Se você está ingressando na carreira de programador e está ansioso para conseguir o seu lugar ao sol no mercado de trabalho, confira essas dicas que trouxemos para te ajudar a conseguir um estágio!

Antes de mais nada: saiba se vender!

Para que você consiga mostrar a sua capacidade como programador, pode ser mais útil e assertivo demonstrar, de fato, o que você é capaz de desenvolver, ao invés de apenas apresentar um currículo descrevendo as suas qualificações. Se você tiver desenvolvimentos profissionais (ainda que de iniciante) ou até trabalhos de faculdade para demonstrar, você pode usar alguns recursos para expor a sua experiência, como por exemplo:

  • Tenha um repositório no Github: coloque os seus códigos-fonte nesse repositório online de códigos, que é um site super bacana no qual você pode hospedar programas e aplicativos que você desenvolveu. Com isso, você conseguirá mostrar “na prática” o que é capaz de fazer;
  • Crie um portfólio dos seus desenvolvimentos: procure apresentar os projetos nos quais você participou, ainda que sejam projetos acadêmicos. Da mesma forma que no caso do Github, você demonstrará evidências reais da sua capacitação;
  • Esteja presente no Linkedin: não há dúvidas de que o Linkedin é a maior plataforma de acesso ao mercado de trabalho, da atualidade. Portanto, marque presença por lá! Não deixe de manter o seu perfil atualizado e completo, mantenha uma boa rede de contatos e realize postagens interessantes que agreguem valor à comunidade de programadores que participam do Linkedin.
  • Seja um usuário ativo nos grupos de programadores: em redes sociais como Facebook ou outros grupos online, não deixe de participar dos grupos de programadores. Além de fazer um bom network e ter a oportunidade de trocar experiências importantes com outros profissionais, você se manterá antenado com as novidades do mercado e estará por dentro de qualquer oportunidade de trabalho que possa surgir nesse meio.
vagas programathor

Dicas extras para você conseguir um estágio como programador

Confira mais algumas ideias importantes para te ajudar nessa missão:

  • Decida por onde você quer começar: ou seja, tenha claro em sua mente por exemplo, com qual linguagem de programação você deseja iniciar a sua carreira e se especializar. É importante ter muito claro o que você deseja fazer, para que você não pareça incerto ou inseguro diante de um entrevistador e nem se frustre com o caminho escolhido;
  • Estude muito e mantenha-se sempre atualizado: é fundamental manter-se atualizado em qualquer área profissional, mas não há a menor dúvida de que essa regra é ainda mais valiosa quando se trata da área de TI. Por isso, mantenha-se sempre em constante aprendizado: reciclando seu conhecimento e aprendendo algo novo. Isso é fundamental se você quiser se manter competitivo no mercado;
  • Foque certo: se você quer ser um bom programador de verdade, não se apegue em decorar código. O que você precisa mesmo é dominar a lógica e praticar. O resto, é consequência;
  • Converse com programadores experientes: manter um network com outros programadores é fundamental para que você possa tirar as suas dúvidas e se manter por dentro do que rola no mercado;
  • Procure, procure e procure: como diz o ditado “quem não arrisca, não petisca.”. Por isso, procure com afinco uma boa oportunidade de estágio para você. Não espere que alguém bata à sua porta para te oferecer uma vaga. Vá à luta, sem medo!
  • Tenha paciência para alcançar um salário alto: apesar de muito se ouvir falar por aí, que a área de TI é uma das áreas mais promissoras para quem almeja um bom salário, não se iluda pensando que logo de cara, você conseguirá ganhar bastante. Você pode se frustrar e acabar desanimando. Por isso, tenha em mente que os altos salários são consequência de muita experiência, dedicação e é claro: muito trabalho.
como conseguir um estágio

Acelere: aproveite essas dicas para conseguir um estágio como programador!

Tire proveito das dicas e sugestões que trouxemos aqui e arrase na conquista do seu primeiro emprego! Se você tinha dúvidas sobre por onde começar para conseguir um estágio como programador, esperamos que esse conteúdo tenha de auxiliado e te inspirado! 

No blog da ProgramaThor, temos um artigo com dicas de como entrar no mercado de TI, vale a pena conferir! Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários, sobre o tema; não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar