A internet está presente de forma significativa em nosso dia a dia, afinal, já são consideradas raras as tarefas que são executadas sem necessidade de alguma intervenção pela internet. Mas, na medida em que cada vez mais estamos online, crescem também as formas que as pessoas mal-intencionadas criam de usar a internet para fins ilegais.

Então, é importante saber mais sobre essas possibilidades para descobrir como se prevenir. Confira aqui nesse conteúdo o que são Deep e a Dark Web, e tire as suas dúvidas!

Deep e Dark Web: o que são?

Consideradas partes “ocultas” da internet, a Deep e a Dark Web não são de fácil acesso. Inclusive, uma delas é um canal próprio para trâmites ilegais, inclusive para compra e venda de itens não permitidos por lei como drogas, armas e até mesmo pessoas! 

Então, na medida em que os ataques cibernéticos acontecem e viram notícia, cresce também o interesse dos internautas por saber mais sobre esse lado obscuro da internet e como se proteger dos golpes virtuais muitas vezes realizados por hackers (você sabia, no entanto, que existe hacker do bem?).

Saiba tudo então sobre Deep e Dark Web:

Deep Web

Esse é o nome dado à camada que fica “logo abaixo” da Surface (World Wide Web – www ou internet, propriamente dita – que é a parte superficial da web, ou seja, a “casca” que usamos para interagir livremente no mundo virtual). 

Dessa forma, tudo que vemos sem restrições ao acessar a internet, está na camada Surface; enquanto a Deep Web faz às vezes da “parte reservada” e que exige inserção de dados específicos para acesso, como login e senha.

Mas, além disso, hoje em dia, considera-se parte da Deep Web também, endereços que não são indexados e que não podem ser encontrados por motores de busca, como por exemplo, o Google. No entanto, isso ocorre por questões de segurança, considerando que a Deep Web armazena informações confidenciais e, então, é necessário que os acessos sejam restritos por questões de segurança e privacidade.

Alguns tipos de dados comumente armazenados na Deep Web, são:

  • Dados de rede;
  • Bancos de dados;
  • Registros acadêmicos;
  • Registros médicos;
  • Registros financeiros;
  • Informações confidenciais de órgãos públicos;
  • Artigos científicos, etc.

Um ponto importante aqui é que a Deep Web armazena dados sigilosos, por isso, costuma ser alvo de gente mal-intencionada. Então, é importante recorrer a recursos de segurança que driblem acessos maliciosos.

Vagas ProgramaThor - Deep e Dark Web

Dark Web

Se tratando de “dark” já dá para ter noção de que é realmente nessa parte da internet que o negócio fica mais preocupante! Em resumo, dá-se o nome de Dark Web a uma pequena parte da Deep Web, que abriga domínios voltados para práticas ilegais. E aqui, pode-se imaginar todo tipo de crime, que infelizmente são facilitados pela dificuldade de rastreamento nessa localização da web, como por exemplo:

  • Tráfico de drogas;
  • Contratação de serviços criminosos;
  • Sites que cobram para exibir pessoas sendo torturadas ao vivo;
  • Tráfico humano;
  • Exploração sexual;
  • Pedofilia;
  • Zoofilia;
  • Pornografia; etc.

Além de todo esse horror, essa parte da web ainda abriga fóruns que reúnem pessoas interessadas em temas criminosos como racismo, terrorismo, incitação criminosa, homofobia, etc. Infelizmente a tecnologia não é utilizada somente para fins positivos e a Dark Web evidencia isso. Da mesma forma, vemos então que há programadores dedicados ao trabalho ilegal, também. Triste, não?

Qual a diferença entre ambos, então?

Se considerarmos que os domínios tanto da Deep Web quanto da Dark Web não são indexados pelos motores de busca, podemos considerar que ambos possuem a mesma estrutura básica de configuração. E, talvez seja por isso, que tantas pessoas costumam confundi-los e pensam que tudo se trata de um lado ruim da internet.

Mas, a parte ruim, de fato, é pequena e diz respeito SOMENTE a Dark Web. A Deep, possui recursos normais e necessários para operações sigilosos comuns, do mundo virtual.

O que você achou desse lado horroroso da internet?

Provavelmente você deve estar se sentindo em choque por saber que, infelizmente, as mentes criminosas deram um jeito de se fazerem presentes até no mundo virtual. Mas, isso serve de ponto de atenção sobre o quanto é importante contar sempre com recursos de segurança e, também, ter cuidado com o que você tem acesso na internet. 

Portanto, não deixe de conferir nosso artigo com dicas para se proteger de ataques cibernéticos e saiba sempre como identificar se um site é seguro. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e, caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre Deep e Dark Web, escreva aqui!

ProgramaThor - Deep e Dark Web

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar