Coronavírus ou COVID-19: é o principal assunto do momento e não é para menos! Impactando severamente mais de 100 países, forçando a paralisação das atividades de comércios e indústrias, lotando hospitais e gerando números alarmantes de morte; essa pandemia tem causado um verdadeiro caos no mundo. E como era de se esperar, o mercado de TI também acabou sendo afetado. Entenda aqui em quais aspectos.

Os impactos do coronavírus no mercado de TI

Analisando as notícias e informações que surgem a cada dia, é possível ver que todos os ramos de empresas estão sofrendo impactos devido à crise atual. Para o mercado de tecnologia, destacamos como pontos principais:

Cancelamento de eventos importantes

Alguns dos principais eventos de TI e inovação que ocorreriam no primeiro semestre de 2020, foram cancelados. São eles:

  • Mobile World Congress (MWC), que é uma das mais importantes feiras de lançamento de smartphones e tecnologias relacionadas, e que ocorreria na Espanha; 
  • Evento F8 do Facebook, cujo ocorre anualmente na Califórnia; 
  • Google I/O, que seria realizado na Califórnia e que reúne desenvolvedores da empresa;
  • South by Southwest (SXSW): evento que ocorre anualmente nos Estados Unidos e que foi cancelado pela primeira vez em 34 anos.

Postergação de lançamentos

Muitas empresas foram obrigadas a postergar lançamentos de produtos e serviços, principalmente devido a necessidade de replanejar os desenvolvimentos e a divulgação desses itens. Modelos de smartphones novos que seriam lançados no primeiro semestre desse ano, por exemplo, serão lançados possivelmente, no segundo semestre.

vagas programathor

Transferência de atividades

Algumas empresas grandes localizadas em países com impactos mais altos da pandemia, tiveram que fechar e transferir suas atividades para filiais localizadas em outros locais do mundo. Esse foi o caso da Samsung, que fechou sua fábrica na Coreia do Sul (segundo país mais afetado do mundo) e transferiu as atividades para a o Vietnã.

>> Leia também: “Tecnologia e pandemia: entenda essa conexão nos dias atuais

Mudança de perfil dos serviços

Empresas de TI que focavam em desenvolvimento de tecnologias corporativas ou embarcadas, têm priorizado aplicativos mobile (principalmente de delivery) e sistemas web que favoreçam e facilitem o momento de isolamento social.

Impactos gerais para as empresas

Seja empresas da área de TI ou não, alguns impactos foram inevitáveis na grande maioria delas, como:

  • Trabalho em regime de home office;
  • Dispensa de colaboradores em período de experiência;
  • Redução de jornada de trabalho e de salários;
  • Aplicação de férias coletivas;
  • Suspensão de viagens;
  • Aplicação de protocolos de higienização e desinfecção em locais que a circulação de funcionários se mantém;
  • Renegociação de contratos e prazos de pagamentos de fornecedores.

Calma, há impactos positivos também!

Como tudo na vida acaba tendo lado positivo e negativo, esse artigo não poderia trazer somente impactos ruins ocasionados por essa crise. Afinal, é possível sim ver pontos positivos na área de TI, diante disso tudo! Dois desses pontos são: a manutenção e até mesmo o aumento (dependendo da especialização) das oportunidades de emprego em TI; e a alta visibilidade da importância da tecnologia em todas as empresas.

Esses pontos devem ser considerados, pois, se levarmos em consideração que a grande maioria das empresas estão trabalhando em home office, dependendo totalmente de sistemas que estejam disponíveis e funcionais, de mecanismos de segurança da informação, da disponibilidade de notebooks e outras ferramentas, etc; da mesma forma, há os serviços de delivery que têm sido essenciais nesse momento, e que funcionam através de tecnologia, também; é possível perceber que que sem tecnologia, quase nada funciona!

Portanto, TI passa por um momento de reconhecimento não só da sua necessidade, mas também, da sua importância. E isso, é ótimo para os profissionais da área!

impactos do coronavírus

Cuide-se! Logo, tudo isso passará!

Aproveite esse momento de isolamento social para se cuidar e, também, para ampliar os seus conhecimentos. Estude nas horas vagas e procure manter tranquilidade e pensamento positivo! No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como otimizar a rotina de home office, vale a pena dar uma conferida! Deixe seus comentários abaixo sobre o tema!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar