Muitas empresas têm apostado na experiência e conhecimento de seus profissionais, para treinar e capacitar profissionais iniciantes na carreira ou na função. O nome dado a essa ação é mentoria.

Essa ação tem se mostrado uma forma muito útil de disseminar conhecimento dentro das empresas, aproximando profissionais, capacitando os times e ajudando a reduzir custos com cursos e treinamentos. Legal, não é mesmo? Continue nesse conteúdo e aprenda mais sobre mentoria.

O que é mentoria?

Em resumo, trata-se de uma forma de capacitar profissionais através do relacionamento e aprendizado com outros profissionais, mais experientes, que possuem prática e conhecimento aprofundados em determinado tema.

Normalmente o mentor é um profissional com um perfil mais sênior. Sabe aquela pessoa que acaba se tornando um ponto de referência na empresa para determinados temas? Quando surge alguma dúvida ou necessidade sobre um caso específico, o nome dessa pessoa é o primeiro que vem à mente de todos na empresa? Normalmente, essa pessoa é o mentor.

Como a mentoria funciona?

É um treinamento informal, de modo que o mentor atua como um professor, ensinando hard skills e, também, soft skills, a fim de ajudar a desenvolver o profissional iniciante através de sua experiência e exemplo, ensinando, apoiando e tirando dúvidas, no dia a dia. Vale ressaltar que o mentor não precisa ser um líder ou gestor, pode ser um par, também.

O mercado considera a mentoria uma ferramenta poderosa para aprimorar o desenvolvimento profissional, pois, ensina na prática e com a experiência de quem atua no mesmo papel. Nada melhor do que aprender com quem executa aquilo que queremos aprender, não é mesmo?

Há ainda os casos de mentoria coletiva, que acontece quando um mentor conduz a mentoria para um grupo de profissionais simultaneamente e não somente para um único profissional.

Vagas ProgramaThor - Mentoria

Cuidado com as confusões

Algumas pessoas confundem mentoria com consultoria ou com coaching. Por isso, é interessante entender as diferenças entre esses 3 tipos de aprimoramento profissional.

Consultoria 

Existem consultorias das mais variadas especializações, para oferecer serviços de prestação de apoio para aprendizado, treinamento, capacitação e adequação, em uma empresa. No entanto, a consultoria atua na empresa como um todo, identificando e atuando em problemas e oportunidades de melhoria. 

No caso da consultoria, para obter apoio dela é necessário que haja uma contratação comercial desse serviço. Já no caso da mentoria, trata-se de uma atitude colaborativa de um profissional para com outro, sendo que em muitos casos, nem é necessário incentivo da empresa para que a mentoria ocorra, acaba sendo uma atitude voluntária entre profissionais.

No entanto, também há mentores que atuam como profissionais e são contratados tanto para apoiar empresas quanto profissionais. Mas o mais comum é que consultorias façam isso em empresas.

Coaching

Em alguns casos, há ainda confusão entre mentor e coaching. Nesse caso, a ideia é totalmente distorcida, pois, o mentor é aquele que treina um outro profissional a respeito de suas habilidades profissionais, ensinando questões técnicas e ajudando a aprimorar seu aprendizado em determinada função para crescer na carreira. 

Já o coaching trabalha questões motivacionais e comportamentais, ajudando o profissional a compreender seus potenciais, descobrir pontos de melhoria e direcionar melhor as suas habilidades. Ou seja, nada relacionado ao aprendizado técnico de uma profissão.

Mentoria é muito útil!

Sem dúvidas a mentoria é um grande aliado do onboarding de novos profissionais. Além de facilitar o acolhimento do novo integrante ao time, melhora o clima organizacional e aperfeiçoa as habilidades técnicas de todos. Pensando na empresa, incentivar ações de mentoria é eficaz para apoiar programas de reconhecimento e meritocracia, por exemplo.

Você gostaria de ser um mentor? E de receber mentoria? Compartilhe aqui seus comentários!

ProgramaThor - Mentoria

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar