Quem trabalha com dados, como Big Data, por exemplo, já deve ter ouvido o termo Hadoop. Se você atua com database NoSql então, é super importante para você entender o que é o Hadoop e como funciona. Siga nesse conteúdo e fique por dentro!

O que é Hadoop?

Hadoop se resume em uma solução fornecida pela Apache, que oferece um conjunto de processos e programas abertos (open source), disponibilizados livremente para uso e alterações dos programadores. Um dos principais usos do Hadoop é para estruturação de operações de dados, que acaba sendo muito versátil graças a seu desenvolvimento colaborativo.

O grande diferencial do uso do Hadoop é que sua flexibilidade possibilita ajustes ou modificações sempre que necessário e com facilidade. Essa é uma das razões pelas quais essa solução tem sido tão utilizada, principalmente por empresas grandes, como Amazon e Google, por exemplo. Inclusive, essas empresas realizam modificações no Hadoop que são disponibilizadas para toda a comunidade, a fim de contribuir com o uso da solução por outras empresas.

Como funciona

Enquanto a maioria das soluções de mercado para armazenamento e processamento de dados são caras e “engessadas”, ou seja, não permitem adaptação conforme as necessidades específicas de cada sistema; o Hadoop é hoje o sistema de processamento e armazenamento de dados mais utilizado do mercado, justamente por ser adaptável e open source.

No entanto, o uso da versão original do Hadoop tende a ser muito complexo, sendo as versões mais populares como a Cloudera, as mais utilizadas, devido já terem sido adaptadas e se tornado mais fáceis de usar. 

Novas versões seguem sendo criadas, à medida em que as empresas expandem seus negócios e ajustam suas operações de análise de dados.

Vagas ProgramaThor - Hadoop

Hadoop com Big Data

O uso mais comum do Hadoop é para processar cargas de dados de Big Data. Isso porque se trata de uma solução altamente escalável, bastando adicionar mais servidores com os recursos de CPU e memória necessários, para atender a necessidade de processamento.

Proporcionando um alto nível de integridade e disponibilidade, com diferenciado poder de processamento de cargas analíticas computacionais, o Hadoop se torna então a melhor opção para as empresas que precisam lidar com grandes cargas de dados.

Vantagens do uso do Hadoop

Dentre as principais vantagens de quem usa Hadoop, o mercado destaca:

  • Grande velocidade e agilidade no processamento de dados
  • Possibilidade de integração com outros serviços na nuvem
  • Facilidade no uso de processamento de logs
  • Opções diferenciadas de recuperação de dados
  • Capacidade flexível de adaptação
  • Alta escalabilidade

Aprimore seus sistemas com o uso do Hadoop!

Se seus sistemas requerem o processamento de uma grande quantidade de dados, utilize o Hadoop! Inclusive, se você faz uso de computação na nuvem, saiba que o Hadoop tem sido muito utilizado na nuvem e com grande sucesso! Se tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

ProgramaThor - Hadoop

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar