Os frameworks têm sido ferramentas de extrema importância para ajudar as empresas a implementar ou aperfeiçoar processos de maneira mais fácil, rápida e eficiente. Por isso, cada vez mais surgem frameworks, de diversos tipos, testados e aprovados, para serem utilizados por quem quiser.

Nesse conteúdo falaremos de frameworks de gestão de processos, que tem alguns dos modelos mais utilizados e que tem sido muito úteis para quem quer implantar a Governança de TI. Siga essa leitura e saiba mais.

Framework de gestão de processos: entenda

Vamos relembrar o que é um framework: funciona como um modelo que reúne as melhores práticas sobre um tema específico, conforme definido por uma empresa ou por um grupo de pessoas especialistas no assunto, e que já tenha sido testado e aprovado anteriormente.

Dessa forma, funciona como uma solução rápida e confiável por ser baseada em experiências de sucesso.

Por que utilizar frameworks de processos na Governança de TI?

Usar frameworks é considerado muito vantajoso quando se trata de definir processos da área de TI, pois, facilita em diversos aspectos como:

  1. Agiliza a implementação

Seguir uma receita de bolo é bem mais fácil do que escolher ingredientes aleatoriamente, e ver no que vai dar, não é mesmo? Da mesma forma, os frameworks de processos facilitam a implantação da Governança de TI através de práticas já testadas e comprovadas por profissionais de todo o mundo.

Se alguém já teve o trabalho de criar, analisar e testar essas práticas, para que tentar recriar tudo do zero? Usar um modelo pronto ajuda a ganhar tempo na implementação e garante sucesso.

  1. Proporciona uma linguagem comum

Utilizar um framework permite adotar uma linguagem comum para facilitar as integrações entre processos, por exemplo, além de ajudar a fluir e padronizar a tramitação de informação entre áreas e entre empresas.

Quem utiliza o framework ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) no Service Desk ou Suporte, por exemplo, diferencia problemas de incidentes. 

  1. Facilita a realização de benchmarking

Benchmarking é o nome dado ao processo de busca de melhores práticas em determinadas empresas. Ou seja: uma empresa que deseja implementar um processo novo, realiza uma imersão ou busca conhecer detalhadamente como esse processo funciona em uma outra empresa que já o utiliza e com sucesso. 

Quando há um framework envolvido nesse processo, o aprendizado e a implementação se tornam muito mais fáceis. Inclusive, as empresas que utilizam frameworks costumam ser referência para a realização de benchmarking.

Vagas ProgramaThor - Frameworks de gestão de processos
  1. Apoia o Compliance

A área de TI costuma ser uma das mais avaliadas e reguladas pelo Compliance, por isso, contar com o uso de frameworks que garantam a adoção de boas práticas de governança, facilita a auditoria, garantindo que a empresa possui uma área de TI responsável e correta. 

  1. Viabiliza treinamentos e a passagem de conhecimento

Utilizar métodos já prontos e testados, facilita a busca por treinamentos e aperfeiçoamento técnico, uma vez que existe uma base conceitual comum que costuma ser fácil de encontrar. Além disso, fica mais fácil disseminar o conhecimento, uma vez que o framework garante que o processo sempre seguirá um padrão preestabelecido.

  1. Simplifica a contratação de serviços e aquisição de produtos

Quem precisa contratar serviços ou adquirir produtos, sabe que nem sempre é uma missão fácil realizar a busca no mercado e comparar a concorrência. Principalmente quando não se tem muita ideia de como tal item funciona.

Quando a área faz uso de algum framework, facilita a busca por serviços ou produtos, pois, há um padrão a ser considerado. Assim, seja um serviço ou produto, basta que este esteja aderente ao framework utilizado.

  1. Ajuda no recrutamento e seleção

Fica mais fácil estabelecer a procura de um perfil de candidato, quanto há um framework específico envolvido no trabalho da cadeira em questão. Pois, basta incluir o conhecimento desse modelo como pré-requisito na descrição da vaga. No caso do recrutamento e seleção por competências, então, isso é certeiro!

Além disso, contratar uma pessoa já qualificada diminui os custos com treinamento e o tempo necessário para a curva de aprendizado.

Não deixe de usar frameworks de processos na sua Governança de TI!

Além de todos os benefícios já citados acima, a utilização de frameworks de processos ajuda a área de TI a ser mais bem reconhecida no mercado, se tornando diferenciada frente à concorrência. 

Afinal, além de estabelecer padrões já utilizados, ajuda a gerenciar os riscos e assegura a continuidade do negócio. 

E agora que você já conhece as vantagens de contar com os frameworks de processos na Governança de TI, confira nosso conteúdo com exemplos desses modelos.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui.

ProgramaThor - Frameworks de gestão de processos

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar