Se você deseja ingressar no mundo dos programadores e não sabe por onde começar, fique ligado nesse artigo! Da mesma forma, se você quer começar a programar, mas está sem grana para pagar por um curso presencial (ou mesmo online), você também vai curtir muito essas dicas! Confira!

Os 5 melhores sites para aprender a programar de graça

Esses sites foram pesquisados considerando a didática, a reputação e, também, a popularidade dentre os programadores. Portanto, aproveite!

1. Coursera

Talvez um dos sites mais famosos para aprender a programar (e aprender também diversos outros temas relacionados a tecnologia ou não), o Coursera é um site que concentra cursos criados e oferecidos por instituições de ensino muito renomadas, como Stanford, HEC, USP, Unicamp, etc.

2. EDX

O site EDX foi fundado pelo MIT e  pela Universidade de Harward, portanto, é preciso dominar minimamente o Inglês, para conseguir estudar nessa plataforma. Nele você terá acesso a cursos de programação e, também, de lógica e outros temas relacionados a computação.

3. Codecademy

Super popular entre os programadores, o CodeCademy oferece inúmeros cursos bacanas de programação web, incluindo HTML, SQL e Ruby; que são bem indicados para iniciantes. Mas se trata de outro site em Inglês, portanto, é preciso conhecer a língua para conseguir se dar bem nos estudos.

vagas programathor

4. Code.org

O Corde.org é uma plataforma patrocinada por diversas empresas importantes e renomadas, da área de tecnologia. Nele é possível encontrar diversos cursos super dinâmicos, que facilitam muito o aprendizado através do uso de brincadeiras e personagens. 

Por isso também, é uma plataforma super indicada para quem quer que crianças ingressem no mundo da programação. Além disso, apesar de ser um site americano, ele possibilita mudar o idioma para o Português e diversos outros.

5. Programaê

Uma versão “abrasileirada” do Corde.org, o Programaê é uma iniciativa da Fundação Lemann (um dos sócios do grupo 3G – dono de companhias famosas como Ambev), financiada e apoiada por diversas empresas famosas. Oferece a possibilidade de aprender muitas linguagens de programação e, também, conceitos importantes das ciências da computação.

Dicas extra (e muito importantes)!

Se você pretende ser um programador de sucesso e, também, aprender consideravelmente rápido, vale lembrar que é preciso muita dedicação e empenho. Não espere consultar um ou algum desses sites uma vez por semana e obter bons resultados. É preciso estudar com afinco, pelo máximo de tempo e com o máximo de frequência, possíveis.

Outra dica importante: não tenha medo! Meta as caras mesmo! Tente desenvolver, faça os exercícios, exponha dúvidas e questionamentos no site (quando possível), peça ajuda a amigos programadores, ingresse em comunidades e fóruns, etc. Somente assim você conseguirá aprender rápido e de forma eficaz.

sites para aprender a programar de graça

Pronto para se tornar um programador?

Os sites para aprender de graça que trouxemos aqui são realmente ótimas opções para quem deseja muito aprender a programar, mas não sabe por onde começar. Conheça todas as opções e selecione aquele (ou aqueles!) site com o qual você se identificar mais! Aí é só criar um plano de estudo e seguir à risca!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre as linguagens de programação mais indicadas para iniciantes em 2020, vale a pena dar uma conferida! Lembrando que, caso haja dúvidas, sugestões de outros sites para aprender a programar de graça, comentários ou dicas de aprendizado; não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar