É perceptível que o mercado na área de tecnologia da informação cresce a cada dia. Por outro lado, os desenvolvedores do gênero masculino são a grande maioria dos profissionais, representando aproximadamente 87% das vagas preenchidas. Esse dado não mostra apenas a desigualdade de gêneros em TI, como também uma discriminação velada.

Considerando que a indústria da tecnologia é imensa e nela é possível observar diferentes tipos de pessoas, fica difícil compreender por que a disparidade de gênero é tão grande. Infelizmente é mais comum, inclusive, que os homens cheguem a altas posições hierárquicas em tecnologia com mais facilidade.

São poucas as mulheres que ascendem no setor de TI e pensando nisso é que a discussão deve ser mais do que nunca levantada. 

Portanto, se você já conferiu o nosso conteúdo sobre como evitar a disparidade de gênero na sua empresa, confira agora alguns dos motivos que levam a esse problema e como lidar com ele, tanto para ajudar a combatê-lo, quanto para não permitir que isso afete o seu emocional.

Disparidade de gênero em TI: falta de incentivo

Na maioria dos casos, quando uma mulher decide seguir carreira na área de tecnologia da informação, ela é orientada a buscar posições de atendimento ao consumidor. O motivo principal é o mito de que mulheres são melhores para lidar com pessoas.

Outro problema ligado à falta de incentivo é a escassez de trabalhos flexíveis, afinal mulheres podem engravidar e ter filhos para cuidar, questões essas muitas vezes  mal vistas pelo mercado. Por isso, a baixa representatividade e o fato de ter menos tempo para dedicar ao desenvolvimento de soft skills e hard skills, podem ocasionar uma baixa ascensão das mulheres na área.  

Disparidade de gênero em TI: sexismo e preconceito

Claro que a área de tecnologia da informação não é a única a sofrer com a disparidade de gênero. Ao longo dos séculos, o preconceito e o sexismo fazem parte da história do nosso mundo.

Ainda que a desigualdade entre homens e mulheres tenha diminuído muito nos últimos dois séculos, as crenças patriarcais colocaram os homens em uma posição de poder. Ainda no começo do século XX, mulheres não tinham direito ao voto, de abrir uma conta bancária e nem mesmo acesso à educação ou à escolha de suas roupas. 

Aliás, é necessário compreender o conceito de cada um dos substantivos mencionados anteriormente. Sobre o preconceito de gênero, podemos afirmar que acontece quando uma pessoa é discriminada por conta da sua identidade de gênero. Já o sexismo está ligado à crença de que um sexo é superior a outro.

Sendo assim, se pensarmos em termos históricos, tudo sempre foi realizado para favorecer os homens. As sociedades em geral são até hoje influenciadas pelas expectativas de gênero, isso pode mexer na forma como nos vestimos, no que devemos estudar, nas nossas escolhas de trabalho e muitos outros assuntos.

Se fomos exemplificar, basta observar as salas de aulas, hospitais e escritórios: quase 90% dos educadores até o ensino médio, enfermeiros e recepcionistas, são formadas por pessoas do gênero feminino. 

Disparidade de gênero em TI: salário

A enorme discrepância não está apenas ligada à área de trabalho. Existe outro problema ainda maior: a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Normalmente, as mulheres ganham em média 20% a menos do que os homens. Essa questão não é apenas sobre funções desempenhadas por cada gênero, afinal cargos mais altos ganham mais. Normalmente, mulheres ganham menos porque:

  • Homens são promovidos com maior frequência;
  • Em praticamente quase todos os países do mundo, fazendo exatamente o mesmo trabalho, mulheres ganham menos;
  • As mulheres acabam pausando suas carreiras para cuidar dos filhos ou dos pais idosos, perdendo oportunidades na carreira;
  • A intensa pressão para mulheres pararem de trabalhar para engravidar ou ficar com os filhos faz com que elas despriorizem a carreira;
  • Normalmente, os homens ascendem a posições de liderança que as mulheres nunca chegam.
Vagas ProgramaThor - Disparidade de gênero em TI

Como lidar com a disparidade de gênero

Depois de analisarmos algumas das causas possíveis da disparidade de gênero em TI, confira como lidar e ajudar a mudar essa perspectiva para os próximos anos!

A contratação de mulheres empenhadas em retomar a carreira

A melhor palavra para definir essa ação é returnship. O returnship é quando um profissional experiente precisou fazer uma longa pausa na carreira, mas que porventura, decidiu retornar ao mercado (que nos casos das mulheres pode ter relação com a licença maternidade ou com a criação dos filhos).

Essa estratégia nada mais é que uma “ponte de retorno” para os cargos de alto nível. É interessante verificar que o returnship ajuda não só a alavancar a carreira de uma profissional como a atualizar seus conhecimentos e experiências. 

Por isso, se você é mulher, não deixe de se empenhar para retomar a sua carreira, se essa for a sua vontade. Se você é homem, sempre que houver oportunidade, apoie e incentive mulheres em returnship.

O gênero feminino se desenvolve com extrema facilidade

Considere contratar candidatas que além de atender os requisitos do setor, tenham potencial para crescer. Ao invés de buscar por mulheres já preparadas (e que são difíceis de encontrar), a melhor opção é utilizar os recursos necessários para moldar as skills da profissional conforme às necessidades do cargo. 

Aliás, é relevante lembrar de olhar para outros setores. Essa ação permitirá funcionárias que já ocupem cargos de atendimento ao consumidor ganhem experiência ao migrar para uma posição em tecnologia da informação. 

Portanto, se você é mulher, jamais permita que a síndrome do impostor prevaleça! Acredite no seu potencial e se reinvente! Homens: reconheçam as qualidades femininas e apostem nelas!

Busque pelo trabalho flexível e remoto 

Uma das maiores dificuldades femininas é conseguir equilibrar vida pessoal e profissional. Contudo, após a pandemia ficou comprovado que é possível trabalhar de maneira remota e com alta flexibilidade. A melhoria nos sinais de internet e maior segurança em dispositivos móveis possibilitou a entrega de trabalhos e projetos com alta qualidade, mesmo que em alguns casos fora do horário comercial.

Combata falsos estereótipos e mitos 

O setor de tecnologia da informação ser “dominado por homens” só prejudica o potencial de atrair os melhores talentos, independentemente do gênero. Os profissionais dos cargos de liderança de TI devem a todo custo combater esse tipo falácia, que infelizmente acabam criando estereótipos e lendas desnecessárias.

Você mulher, empenhada em seguir ou ingressar na carreira, não se deixe levar por esse tipo de suposição. Lugar de mulher é onde ela quiser!

Disparidade de gênero em TI: seja você a mudança!

A verdade é que a tecnologia de informação oferece inúmeras oportunidades para homens e mulheres. O importante é que todos perpetuem essa mensagem para atrair os melhores profissionais, afinal só assim conseguiremos diminuir a disparidade de gênero em TI. 

Além disso, a melhor maneira de lidar com esse tipo de situação é enfrentando, acreditando no seu potencial e nas mulheres que estão a sua volta.

Você tem alguma dúvida sobre como lidar sobre a disparidade de gênero em TI?

Deixe as suas perguntas nos comentários abaixo!

ProgramaThor - Disparidade de gênero em TI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar