Caso você possa contar com um programa de mentoria na sua empresa, mas ainda não conhece todos os benefícios de uma mentoria, esse conteúdo é para você! Saiba que tanto o mentor, quanto o funcionário que será mentorado e até mesmo a empresa – ganham muito com um programa de mentoria. Continue a leitura e entenda mais!

Quais são os principais benefícios da mentoria

Elencamos aqui os benefícios mais destacados nas empresas que têm programas de mentoria. Veja:

  1. Curva de aprendizagem menor

Sem dúvidas, a principal vantagem de contar com uma mentoria é a agilidade no aprendizado, e consequentemente, a diminuição da curva de aprendizagem. Isso porque não há dúvidas de que, aprender com a experiência e o exemplo de um profissional com domínio em certo tema, faz com que haja um aprendizado muito maior a absorver, do que com uma explicação lida em um livro ou explanada em uma aula teórica.

Afinal, toda a experiência adquirida ao longo dos anos por um mentor, facilita muito a passagem de conhecimento, tornando o processo de aprendizado mais rápido e o ensinamento de maneira geral, mais simples.

  1. Aprendizado com os erros dos outros

Já dizia o ditado: “sábio mesmo não é quem aprende com os próprios erros, mas sim quem aprende com os erros dos outros”. Pois bem! Quando você recebe uma mentoria, você tem a grande oportunidade de aprender com a experiência de quem, inclusive, já cometeu erros ao longo de sua carreira. E dessa forma, você pode ser instruído também sobre o que não fazer, para que assim, não cometa os mesmos erros.

  1. Desenvolvimento pessoal em ascensão

Enquanto um curso ou treinamento foca normalmente no aprendizado de hard skills, uma mentoria aprimora também soft skills, ajudando significativamente o desenvolvimento pessoal do profissional mentorado.

Vagas ProgramaThor - Benefícios da mentoria
  1. Aprimoramento contínuo e capacitação a longo prazo

Como o mentor acompanha continuamente o processo de aprendizagem, mantendo o contato rotineiro com o mentorado conforme dia a dia no trabalho, a mentoria funciona como um processo de capacitação continuada, que evolui conforme o progresso do mentorado.

Além disso, a mentoria deve ser vista como uma capacitação a longo prazo, considerando que é necessário um longo período de mentoria para que todo o conhecimento necessário seja repassado.

  1. Conhecimento proveniente da experiência

Nada como aprender com experiência e não somente com teoria. Assim como falamos sobre o aprendizado com as experiências de erros, o mentorado aprenderá de maneira geral, significativamente com a experiência do seu mentor. Assim, todas as técnicas e ferramentas que foram importantes para aquisição do conhecimento do mentor, servirão como embasamento para aprendizado do mentorado que almeja alcançar o mesmo nível de conhecimento.

  1. Aprendizagem adaptada

É fato que cada pessoa tem um modo específico de aprender. Enquanto alguns aprendem muito mais rápido lendo, outros precisam praticar para fixar o conhecimento. Além disso, algumas pessoas podem demorar um pouco mais para aprender coisas que algumas pessoas aprendem com grande rapidez e facilidade.

Além disso, pode ser que o mentorado já conheça alguns conceitos nos quais será treinado. Ou ainda, pode ser que ele nunca tenha visto absolutamente nada sobre o tema. Enfim, isso tudo quer dizer que não existe uma maneira padrão de ensinar. O método precisa ser adaptado conforme necessidade e perfil de quem está aprendendo.

A mentoria possibilita que o mentor guie cada mentorado conforme suas, de modo a criar um método de aprendizagem adaptado, considerando as necessidades, limites, conhecimento atual e até mesmo interesses de quem está aprendendo.

Se tiver a oportunidade, conte com uma mentoria!

Nem todo mundo tem a chance de usufruir da orientação, ensinamentos e exemplo de um profissional experiente e capacitado. Portanto, se você tiver essa chance, não deixe de aproveitar! Afinal, é algo muito enriquecedor e que, sem dúvidas, vai ser muito importante para alavancar sua carreira

Você concorda com isso? Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre o tema!

ProgramaThor - Benefícios da mentoria

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar