As mulheres vêm conquistando o seu espaço na tecnologia e isso deve ser evidenciado. É fato que vem ocorrendo a pequenos passos, pois desde cedo, as meninas comumente são estimuladas e incentivadas a terem outros tipos de interesses. Mas isso está mudando! Hoje vemos um significativo protagonismo feminino em TI!

Inclusive, não podemos falar de mulheres e tecnologia e não citar Ada Lovelace, que foi uma das percursoras da Ciência da Computação e criadora do primeiro algoritmo da história. Para aprender mais sobre essa figura tão influente, bem como saber mais sobre mulheres na tecnologia, se inspire com essa leitura.

Ada Lovelace: quem foi ela?

Ela é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história, pois escreveu o primeiro programa de computador do mundo. Ada nasceu em Londres, em 10 de dezembro de 1815. Seu pai era um famoso poeta chamado Lord Byron. Seus pais se separaram quando Ada tinha apenas um mês de vida, e seu pai faleceu quando ela tinha apenas oito anos de idade. 

Sua mãe foi a responsável por influenciar nos seus estudos. Logo cedo, percebeu seu interesse pelos números, pela matemática. Mesmo sendo incomum estimular esse tipo de educação naquela época, sua mãe a ensinou e apoiou. Já adulta, Ada se tornou amiga e colega de trabalho do inventor Charles Babbage, que projetou o primeiro computador genérico, o chamou de máquina analítica.

Ada viu que a máquina tinha um potencial maior do que foi imaginado pelo seu criador. Então, ela criou um algoritmo que podia fazer com que a máquina computasse uma série de números complexos. E assim, ela escreveu o primeiro programa de computador da história. Apesar de ter sido elogiada por colegas próximos, o reconhecimento do seu pioneirismo com programação só foi concedido quase um século depois da sua morte.

Alan Turing teve acesso às suas anotações e republicou os estudos de Ada Lovelace. Em 1979, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos nomeou um código de linguagem como Ada, a homenageando. Desde 2009, toda segunda terça-feira do mês de outubro, é celebrado o dia Ada Lovelace, para incentivar mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Vagas ProgramaThor - Mulheres e tecnologia

A importância das mulheres na área de tecnologia

É muito importante que assim como os homens, as mulheres também sejam estimuladas a ampliarem os horizontes para toda e qualquer área de estudo. Afinal, é um dever de todas as famílias continuar lutando pela equidade de gênero! Lembrando que as empresas também têm papel fundamental nesse movimento.

Em um TED Talk já um pouco antigo, a cientista da computação e uma das líderes do movimento por igualdade de gênero no mercado de TI, Camila Achutti fala sobre mulheres na tecnologia no cenário do nosso país. Camila tem uma trajetória incrível e resolveu voltar ao Brasil para mostrar o poder de transformação digital e empreendedorismo. 

Ela diz o seguinte: “Até hoje, criamos as meninas de maneira diferente. Damos bonecas, dizemos que ela deve ser mãe, brincar de casinha e ser professora. Enquanto, damos aos meninos o foguete e ele pode sonhar em ser astronauta, damos também aos meninos, acesso livre ao computador. Criamos um estereótipo de que todas as pessoas de tecnologia tem que ter óculos, ser barbudo e ser antissocial. Tecnologia não é mais isso! ” 

Camila diz que hoje a tecnologia é tudo! E nós concordamos. O que devemos fazer para que possa existir cada vez mais mulheres na tecnologia no futuro é:

  • Mostrar para meninas tecnologia como um meio, não como fim, fazer isso na intenção de inspirá-las;
  • Colocar na mão de meninas maneiras de solucionar problemas através de tecnologia é uma forma de fazê-las se apaixonarem por essa ciência;
  • Estimular o uso da tecnologia e inovação com criatividade e não apenas como um trabalho técnico.

Igualdade, educação e iniciativa são capazes de mudar o mundo! Há alguns anos, a transição de carreira tem se tornado algo relativamente comum e como há um enorme déficit de profissionais na área de tecnologia, muitas mulheres tiveram esse start e resolveram realizar transição de carreira para essa área. 

Existem alguns programas de incentivo encabeçados por uma parceria entre empresas e escolas de tecnologia, programas esses que oferecem cursos gratuitos de programação, inclusive.

Além disso, alguns deles oferecem a possibilidade de os candidatos serem contratados e já passarem a receber salário ainda no momento em que estão apenas estudando, antes do início da atuação trabalhando propriamente dita. Se você se identifica com a área e pensa em uma transição, essa é a hora certa!

Mulheres e tecnologia é garantia de sucesso!

Pode ter sido uma surpresa saber da contribuição feminina significativa para o surgimento da programação. Pois saiba que a participação feminina sempre foi massiva: quando foi criada uma máquina capaz de decifrar códigos alemães na II Guerra, os homens estavam lutando na guerra, logo sobraram as mulheres para dar todo o suporte necessário nessa parte estratégica da guerra. Você sabia disso?As mulheres são capazes de tudo e podem ser o que quiserem. Se você tiver alguma dica sobre como influenciar meninas a gostarem de tecnologia desde cedo, se tiver alguma dúvida ou até mesmo sugestões sobre esse tema, escreva por aqui. Não deixe de conferir nosso artigo sobre como evitar a disparidade de gênero na sua empresa.

ProgramaThor - Mulheres e tecnologia

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar