.

Você concorda que é importante utilizar o CRM?

Com a mudança do mercado e dos consumidores, se adaptar às novas tecnologias e ferramentas é um processo essencial para sobreviver como negócio. Assim, não basta oferecer apenas um produto de qualidade, mas também uma experiência de cliente boa de verdade.

O CRM serve como esse “algo a mais” da empresa, pois, possibilitando o entendimento mais aprofundado do cliente, proporcionando que o relacionamento com ele seja mais duradouro e gere mais valor à empresa. Inclusive, o uso de CRM tem sido um grande diferencial para o aumento de vendas na pandemia.

Você já utiliza CRM na sua empresa? Como têm sido a experiência? Escreva sua resposta nos comentários! Se você é programador e acha interessante saber mais sobre esse tema para buscar vagas de emprego, comente aqui também!

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