Quem conhece a Metodologia Ágil e usa Scrum, certamente já ouviu falar em burndown chart. Mas, não é incomum que as pessoas não saibam exatamente o que é e como usar corretamente o burndown chart

Pode ser que você faça parte do time que aplica a metodologia ágil no dia a dia, mas não usufrui desse indicador que é tão importante para entender a performance da sua squad. Então, confira esse conteúdo e entenda mais sobre o tema.

Burndown chart: o que é?

Também conhecido como gráfico de burndown, em resumo, o burndown chart é um indicador que ajuda a medir o progresso da sprint, demonstrando como anda a performance da squad e a velocidade das entregas. 

Ele traz um gráfico de atualização diária que representa o progresso do trabalho do time no quesito desenvolvimento, de forma que após cada dia de trabalho o gráfico demonstre o trabalho realizado em comparação com o escopo total planejado.

O burndown é um dos gráficos mais simples utilizados no Scrum e oferece uma visão importante para as decisões estratégicas do time. Por isso, é o mais utilizado pelas empresas que adotaram essa metodologia.

Como usar esse indicador da melhor forma

O time (ou squad, como é chamado o grupo multidisciplinar) costuma utilizar o gráfico de burndown para medir os pontos (ou storypoints, como são conhecidos) das histórias entregues ao longo da sprint. Isso possibilita uma visão mais acurada do ritmo de trabalho e, consequentemente, da expectativa de entrega até o final da sprint.

Sabendo se o time será capaz de entregar o que foi planejado, é mais fácil analisar e definir as prioridades, além de permitir que a squad planeje melhor as demandas da próxima sprint. Isso é o que torna o ritmo de entrega assertivo.

Dessa forma, é importante saber como utilizar esse gráfico em todo o seu potencial e não apenas traçá-lo por traçar. Saber analisá-lo é fundamental para entender, de fato, se há algo a melhorar nos processos de atuação do time como um todo, incluindo Developers, SM e PO.

Por isso, se o burndown chart apresentar desvios, é importante entender o que tem ocorrido para impactar as entregas do time. Algumas das situações mais comuns nesse caso, são:

  • Falta de comprometimento do time de desenvolvimento;
  • Indisponibilidade ou atuação errada do PO;
  • Falta de hard skill necessária na equipe multidisciplinar;
  • Existência de recursos compartilhados no time (e não dedicados, o que é um pré requisitos do Scrum);
  • SM com dificuldade para solucionar impedimentos;
  • Cerimônias não realizadas adequadamente;
  • Refinamento das histórias não ocorrendo corretamente;
  • Autonomia e auto gerenciamento do time não estão ocorrendo conforme necessário.
Vagas ProgramaThor - burndown chart

Como “ler” um gráfico de burndown chart

Se você está iniciando no Scrum, confira algumas informações básicas que te ajudarão a compreender o gráfico de burndown chart, para que você possa começar a aplicar esse indicador nas cerimônias da sua squad:

Para começar, é importante saber que esse gráfico mostra:

  • Eixo horizontal: nele são exibidos todos os dias de duração da sprint;
  • Eixo vertical: neste coloca-se os pontos planejados para a sprint (que definem a velocidade do time), lembrando sempre de iniciar no maior número de pontos da sprint até zerar os pontos;
  • Intervalo de pontos: deve ser definido pela equipe, podendo ser de 5 pontos, por exemplo.

Com os itens acima prontos, basta marcar a primeira linha do gráfico em vermelho, que deve ser traçada em diagonal, iniciando no ponto máximo e seguindo sentido ao ponto zero do eixo vertical, do primeiro dia da sprint até o último. Em seguida, diariamente, traça-se a linha azul, conforme a entrega da squad em pontos.

Com a linha traçada, é possível observar se as histórias planejadas para a sprint estão adiantadas, em dia ou atrasadas; sendo que: se houver atraso, a linha azul que corresponde ao andamento dos trabalhos estará a direita da linha vermelha – indicando que, para aquele dia da sprint, menos pontos foram entregues do que o planejado. 

Quando as histórias estiverem em dia ou adiantadas, a linha azul estará a esquerda da linha vermelha, indicando que a quantidade de pontos planejados foi entregue dentro do período esperado.

Que tal aplicar já, o burndown chart no seu time?

Com a ajuda do burndown chart é possível perceber se o time está planejando corretamente as suas entregas, bem como se o time está engajado e “rodando” da maneira mais adequada. Então, observando esse gráfico dia a dia, o time pode adotar estratégias que ajudem-no a entregar todas as histórias planejadas para a sprint, ajundando-o a definir o ritmo de entrega ideal para o time.

Você sabia que a Metodologia Ágil faz parte da revolução DevOps? O que você achou desse conteúdo? Você já usou o burndown chart? Você acha que ele realmente pode apoiar a gestão do seu time? Escreva aqui!

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever também!

ProgramaThor - burndown chart

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar