A computação na nuvem é uma tecnologia muito atual e importante que, inclusive, vem sendo adotada por todas as empresas que passaram ou estão passando pela transformação digital

Quer saber mais e entender um pouquinho melhor sobre as possibilidades de uso da computação na nuvem? Confira esse conteúdo e veja alguns dos principais benefícios dessa tecnologia!

Benefícios da computação na nuvem

Além de deixar a empresa mais competitiva, a computação na nuvem tem se tornado um caminho inevitável para as empresas que não querem deixar de apostar em algumas das suas características, como maior disponibilidade, acessibilidade e segurança, para os seus sistemas e dados. 

Outro ponto interessante é que a computação na nuvem é um recurso muito versátil, oferecendo inclusive diversos tipos de ambiente, de acordo com a necessidade de cada empresa.

Agora saiba mais detalhes sobre os benefícios da computação na nuvem:

  1. Redução de custos

As empresas sabem o quanto pode custar caro ter que montar uma infraestrutura adequada para armazenamento de dados. A infraestrutura de redes, que toda empresa precisa possuir para seu funcionamento sistêmico, já costuma ser cara; mas uma infra de armazenamento que pode ser ainda mais cara, pode ser substituída pelo armazenamento na nuvem.

Dependendo do porte da empresa, o armazenamento de dados gera muito gasto com servidores, energia elétrica, sistemas de controle de acesso ao ambiente físico etc.

Colocando tudo isso na ponta do lápis, certamente o custo de manutenção físico deve ser muito mais alto que o custo de aquisição e manutenção de espaço de armazenamento na nuvem.

  1. Atualizações sempre em dia

Um dos grandes diferenciais da computação em nuvem é que os provedores de serviços de Cloud gerenciam e administram todas as atualizações necessárias em seus sistemas, tanto atualizações de versão, quanto atualizações relacionadas à segurança.

Isso rende um grande ganho de tempo no dia a dia das empresas, que não precisam mais ficar se preocupando em manter rotinas de atualização de seus ambientes e sistemas, o que requer grande habilidade de gestão, inclusive.

Dessa forma, as empresas que apostam em computação na nuvem podem ficar tranquilas quanto a estarem utilizando as versões mais atuais ou mais apropriadas de seus sistemas que estejam na nuvem, pois, os provedores garantem isso; bem como a opção de cloud container, que mantém as propriedades e configurações dos sistemas apartadas, garantindo um gerenciamento mais simples e otimizado.

Vagas ProgramaThor - Computação na nuvem
  1. Maior acessibilidade

A acessibilidade sempre foi um requisito muito necessário e importante quando se fala em tecnologia. Mas atualmente, a acessibilidade se faz ainda mais relevante, considerando o momento de grande aderência ao home office, por inúmeras empresas.

A computação na nuvem permite que os sistemas e dados da empresa sejam facilmente acessados pelos colaboradores, independentemente da localização física em que eles estejam; com grande facilidade de acesso e segurança.

A partir disso, o trabalho remoto globalizado se torna muito mais factível, apoiando inclusive, o movimento de busca de programadores por empresas estrangeiras, por exemplo. 

  1. Agilidade nos processos

A escalabilidade da computação na nuvem permite muito mais agilidade na gestão dos sistemas, seja para atualizações, seja para verificações ou análises e até mesmo aumento de espaço. 

Se antes era necessário escalar alguns profissionais para atualizar as máquinas em uma rede, executando e acompanhando esse processo; com a computação na nuvem isso pode ser feito em massa e de maneira remota.

Além disso, podemos citar a gestão de acessos online, acesso compartilhado, acesso remoto facilitado, aplicação de tecnologias como blockchain direto na nuvem, enfim, como alguns exemplos de como a computação na nuvem pode tornar as empresas muito mais ágeis em seus processos.

  1. Segurança

Com o considerável aumento dos ataques cibernéticos atualmente, nunca a segurança da informação foi um tema tão em alta. Com isso, manter os dados da empresa devidamente armazenados, seguindo todas as práticas de LGPD, é uma necessidade real de todas as empresas.

O armazenamento de dados na nuvem tem sido a melhor alternativa para garantir a segurança dos dados, pensando no caso de acidentes físicos como danos a servidores que podem comprometer a disponibilidade das informações; quanto na atualização de antivírus e outros recursos de segurança.

Então a computação na nuvem é uma necessidade para as empresas?

Ao que tudo indica, sim. Afinal, está claro como a computação em nuvem pode agregar valor para as empresas, proporcionando melhora nos processos e tornando o negócio mais competitivo frente ao mercado. 

E você sabia que existem alguns serviços gratuitos de armazenamento na nuvem? Pois bem, saiba mais sobre isso e obtenha o seu para testar!

Se você é um profissional de TI, não deixe de saber mais sobre a computação na nuvem e assim, se tornar apto para as oportunidades de emprego que possam surgir para trabalhar com Cloud! Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui! 

ProgramaThor - Computação na nuvem

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar