Se você está iniciando a sua carreira como programador e deseja saber qual a linguagem mais apropriada para quem está começando, você está lendo o artigo certo! Entenda quais as linguagens de programação mais indicadas para iniciantes, conforme pesquisas de mercado!

A importância de escolher a linguagem de programação certa para iniciar

O mercado está cada vez mais exigente e, dessa forma, não é difícil entender que as empresas procuram programadores que tenham conhecimento em linguagens mais utilizadas, tendo conhecimento sólido em pelo menos uma dessas linguagens.

E para que você escolha a linguagem certa, você deve considerar:

  • O nível de dificuldade de aprendizado que você está disposto a encarar;
  • As habilidades/conhecimentos que você já possui em programação;
  • Por qual motivo você deseja aprender: estudar ou aplicar profissionalmente;
  • Você quer desenvolver qual tipo de sistema? Web? Mobile? Jogos?;
  • O tempo que você está disposto a dedicar ao aprendizado.

Tendo essas respostas em mente, é hora de conhecer as linguagens mais indicadas.

vagas programathor

As linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 2020

Confira as linguagens mais indicadas para quem quer começar a programar, com base em pesquisas realizadas no mercado:

1- PHP: trata-se de uma linguagem amigável e, por isso, bem indicada para iniciantes. Possui conceitos relativamente fáceis de entender, e trata-se de uma linguagem bem dinâmica, que possibilita desenvolver praticamente qualquer tipo de programa. Além disso, estima-se que cerca de 80% da internet utiliza PHP em seus sistemas. Portanto, realmente parece uma excelente linguagem de programação para iniciar, não é mesmo?

2- Ruby: uma linguagem bastante dinâmica, Ruby é orientada a objetos, o que a torna indicada para quem deseja desenvolver para web e mobile. Possui um dos frameworks mais famosos do mercado: o Ruby on Rails e uma das maiores vantagens dessa linguagem é que ela se baseia no Inglês, tornando-a muito fácil de ser entendida.

3 – C#: para quem deseja aprender um pouco de várias linguagens ao mesmo tempo, vai adorar começar pelo C#, pois, trata-se de uma linguagem baseada em C e C++. Muito poderosa, essa linguagem permite o desenvolvimento mobile, web e, também, de webservices e até mesmo de sistemas embarcados. Para facilitar ainda mais, a IDE dessa linguagem (Visual Studio) torna o aprendizado mais simples e ágil.

4 – Java: para quem deseja começar com uma linguagem de programação bem famosa e que, sem dúvidas, é uma das mais utilizadas no mercado; deve começar pelo Java. Há quem diga, inclusive, que um programador Java não fica sem emprego! Uma das causas desse sucesso, é a máquina virtual (JVM) dessa linguagem, que permite que ela seja compatível com diversas plataformas.

linguagens de programação mais indicadas para iniciantes

Já escolheu com qual linguagem começar?

E então, você já conhece alguma dessas linguagens? O que achou dessa lista de linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 2020? No blog da ProgramaThor, temos um artigo com dicas de como ter motivação para programar, vale a pena dar uma olhada! Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões, aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar