Certamente quando você busca por um produto ou serviço, itens que possuam algum tipo de certificação se destacam aos seus olhos. Isso porque é natural que tenhamos preferência por aquilo que, de alguma forma, possui a sua qualidade ou capacidade, comprovadas.

Da mesma forma, as certificações em TI cada vez mais têm sido essenciais para diferenciar os profissionais com expertise diferenciada, em variados tipos de conhecimento. Então, entenda mais sobre as certificações de TI, descobrindo para que servem e assim, se prepare para obter as suas e deixar o seu currículo mais interessante!

O que são certificações de TI?

Podemos definir uma certificação como um documento que comprova qualidade, características, capacidade, segurança, etc., de algo. No caso da certificação de TI então, trata-se de um documento (ou diploma) que comprova habilidade, conhecimento, especialização – de um profissional da área de tecnologia, em determinada área, tecnologia, procedimento, etc.

Qual a importância de possuir certificações de TI

As certificações proporcionam destaque ao perfil do profissional. Afinal, como dito no início desse conteúdo, é comum que haja preferência e maior visibilidade para aquilo (ou quem, no caso) que é certificado em algo.

Assim, os profissionais de TI que esperam possuir destaque no mercado de trabalho, principalmente para algumas funções ou cargos específicos, precisam obter certificações de TI relativos a tal.

Um Scrum Master ou Product Owner, por exemplo, certamente conseguirá destaque e melhor avaliação (e salário!), se possuir as certificações correspondentes a esses papéis. Pois, isso comprova a imersão do profissional no aprendizado da metodologia Ágil e sua capacitação para aplicação da mesma.

Outro ponto importante a destacar é que muitas empresas optam somente por profissionais que possuem certificações específicas, como é muito comum por exemplo em empresas que possuem suporte e requerem profissionais com certificação ITIL.

Por isso, profissionais que esperam alcançar crescimento na área de TI, devem buscar as principais certificações para a área na qual deseja atuar.

Como obter certificações de TI

A obtenção desses certificados ocorre através da realização de treinamentos e cursos intensivos que normalmente oferecem uma prova no final. Somente com a aprovação atingindo um nível mínimo de acertos, é que o profissional é considerado certificado. 

E normalmente, esse “mínimo” de assertividade costuma ser elevado, pois, somente assim comprova-se que o profissional realmente está apto para desempenhar tal função ou trabalhar com tal tecnologia ou procedimento; entregando a qualidade esperada e solucionando problemas relacionados, com eficiência e agilidade.

É importante saber também, que existem desde as certificações mais caras emitidas por órgãos e instituições de grande renome como Udemy, e, também, certificações gratuitas e que nem por isso deixam de ser interessantes e vantajosas.

Outra informação bacana é que você não precisa ter formação em tecnologia para tirar uma certificação. Se você é autodidata, você também pode embarcar nos cursos preparatórios ou estudar por conta, para obter a sua certificação. Não deixe de contar com as leituras essenciais para programadores, para aprender mais, se você estiver em busca de certificações de TI para desenvolvedores!

Você já possui ou pretende obter uma certificação de TI?

Se você está na área de TI há algum tempo, certamente você já ouviu falar sobre as certificações de TI e até conhece algumas. No seu campo de atuação, quais são as certificações mais importantes ou reconhecidas? Você acha que as possuir realmente gera um diferencial competitivo para o currículo do profissional? Será que as certificações de TI facilitam a busca por vagas de desenvolvedor?

Deixe aqui seus comentários e dúvidas sobre o tema e, se você tiver mais informações importantes sobre certificações de TI para compartilhar, escreva aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar