Na correria do dia a dia, ainda mais em tempos de pandemia nos quais vivemos em home office e é inevitável ter que dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; muitas vezes é difícil não se perder em meio as tarefas.

Aí, é quase impossível não perder prazos e terminar o dia com aquela sensação de que não estamos dando conta do recado e que estamos perdidos em meio a tanta coisa por fazer.

Por isso, é interessante conhecer algumas técnicas que podem te ajudar a priorizar as atividades e se organizar para ter um dia mais produtivo. Pensando nisso trouxemos aqui a metodologia GTD (Getting Things Done), que nada mais é do que uma maneira fácil e criativa de organizar tudo o que você precisa fazer. Continue a leitura e saiba mais!

Metodologia GTD: o que é?

Que atire a primeira pedra quem nunca teve aquela sensação ruim de que precisava que o dia tivesse mais horas. Durante a pandemia, as atividades profissionais realizadas em casa, somadas as atividades pessoais do cotidiano, intensificou essa sensação de pouco tempo para fazer tanta coisa. 

A solução então é esvaziar a mente e organizar tudo o que precisa ser feito em um local que dê para ver, e com isso surgiu a metodologia GTD, criada pelo consultor norte americano David Allen.

A ideia central da metodologia GTD é: sem preocupações em mente, é possível ter uma visão ampla das tarefas à executar e priorizá-las da melhor forma. Além disso, dá para manter a cabeça livre para exercitar a criatividade. Muito legal, não é mesmo?

Entenda o passo a passo da metodologia GTD

Agora aprenda a colocar em prática a metodologia GTD:

  1. Capture: sabe todas as coisas para fazer que estão deixando a sua cabeça confusa, te deixando preocupado? Coloque todas elas em um local visível, como um planner, uma planilha, uma agenda ou até mesmo um bloco de papel. Não se preocupe em anotar tudo de uma vez – você pode ir anotando ao longo do dia ou sempre que se lembrar de algo.
  1. Esclareça: depois de capturar tudo, converse com o seu gestor (se estivermos falando de atividades profissionais, pois, você também pode usar a metodologia GTD para organizar as suas atividades pessoais e do dia a dia) a fim de definir a prioridade de execução das suas tarefas. É importante, inclusive, definir cada tarefa como prioritária ou adiável, pois, isso é fundamental para saber o que precisa ser feito primeiro.
Vagas ProgramaThor - metodologia GTD
  1. Organize: nessa etapa você deve separar e organizar as tarefas conforme as categorias de prioridade. Além das orientações do seu gestor, você pode determinar quais atividades devem ser feitas primeiro priorizando-as pelo prazo de entrega.
  2. Reflita: aqui você deve literalmente parar e olhar para a sua lista de tarefas, já devidamente organizada, e avaliar se você tem tempo e energia para executar todas aquelas definidas como prioridade para o dia. 

Essa é a melhor maneira de você não se estressar com a quantidade de coisas por fazer e, assim, poderá conduzir o dia com a tranquilidade de quem sabe o que precisa entregar e qual é a próxima atividade que tem pela frente.

  1. Engaje: e então, nessa etapa final você colocará em prática a execução de suas tarefas. Vale lembrar que depois de todos esses passos, é importante que você dê inicio ao seu dia de trabalho sem interrupções e distrações, para que nada atrapalhe o seu ritmo de produção e haja o risco de você terminar o dia sem cumprir o seu plano de trabalho, o que poderá gerar frustração.

Uma dica extra importante é que você deve procurar seguir a ordem definida para execução das atividades, evitando deixar as que “não são tão atraentes” para o final da fila. Isso pode fazer com que você chegue ao final do dia desanimado para executá-las.

Por que apostar em uma estratégia assim?

Mesmo com todas as facilidades que a tecnologia proporciona para nos ajudar durante a fase difícil da pandemia, pode ser complicado se organizar com tantas preocupações em mente. Por isso, aproveite ideias como essa e torne o seu home office mais produtivo e prazeroso. Além disso, é importante ressaltar que essa técnica serve para todos profissionais, inclusive programadores.

Esperamos que você tenha gostado da ideia e, se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema; bem como sugestões de outras técnicas de organização de atividades, priorização e otimização de tempo; não deixe de comentar aqui!

ProgramaThor - metodologia GTD

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar