Nem sempre é fácil escolher uma carreira, pois, nem todo mundo cresce sabendo o que quer ser quando adulto. Ou ainda, há aqueles que mudam de ideia ou ficam incertos antes de decidir qual caminho seguir. Dessa forma, pode ser tão difícil quanto, escolher uma especialização, após a escolha da profissão.

Confira então algumas dicas práticas para te ajudar a escolher uma especialização em TI!

As possibilidades de especialização em TI

No caso de TI, as possibilidades de especialização são inúmeras, como por exemplo: cientista de dados, engenheiro de software, arquiteto de software, gerente de projetos, especialista em segurança da informação, DBA, programador, etc.

Ainda dentro de cada uma dessas especializações, é possível que haja outras possibilidades de especialização, como no caso de profissionais que trabalham com plataforma alta (mainframe), web, sistemas embarcados, metodologias específicas, etc. No caso do programador, é possível se especializar em diferentes linguagens ou tecnologias, como é o caso dos consultores SAP, dos desenvolvedores web e dos desenvolvedores de aplicativos, por exemplo.

Como escolher uma especialização em TI

Para escolher uma especialização em TI que te torne um profissional de sucesso, satisfeito e bem cotado; é importante seguir algumas dicas:

1 – Leve em consideração aquilo que te deixa realmente satisfeito e motivado

Muitos profissionais acabam não se dando muito bem nas especializações escolhidas porque pensam mais no retorno financeiro que elas podem proporcionar, do que na profissão em si. Por isso, é importante escolher trabalhar com aquilo que se gosta e se sente motivado e competente. Dessa forma, o bom retorno financeiro será consequência.

2 – Considere as suas habilidades e competências

É sempre mais fácil alcançar sucesso naquilo que temos habilidade (ou vocação, como alguns dizem) e/ou nas atribuições para as quais desenvolvemos competências, seja com estudo ou experiência profissional. Em resumo, o seu perfil precisa estar alinhado com a especialização escolhida.

3 – Conheça bem as opções de especialização que te interessam

Antes de decidir por uma especialização, não deixe de se informar bem sobre as opções (ou opção) que você tem em mente. Pois, por mais que você goste e se interesse, pode ser que haja características que você desconhece e que sejam decisivas para o sucesso da sua escolha.

4 – Avalie as condições de mercado

Não deixe de conferir o mercado para a especialização que você deseja seguir. É importante analisar a demanda existente para a profissão, bem como os critérios de exigência do mercado. Essas informações guiarão você durante a especialização.

5 – Informe com profissionais que já atuam na área

Nada como ter a opinião de pessoas que já trabalham com a especialização que você deseja escolher. Assim você poderá tirar dúvidas, entender como é o dia a dia da profissão, quais os desafios e oportunidades. Além, é claro, de fazer um bom network.

Escolha a sua especialização e faça muito sucesso!

Seguindo essas dicas você terá muitas chances de fazer uma ótima escolha! Lembre se de que mais importante do que saber como escolher uma especialização em TI, é se dedicar aos estudos! No blog da ProgramaThor, temos um artigo com dicas de como ter motivação para programar, vale a pena dar uma conferida! Se você tiver comentários, dúvidas ou sugestões sobre como escolher uma especialização, não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar