A Técnica Pomodoro é um dos diversos métodos que podem ser utilizados para aumentar a produtividade. Foi criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80 e inspirada em um tomate, ou melhor, um cronômetro de cozinha em forma de tomate. Uma ferramenta tão simples que pode ser uma ajuda considerável na luta contra a procrastinação. Continue a leitura e saiba mais!

Mais prazer e menos cansaço ao realizar as tarefas

Para aplicar a Técnica Pomodoro, é preciso estar atentos aos seguintes pontos:

  • Tempo

Utilizamos um cronômetro e programamos um alarme para 25 minutos. Este período é chamado “pomodori” e durante esse tempo, você deve ficar focado em uma única tarefa. O período é sempre o mesmo e você deve focar 100% do tempo apenas nesta determinada tarefa. No caso de finalizar a tarefa antes do tempo, pode utilizar os minutos restantes para ajustar, corrigir, melhorar ou revisar o trabalho.

Como se trata de um período curto, é quase impossível perder o foco durante esse tempo, até porque ter em mente que dali a poucos minutos a tarefa estará finalizada é uma maneira de se sentir motivado a realizar mais coisas ao longo do dia. Além do prazer de realização que sentimos instantaneamente ao finalizar as tarefas propostas.

  • Pausa

Na Técnica Pomodoro, as pausas são consideradas obrigatórias. Para seguir corretamente, não é permitido pular pausas. Sempre que finalizar um “pomodori”, deve ser realizada uma pausa de 5 minutos. Durante esse intervalo, faça algo que permita relaxamento. Você pode dar uma volta, tomar uma água ou até mesmo simplesmente, descansar sentindo o prazer de missão cumprida. Neste intervalo, não faça nenhuma tarefa que exija esforço.

O descanso irá recuperar a sua mente e te preparar para o próximo “pomodori”. Essa pausa vai impedir que você se sinta cansado. Importante lembrar que a cada 4 períodos de “pomodori” completos, você deve dar uma pausa maior que pode ser de 15 a 30 minutos. Recapitulando, após o 1º pomodori, tire uma pausa de 5 minutos, repita o processo depois do 2º e 3º. E, após o 4º pomodori, tire uma pausa de 15 a 30 minutos.

  • Ferramentas

Como falado anteriormente, você irá fazer uso de um cronômetro e, também, duas listas que podem ser feitas direto no papel ou até mesmo no computador ou celular. As listas são intituladas como inventário e tarefas do dia. 

Na lista de inventário, devem ser escritas as tarefas atuais e tarefas futuras. Na lista de tarefas do dia, devem ser anotadas apenas as tarefas que devem ser realizadas no decorrer do dia, aqui falamos de tarefas que constam no inventário e aquelas tarefas que vão surgindo ao longo do dia. Após listar as tarefas, deve constar também uma estimativa de quantos pomodoris serão necessários para cada tarefa listada.

Conforme a técnica está sendo praticada, fica mais fácil realizar essa estimativa. No caso de tarefas muito extensas, a dica é fracioná-la. Isso facilita realizar a estimativa e também dá a sensação de que o trabalho está rendendo, que não estamos ficando muito tempo presos em uma única tarefa.

  • Interrupções

Seja uma notificação no celular, um telefone tocando, ou até mesmo interrupções de alguém solicitando a nossa atenção, existe uma lista infinita de possíveis interrupções que prejudicam muito a nossa produtividade. A nossa dica é desativar todas as notificações do celular, ter maior controle com relação às pausas do café e conversas paralelas, e também optar por retornar ligações quando não se tratar de assuntos urgentes.

Vagas ProgramsThor - Técnica Pomodoro

Vantagens da Técnica Pomodoro

  • Altamente adaptável para diversos tipos de tarefas;
  • Alivio da ansiedade;
  • Aumento da força de vontade, foco e concentração;
  • Melhor gerenciamento do tempo;
  • Senso de urgência, causando mais agilidade;
  • Muito mais produtividade.

Tarefas priorizadas e nunca mais perder um prazo, esses são os motivos que vão fazer a Técnica Pomodoro se tornar a sua queridinha quando se tratar de métodos de gestão do tempo. Chega de ansiedade na hora de realizar suas tarefas com prazo e dúvida do que fazer primeiro quando tiver muitas tarefas.

Sem mais correria para dar conta da sua agenda e abrir mão do que gosta de fazer por falta de tempo. Aplique essa técnica e veja sua vida profissional e acadêmica se transformarem! Sem as distrações cotidianas externas e internas, as suas tarefas serão finalizadas com foco total. Agora o tempo é um valioso aliado para realizarmos o que quisermos da maneira que quisermos. 

Dessa forma, o seu desempenho poderá ser aprimorado tanto no trabalho quanto nos estudos. 

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe mais do que o essencial a respeito da Técnica Pomodoro, está na hora de colocar em prática e dar um chega pra lá na procrastinação. Nos diga o que achou dessa prática e conheça também a técnica GTD

Para dúvidas e comentários sobre o método, nos escreva aqui embaixo. Você é programador e quer aumentar a sua produtividade? Confira esse artigo!

ProgramaThor - Técnica Pomodoro

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar