Se você está iniciando a sua carreira como programador e deseja saber qual a linguagem mais apropriada para quem está começando, você está lendo o artigo certo! Entenda quais as linguagens de programação mais indicadas para iniciantes, conforme pesquisas de mercado!

A importância de escolher a linguagem de programação certa para iniciar

O mercado está cada vez mais exigente e, dessa forma, não é difícil entender que as empresas procuram programadores que tenham conhecimento em linguagens mais utilizadas, tendo conhecimento sólido em pelo menos uma dessas linguagens.

E para que você escolha a linguagem certa, você deve considerar:

  • O nível de dificuldade de aprendizado que você está disposto a encarar;
  • As habilidades/conhecimentos que você já possui em programação;
  • Por qual motivo você deseja aprender: estudar ou aplicar profissionalmente;
  • Você quer desenvolver qual tipo de sistema? Web? Mobile? Jogos?;
  • O tempo que você está disposto a dedicar ao aprendizado.

Tendo essas respostas em mente, é hora de conhecer as linguagens mais indicadas.

As linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 2020

Confira as linguagens mais indicadas para quem quer começar a programar, com base em pesquisas realizadas no mercado:

1- PHP: trata-se de uma linguagem amigável e, por isso, bem indicada para iniciantes. Possui conceitos relativamente fáceis de entender, e trata-se de uma linguagem bem dinâmica, que possibilita desenvolver praticamente qualquer tipo de programa. Além disso, estima-se que cerca de 80% da internet utiliza PHP em seus sistemas. Portanto, realmente parece uma excelente linguagem de programação para iniciar, não é mesmo?

2- Ruby: uma linguagem bastante dinâmica, Ruby é orientada a objetos, o que a torna indicada para quem deseja desenvolver para web e mobile. Possui um dos frameworks mais famosos do mercado: o Ruby on Rails e uma das maiores vantagens dessa linguagem é que ela se baseia no Inglês, tornando-a muito fácil de ser entendida.

3 – C#: para quem deseja aprender um pouco de várias linguagens ao mesmo tempo, vai adorar começar pelo C#, pois, trata-se de uma linguagem baseada em C e C++. Muito poderosa, essa linguagem permite o desenvolvimento mobile, web e, também, de webservices e até mesmo de sistemas embarcados. Para facilitar ainda mais, a IDE dessa linguagem (Visual Studio) torna o aprendizado mais simples e ágil.

4 – Java: para quem deseja começar com uma linguagem de programação bem famosa e que, sem dúvidas, é uma das mais utilizadas no mercado; deve começar pelo Java. Há quem diga, inclusive, que um programador Java não fica sem emprego! Uma das causas desse sucesso, é a máquina virtual (JVM) dessa linguagem, que permite que ela seja compatível com diversas plataformas.

Já escolheu com qual linguagem começar?

E então, você já conhece alguma dessas linguagens? O que achou dessa lista de linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 2020? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões, aqui!

Compartilhar