Não é novidade que muitas empresas vêm aderindo ao Home Office como forma de reduzir gastos, além de, permitir que seus funcionários realizem suas tarefas de forma mais dinâmica e satisfatória, de qualquer lugar. Com a implementação dessa forma de trabalho, que sugere trabalhar em casa ou outros locais que não sejam a empresa em si, surgiram os espaços de coworking ou co-working. Saiba mais aqui!

O que é coworking?

Esses espaços são dedicados para que diversos profissionais trabalhem em um mesmo ambiente (adequado para trabalhar com tranquilidade e foco), permitindo que os profissionais interajam e colaborem entre si. A ideia é ter um ambiente que promova o compartilhamento de ideias, a cooperação e troca de experiências.

Pode se dizer que o espaço compartilhado é um fenômeno no Brasil, pois após sua chegada houve um crescimento de 500% de locais de coworking em todo o país. Isso demonstra que os profissionais brasileiros, principalmente os da área de TI (que são os detaques nos coworkings), estão aderindo fortemente ao novo conceito de espaço de trabalho colaborativo. Afinal, se falarmos de inovação e avanço tecnológico, nada melhor do que um ambiente dedicado para troca de experiências e conhecimento.

O primeiro uso do espaço compartilhado: como surgiu a ideia

O primeiro relato de coworking foi no ano de 2005 no Coworking Space, pelo empresário e engenheiro de software Brad Neuberg, que passou a alugar espaços de trabalho para alguns funcionários que moravam em São Francisco, Califórnia. A partir daí ele passou a possuir cerca de 15.000 coworkings em todo o mundo.
Basicamente, Brad Neuberg teve a ideia de abrir seu espaço compartilhado quando estava passando por momento financeiro difícil, porque havia saído de seu último emprego e queria encontrar uma forma de combinar o sentimento de independência, se libertar de trabalhar sozinho e juntar o desejo de comunidade; podendo trabalhar com outras pessoas ao seu redor.

Coworking no Brasil

No Brasil, o espaço compartilhado chegou em 2017 e hoje já existem cerca de 1.194 espaços coworking em todo o território nacional. A maior concentração de espaços é em São Paulo, sendo que a cidade conta com cerca de 465 estabelecimentos. Em segundo lugar vem o estado do Rio de Janeiro com 123 locais compartilhados.

Com a chegada do conceito de coworking no país, diversos profissionais se mobilizaram para incentivar criação de um espaço gratuito. Com isso, a prefeitura do estado de São Paulo realizou a abertura do primeiro espaço gratuito de coworking, para diversos profissionais, mas principalmente de TI.

Entenda os benefícios do coworking

Há escolha de trabalhar nos espaços compartilhados traz muitos benefícios, não só para o profissional, mas para as empresas também. Isso porque muitas empresas têm optado por abrir espaço de cowornking a fim de promover a interação com profissionais de outras empresas e reduzir os custos de alocação fixa de recursos.

Além de trazer esses benefícios, o coworking promove o networking fazendo com que os profissionais ampliem seus contatos, aumentando as suas possibilidades de carreira. Outro ponto é que a maioria dos coworkings oferecem muita qualidade em seus ambientes, como por exemplo:

  • Internet com alta velocidade;
  • Ambiente confortável;
  • Segurança;
  • Salas de Reuniões;
  • Lanchonete;
  • Praticidade de locomoção.

Experimente um coworking!

Os profissionais de TI não devem perder a chance de conhecer um coworking e descobrir os benefícios e vantagens desse tipo de ambiente. Se você já trabalhou em coworking, compartilhe aqui como foi a sua experiência! Deixe também as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!


Compartilhar